Vicentino de Surf 2018 - Edgard Groggia vence novamente a PRO/AM

A decisão do circuito acontece em novembro, entre os dias 17 e 18, na mesma Praia do Itararé, em São Vicente


Os campeões da 2ª etapa do Circuito South to South de Surf Vicentino 2018, apresentado pela Lines SurfShop, foram conhecidos no último final de semana, 18 e 19 de agosto, na Praia do Itararé, em São Vicente, e o guarujaense Edgard Groggia foi o grande destaque ao vencer novamente a principal categoria do circuito, a Pro/AM, que junto com a Master tiveram suas finais antecipadas para o sábado, por causa das condições das ondas que estavam pequenas.

Edgard Groggia repete o feito e vence a segunda etapa. Foto: Eduardo Castro.

Edgard Groggia repete o feito e vence a segunda etapa. Foto: Eduardo Castro.



Groggia teve uma grande apresentação nesta e superou atletas fortes como o itanhaense Gustavo Ribeiro, que ganhou destaque da etapa por ter sido o atleta que arrancou a maior nota dos juízes, um 8.83, além dos vicentinos Marcos Corrêa e Kim Matheus, que ambos disputam a divisão de acesso do WQS.

"Foi uma bateria forte em ondas difíceis. Desta vez eu tive que usar muita técnica para fazer a prancha correr e assim conseguir finalizar as manobras com bastante precisão. Estou muito feliz por vencer novamente", disse Groggia

Na decisão Master, Vinicius Bico estreou mostrando seu repertório de manobras e dedicou a vitória ao pai, Luiz Bocão, shaper legend e bicampeão Paulista Master de Surf. "Ele foi uma pessoa muito especial que eu sempre acompanhei e vi vencendo tudo na categoria Master. Agora, eu que chego na categoria dele vencendo também", disse emocionado.

"Mais uma etapa realizada com sucesso em termos de organização e estrutura. O que faltou mesmo foram as ondas. Porém, o mais importante é que estamos no objetivo que é resgatar o espirito competitivo dos surfistas vicentinos", disse o presidente da ASVS, Lucinei Mallas.

Vinicius Bico venceu na Master. Foto: Eduardo Castro.

Vinicius Bico venceu na Master. Foto: Eduardo Castro.



E, para abrilhantar mais o evento a nova geração de surfistas puderam interagir, trocar informações, e ficar bem perto dos ex-atletas profissionais Zé Paulo, Augusto Sapo, Maurício Orelhinha, Daniks Fischer e Lucinei Mallas, surfistas que alçaram o nome da cidade no mundo do surfe. Marcos Corrêa e Kim Matheus são a safra nova dando continuidade na tradição vicentina.

Os mais procurado foi Maurício Orelhinha, sua melhor performance aconteceu na década de 80, quando conquistou o título brasileiro de surfe. Atualmente ele encara as ondas do North Shore havaiano, onde mora. "É muito importante o trabalho da ASVS. Este resgate do surfe vicentino estava precisando", disse.

Já o Zé Paulo é dono de muitos títulos e também campeão brasileiro, além disso comandou a equipe da Billabong na América do Sul de 2003 a 2014, mas no momento o seu novo desafio está na produção e distribuição da Cerveja Sumatra – The Surfers Beer. "O evento foi maravilhoso. Organização impecável. Todos de parabéns".

No sábado, a etapa começou com chuva, mas, no domingo, o sol apareceu e favoreceu a continuidade do campeonato e a categoria feminina entrou no mar e o destaque ficou para Rafaela Teixeira, de apenas 17 anos, local de Camburi, que não deu chances as adversárias e levou o título de campeã. "Estou feliz por ter conseguido achar boas ondas e vencer em minha primeira participação no campeonato".

O praiagrandense Gustavo Giovanardi, de 15 anos, teve destaque na categoria Mirim. Na Júnior o atleta da Praia Grande, Gabriel Nieba, de 18 anos, conquistou o primeiro lugar.

Outra final bem disputada foi a do Stand UP, que teve o vicentino Leonardo Gimenes, de 18 anos, em primeiro lugar, onde não poupou o próprio pai,  Luciano Esteves, que correu na mesma bateria e terminou na quarta posição. 'Foi muito bom vencer em casa e espero que outros bons resultados venham".

O guarujaense Yuri Beltrão, de 14 anos, venceu a Iniciante e na Petit John Muller teve a melhor pontuação para garantir o primeiro lugar. Já entre os estreantes, João Artur saiu melhor e deixou em segundo o campeão da Petit, John, que não teve a mesma sorte nesta categoria. Na terceira posição ficou o jovem Arthur Goulart e em quarto Vitor Prado.

Na última final do dia o guarujaense André Martins, de 32 anos, venceu de virada faltando poucos segundos e levou a melhor no pranchão. "Foi uma bateria difícil. A onda apareceu na hora certa e eu aproveitei ao máximo para virar em cima do Daniks Fischer, que eu respeito e cresci vendo ele surfar. "Fiquei amarradão".

O evento que é realizado pela Associação São Vicente de Surf oferece, além de uma passagem ao Peru, promovida pela Cacau Center, para o surfista melhor rankeado da cidade, mais R$ 3.000 mil em dinheiro.

O South to South de Surf Vicentino 2018 é apresentado pela Lines Surf Shop, tem a chancela da Federação Paulista de Surf – FPS e Patrocínio da South to South. Co-patrocínio: Cacau Center, Rubber Sticky, Keahana, MetalNox. Realização: Associação São Vicente de Surf (ASVS). Parceria: Secretaria de Esportes e Prefeitura Municipal de São Vicente. Supervisão: Federação Paulista de Surf (FPS). Apoios: Prefeitura de São Vicente, O Era's, Ymage, Terraço, CS Noivas, Fuwax, Mega Sorte Loterias, Trifins, Surferia Bar, O Pastelão Delivery, BigFrio, Espaço Bella Mama, Drogaria Boa Vista, E.R.A Resgate, Eko Açai, WM Paraíso dos Doces, Nova Eras, Wave Attack, Mag Surfboards, Shaper Marcelo Mota, Grellet Surfboards, Classic Longboards, RipTide surfboards, MS surfboards, Rolling Surfboards. Divulgação: CRSCom.

PRO/AM

1º Edgard Groggia

2º Marcos Corrêa

3º Kim Matheus

4º Gustavo Ribeiro

Master

1º Vinicius Bico

2º Renato Cristiano

3º Telson Batista

4º Ricardo Mello

Longboard

1º Andre Marins

2º Daniks Fischer

3º Marcos Silva

4º Matheus Mendonça

Feminina

1ª Rafaela Teixeira

2ª Giovana Donato

3ª Kemilly Sampaio

4ª Renata Panzenboeck

Estreante

1º João Arthur

2º John Miller

3º Arthur Goulart

4º Vitor Prado

Petit

1º John Miller

2º Victor Prado

3º Maria Beatriz

4º Caio Schmidt

Iniciante

1º Yuri Beltrão

2º Renan Rodrigues

3º Victor Santos

4º Roberto Alves

Júnior

1º Gabriel Nieba

2º Vinicius Parra

3º Gustavo Mattos

4º Adan Kida

Stand UP

1º Leonardo Gimenes

2º Waltamir Alves

3º Daniel Lemos

4º Luciano Esteves

Mirim

1º Gustavo Giovanardi

2º Vinicius Parra

3º Renan Rodrigues

4º Victor Santos

Comentários