Saquarema Surf Festival: Renan Pulga fala sobre suas expectativas

Surfista da nova geração segue buscando uma vaga na elite do surfe brasileiro


O Ricosurf conversou com Renan Pulga, um dos destaques da nova geração brasileira, que vem batalhando nas etapas do QS e inclusive já obteve resultados expressivos em sua carreira, entre eles o título do WQS Outer banks 2018, e vice campeão do mesmo evento em 2019. Pulga vem se preparando para o Saquarema Surf Festival, QS 3000 que será realizado de 15 a 21 de novembro, em Itaúna, Saquarema. O evento será realizado em memória do bicampeão brasileiro de surfe e ídolo do surfe nacional, Leo Neves, além de ser inspirado nos grandes festivais que nos anos 1970 marcaram época no Maracanã do Surfe Brasileiro. Na entrevista abaixo ele fala sobre suas expectativas com relação ao evento, preparação, entre outros assuntos. Vale o drop!

Renan voando alto em uma sessão de treinos - Foto: pokosv

Gerson Filho: Como tem sido sua preparação para o Saquarema Surf Festival?
Renan Pulga: Tenho treinado muito desde que os eventos foram confirmados, sei que vai estar alto nível, então acredito que preciso chegar o mais preparado possível, em todos aspectos e por isso que dobrei meus treinos na parte física, na água e psicológico.

Gerson Filho: Quais são suas expectativas com relação ao Saquarema Surf Festival?
Renan Pulga: A melhor possível, Saquarema é um lugar especial, com altas ondas e um povo muito receptivo. É um lugar com pouca urbanização ainda, lembra muito aonde moro, então é sempre bom voltar por lá.

Renan Pulga  - Foto: divulgação

Gerson Filho: Como você se sente competindo em um evento em memória ao Léo Neves?
Renan Pulga: Eu tive várias baterias com o Léo em 2019 antes da pandemia nos eventos Brasileiros profissionais, e a gente tinha uma rivalidade boa dentro da agua, ele me venceu algumas vezes e eu conseguir ganhar dele algumas também, o que foi muito especial e marcante pra mim já que o Léo é uma lenda do surf no Brasil. Também sou amigo do filho dele e sempre gostei demais da família, a real que a galera de Saquarema é muito SURF

Gerson Filho: Você curte ondas com mais "power"? Competir em Saquarema é uma vantagem em sua opinião?
Renan Pulga: Eu gosto de competir em ondas estilo a de Saquarema, não acredito que eu tenha vantagem mas acho que consigo me adaptar bem com a onda.

Renan competindo no Outer Banks Pro, na Carolina do Norte, em 2019 quando foi vice campeão - Foto: John Ferguson

Gerson Filho: Quem você apontaria como destaque para o evento?
Renan Pulga: Sem dúvidas a galera local, eles têm um conhecimento da onda ali surreal.

Gerson Filho: Se você pudesse escolher as condições nas quais você irá competir no evento, como seriam?
Renan Pulga: 1 metrão esquerda perfeita no point.

Gerson Filho: Existe algum sabor especial pelo fato de o evento ser inspirado nos lendários Festivais de Surfe que entraram para a História do esporte?
Renan Pulga:
Sem dúvidas Saquarema é um evento lendário, tem muito peso nesse evento e vai ter muita gente boa, fazer um bom resultado lá seria um sonho.

Renan no México durante uma surf trip - Foto: reprodução instagram

Gerson Filho: Você tem alguma recordação especial de Saquarema?
Renan Pulga: Competi muito lá na minha época de amador e tenho boas memórias, já fiz algumas finais e sempre com altas ondas.Tô muito ansioso pro evento.

Gerson Filho: Já sabe qual quiver irá levar para o Festival?
Renan Pulga: Devo levar algumas pranchas maiores já que lá segura ondulação de todo tamanho, Saquarema é uma incógnita então tem que estar preparado pra todas condições.

Gerson Filho: Deixe uma mensagem para a galera que pretende comparecer ao evento:
Renan Pulga
: O show de surfe vai ser garantido pro público, sem contar que vão ter várias atrações, então vale muito a pena comparecer.


Renan Pulga verticalizando  -  @leocarmo_photo

Sobre o Saquarema Surf Festival - O Saquarema Surf Festival reunirá três campeonatos, o Quiksilver|ROXY Pro com etapas do Qualifying Series valendo 3.000 pontos na corrida pelo acesso regional para o WSL Challenger Series, da categoria Pro Junior Sub 20, fomentando a base do esporte, e do Longboard Pro. Será um evento totalmente igualitário, um dos pilares incentivados pela WSL, uma vez que as três competições terão premiações de mesmo valor para homens e mulheres. O evento será realizado em memória do surfista Leo Neves, um dos expoentes do esporte no país, morador e ídolo da cidade, que faleceu em 2019, durante a disputa de um campeonato na mesma praia de Itaúna, onde acontecerá o evento.

CONFIRA MAIS NOTICIAS SOBRE O FESTIVAL:

Confira o resultado das triagens para o Saquarema Surf Festival

213 Sports e WSL Latin America realizam o Saquarema Surf Festival

Comentários