Entrevista exclusiva: Monik Santos dropa no Ricosurf

SURFE FEMININO


Monik Jogando água pro alto - Foto: Maitê Baratella

A surfista pernambucana Monik Santos, 28 anos, tem um surfe inovador, radical e estiloso. A goofy footer que treina em Maracaípe, conta com resultados importantes em eventos de âmbito nacional e internacional. Entre eles: Campeã do QS Neutrox Weekend em 2018; Vice campeã do QS São Chico Eco em 2018; 3ª colocada no QS 5000 Billabong Surf Eco 2018, ; 5ª colocada no QS 3000, Billabong, ambos na Barra da Tijuca, além de uma vitória no Brasileio Profissional Feminino, etapa de Ubatuba, em 2019.

Pelo seu currículo e surfe apresentado na água, seria normal que a surfista contasse com bons patrocinadores. Porém, aquela velha história do "perfil", no caso de Monik a falta dele, se enquadra perfeitamente na vida da atleta, que se mantém através de muito trabalho e de alguns apoiadores, entre eles o ex-top do CT e atualmente shaper, Fábio Gouveia.

Monik Santos - Foto: Maitê Baratella

Questionada sobre não ser exatamente o perfil esperado pelas marcas, ela afirma que já sofreu preconceito e acredita não ter investidores por conta disso:

"Acredito que sim! Muitas meninas da nova geração estão surfando muito bem e não tem oportunidade por não ter o padrão que as empresas e mídias criaram. Eu já sofri isso", dispara Monik.

Perguntamos a Monik por quê um empresário deveria a patrociná-la e sua resposta mostra que está totalmente focada:

"Sou uma atleta em busca de oportunidade para mostrar o meu trabalho no Circuito Mundial. Minha dedicação e perseverança não me deixam desistir nunca", diz.

Monik Santos corre atrás de uma vaga no CT - Foto: Maitê Baratella

Perguntas e respostas:

- Gerson Filho - Fale um pouco sobre sua rotina de treinos durante a Pandemia. Como você tem feito para manter o rip?
Durante a pandemia passei praticamente toda sem surfar,estava proibido o surf aqui no município e fiquei quase 3 meses fora do mar.Procurei manter o foco sempre correndo,fazendo funcional,me alimentando bem.

- Gerson Filho - Quais são seus principais planos para o final desse ano de 2020?
Monik Santos - Manter o foco nos treinos e buscar evolução dentro e fora d’água, mental e física, ainda tenho esperança que tenha eventos esse ano.

 

Monik Santos -  Foto: Maitê Baratella

- Gerson Filho - Como você está de patrocínios?
Monik Santos - Não tenho patrocínio apenas apoios. Neuronha, Fábio Gouveia e Teccel.

- Gerson Filho - Você acredita que haja um padrão para ser patrocinada?
Monik Santos - Acredito que sim!! Muitas meninas da nova geração estão surfando muito bem e não tem oportunidade por não ser padrão que as empresas e mídias criaram. Eu já sofri isso.

- Gerson Filho - Qual seu principal objetivo como surfista profissional?
Monik Santos - Competir o circuito mundial.

Monik segue sua luta aguardando um patrocinador principal - Foto: divulgação

- Gerson Filho - Como você trabalha a parte física, fora da água?
Monik Santos - Busco me manter sempre ativa quando não estou no mar. Pratico yoga, pilates, academia tudo isso é muito importante para a minha evolução dentro d’água

- Gerson Filho - Quais são os surfistas que têm lhe inspirado?
Monik Santos - Carissa Moore, Stephanie Gilmore, Silvana Lima e Italo Ferreira.

Monik Santos - Foto: Maitê Baratella

- Gerson Filho - Que tipo de onda você tem procurado para aprimorar seu surf?

Monik Santos - Procuro - sair da minha zona de conforto e tá sempre na água seja mar bom, mar mexido, muito vento pouco vento, é isso que venho buscando.

Monik festejando a vitória no Neutrox, na Barra da Tijuca - Foto: divulgação

- Gerson Filho - Você surfa com as pranchas shapeadas pelo mestre Fábio Gouveia. Fale um pouco sobre esse trabalho...
Monik Santos - Fábio Gouveia além de ser um exemplo de ser humano eu ainda tive a sorte de tê-lo como shapper. Ele acreditou no meu trabalho quando eu nem tinha pranhca para surfar mais. Estamos há alguns anos juntos nessa caminhada. Eu sempre peço a opinião dele pergunto o que ele tá achando do meu surf, o que preciso melhorar, aproveito a oportunidade de ter como shaper um dos grandes nomes do surf brasileiro.

Monik nos ombros das amigas em mais uma vitória - Foto: divulgação

Perfil:
Nome: Monik Santos
Idade: 28 anos
Local de treinamento: Maracaipe
Quiver: 5,6 (chantilly epóxi) 5,6(abacate) 5,8 (cenoura) 5,8 (picolé) todas mkmodel Fg
Principais títulos:-Campeã qs1000 Neutrox Weeknd - 2018; Vice campeã QS 1500 São Chico eco -2018; Vice Campeã QS1000 Itacaré surf festival 2018; Campeã da etapa do Brasileiro profissional 2019; 3ª colocada mundial Pro Junior Arnette 2011; 3ª colocada qs 5000* Billabong Surf Eco; 5ª colocada Qs 3000 Billabong Barra da Tijuca; Campeã etapa Pro Junior Mormaii

Comentários