Meio ambiente: Clean Up The World 2021

MEIO-AMBIENTE


 

 

Em 2021, o grande foco do maior evento do mundo em limpeza são os oceanos. Ocupando 70 por cento da superfície do planeta, fazendo com que as águas oceânicas sejam essenciais para a existência de milhares de espécies de seres vivos, os oceanos também são grandes produtores de oxigênio, através das microalgas oceânicas, além de regularem a temperatura do planeta. Portanto, o tema: Década de Preservação dos Oceanos é eleito como o tema anual (2021) da ONU - UNEP - Clean Up The World.

A décima nona edição consecutiva no Brasil da ação global Clean Up The World – Limpeza do Mundo acontecerá no dia 18 de setembro, sábado, simultaneamente nas localidades contempladas no Brasil, e será marcada por novos locais; com um voluntariado assíduo – preocupado com o meio ambiente e a sustentabilidade.O alerta acontecerá mobilizando mais de 130 países unindo 35 milhões de pessoas no evento Clean Up The World 2021. Foram produzidos milhares e milhares de máscaras e luvas descartáveis devido à pandemia do novo coronavírus; e grande parte delas estão indo para os oceanos. Para quem não sabe, os oceanos possuem uma vasta importância ecológica, econômica, política e sociocultural. Eles proporcionam alimentação, lazer, transporte e geração de renda; sendo assim essenciais para a sobrevivência da espécie humana. Desta forma, os oceanos se tornam pauta especial mundial por uma década!

Contamos com a ajuda de todos para, juntos, diminuirmos o impacto ambiental na natureza; e termos um mundo melhor e sustentável.Faça parte e convide os amigos. Todos que participarem deverão utilizar máscaras e luvas. Serão distribuídas sacolas plásticas recicladas e luvas aos participantes, em todos os pontos de encontro.Os resíduos recolhidos nas praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca serão reaproveitados pela ARERJ (Associação de Recicladores do Rio de Janeiro).

- Pontos de Encontro dos Voluntários (dia 18-09, com início às 10h; e término às 13h simultaneamente em todas as localidades participantes, abaixo):

Rio de Janeiro / RJ -

- Ilha do Governador: Encontro com mergulhadores do "Mergulhe Tranquilo" e com o Plastic Bank, nas praia da Bica (Jardim Guanabara), praia da Guanabara (Freguesia - Ilha), Praia da Engenhoca (Ribeira);

- Praia Vermelha: Encontro com mergulhadores do "Mergulhe Tranquilo";

- Praia de Copacabana:

Ao lado da Colônia dos Pescadores / Posto 06 - A coleta será em mutirão até a rua Santa Clara,
Em frente ao Hilton Copacabana (na altura da rua Princesa Isabel), até a Pedra do Leme, com o Plastic Bank, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro e associados do Hilton Copacabana Hotel.
- Praia de Ipanema: Encontro na Pedra do Arpoador, caminhando em direção à rua Garcia D´Ávila;

- Praia da Barra da Tijuca:

No Quebra-Mar,
2. Em frente à Barraca do Pepê,

3. Canal de Marapendi - Parque das Rosas,

4. Quiosque K8;

- Recreio dos Bandeirantes: Encontro na Praça Tim Maia, ao lado da pista de skate; com o Recicla Surfe e AMOR (Associação dos Moradores do Recreio);

- Prainha: Encontro em frente ao Parque da Prainha, com surfistas locais;

- Praia de Grumari: Encontro no Quiosque do Serginho;

- Jardim Botânico: Encontro no Rio dos Macacos, no Horto Florestal (rua Pacheco Leão, número 1.235);

- Campo de São Cristóvão: Encontro na Praça Catolé do Rocha - Feira de São Cristóvão do Rio de Janeiro. Haverá, no local, o encerramento com o show acústico "Humano Novo", a partir das 12h, com Caraforró e banda - repertório unindo equilíbrio e sustentabilidade, através da música nordestina;

Região Sul - RJ:

- Costa Verde;

Niterói - RJ:

- Praias de Itaipu (na entrada principal da praia) e Itacoatiara (no canto esquerdo do Costão);

Região dos Lagos - RJ:

- Saquarema: Praia da Vila e praia de Itaúna (em frente à Associação de Surfe);

- Araruama: Praia do Dentinho (Balneário de Praia Seca), na Av. Colombo;

- Arraial do Cabo.

Observações:

- No dia 16 de setembro, quinta-feira, será realizada a ação sustentável de limpeza dentro de uma Organização Militar (OM), o CMM (Centro de Munição da Marinha), fechada, na qual iremos contar com a participação de militares e de Jovens de Projetos Sociais da Maré;

- Em Armação dos Búzios - Região dos Lagos - RJ, na Praia Rasa, o evento Clean Up The World 2021 estará acontecendo em duas datas programadas - em 30 de setembro (uma quinta-feira) e em 02 de outubro (um sábado), com o Villa Rasa.

Todos podem participar!

Tragam os seus amigos, parentes, e "mãos à obra"!!

Este Evento está sendo divulgado nas redes sociais, tais como:

Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn.

Copatrocínio:

Rei do Mate

Apoio:

Parmê, Makita, Hilton Copacabana Hotel, Hilton Barra Hotel, ESPM Social, Rio Olympic Golf Course, Recupera, Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, Plastic Bank, ECP, Meu Copo Eco, Jani King, Bem Mais TV, Jornal Posto Seis, AMOR, NHJ do Brasil, Rico Surf, ASAP, Plastic Oceans International, Video Clipping, Villa Rasa, Recicla Surf, Tribuna da Imprensa, Jeep Tour, ARERJ, The Climate Reality Project, Plastic Center, SEMEAR, Mata Ativa, Horto Natureza, Mangue e Tal, Pacto de Resgate Ambiental, ASAG, Vitalis, Jornal O Fluminense.

RSVP:

Anna Turano

Jornalista RJ22761JP

Clean Up The World Member

Amigança Produções & Promoções

www.amiganca.com.br

Diretora de Comunicação do Instituto Clima de Desenvolvimento Sustentável

www.institutoclima.org.br

Celulares e WhatsApps.: +55 21 97672-1650 / 99271-7337.

Telefax.: +55 21 3258-9791.

Comentários