Itacoatiara educoambiental bodyboarding

Itacoatiara educoambiental bodyboarding integra crianças, adolescentes e adultos em prol da prática esportiva e preservação ao meio ambiente



Projeto leva esportistas, biólogos e instituições ambientais à areia da praia de itacoatiara. A proposta esportiva/educacional/ambiental teve início em abril de 2019, com a UBBN (união dos bodyboarders de Niterói). Nessa fase, esteve presente o projeto Aruanã tartarugas marinhas, abordando o tema sobre os riscos do lixo descartado de forma irregular nas praias e as consequências ocasionadas as tartarugas e animais marinhos. Em ocasião, o projeto devolveu ao mar uma tartaruga verde juvenil, após ter sido tratada no (CTA) e habilitada a voltar ao seu habitat.


O Costão de Itacoatiara

Em segunda edição no mês de julho, o projeto convidou o biólogo Hugo Pessanha, que abordou o tema sobre os efeitos negativos do micro lixo na areia da praia. Além da participação da Companhia de limpeza de Niterói orientando a todos os presentes na praia sobre o descarte consciente do lixo em local adequado. A 3ª edição IEB (Itacoatiara educoambiental bodyboarding), promoverá a integração entre esportistas, estudantes, biólogos e público presente na areia da praia, visando fomentar a importância da prática esportiva, educacional e preservação do meio ambiente.

Com o slogam "IEB nas praias e escolas", o projeto irá propor nas salas de aulas e areia da praia de Itacoatiara, a seguinte reflexão: o que podemos fazer para minimizar a degradação ambiental e preservar as praias, restingas, tartarugas e golfinhos? As respostas serão lidas por todos em uma roda de conversa. O diretor do IEB, Robson Costa, ressaltou que o evento pretende ampliar a plataforma de conhecimento e conteúdo para as escolas, possibilitando aos estudantes, através das histórias e vivências, sonhar com o mundo melhor.

A equipe em ação 

“Há uma grande preocupação social para que todos os professores, estudantes e esportistas tenham acesso à IEB como sendo um local de aprendizado”. Por isso, os organizadores decidiram fazer o caminho inverso e, pela primeira vez, estão levando informações para uma troca de experiências na areia da praia e escolas, convocando o envolvimento do maior número de voluntários para os próximos anos, em prol do meio ambiente.“Finalizou o bodyboarder e idealizador do projeto Robson Costa.” 

Na próxima etapa, dias 14 e 15 de setembro, o projeto IEB, terá a participação do INEA , CLIN( companhia de limpeza de Niterói) SMARHS (secretaria de meio ambiente, recursos hídricos e sustentabilidade), Projeto Aruanã tartarugas marinhas e alunos do colégio PLUZ.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Curiosidades
Promovido pela união dos bodyboarders amadores e profissionais de niterói (UBBN), em suas duas edições, cerca de 160 competidores de todo o Brasil, 50 voluntários e público presente na areia da praia estimado em mais de 2000 pessoas, participaram do projeto. Outra curiosidade se refere a hospedagem, alimentação e hidratação. Durante os dois dias do IEB, as pousadas parceiras locais atingiram a capacidade máxima de lotação, além do bom faturamento com vendas de comida, refrigerantes e águas fomentando o comércio local. As inscrições para 3ª etapa do circuito niteroiense de bodyboarding, estão abertas! Categorias: Master - Open - Sub 16 - Sub 12. Informações: (21) 98199-5781

Comentários