Blue Med Saúde é a patrocinadora master do 25º A Tribuna de Surf Colegial

SURF


 

Escola Radical de Surf

Se a ideia é associar a imagem à qualidade de vida, nada melhor do que investir no esporte. A Blue Med Saúde está se tornando uma grande parceira do surf com projetos que realmente mostram resultados. A operadora de planos de saúde, que hoje tem mais de 70 mil vidas, com grande participação na Baixada Santista, aumentou a sua participação na modalidade e agora é a patrocinadora master do 25º A Tribuna de Surf Colegial, tradicional campeonato para categorias de base e que revelou muitos nomes conhecidos, como o campeão mundial, Adriano de Souza, o Mineirinho.

O evento confirmado para o final de semana dos dias 5 e 6 em Santos se junta a outros dois investimentos da empresa, que também são exemplos de interação social na comunidade, os patrocínios à Escola Radical de Surf, com projeto Surf 50+ e à Escola de Surf Adaptado, ambas na orla santista, comandadas pelo experiente Cisco Araña. “Para a Blue Med é um orgulho poder expandir sua atuação, agora com o A Tribuna de Surf Colegial, um campeonato que também é um exemplo para a sociedade, assim como as escolas de surf”, diz a gerente de marketing da Blue Med, Juliana Slompo.

João Vitor - Foto: divulação

“Esse é um evento importante, porque estimula os jovens a seguirem estudando para competir. Assim ajuda a formar cidadãos e, desde cedo buscam qualidade de vida, as famílias são envolvidas. Todos querem o esporte, sem deixar de estudar”, elogia Juliana, lembrando que o campeonato de surf é uma continuidade dos investimentos no esporte junto com o Grupo Tribuna.

Logo no início da pandemia do Covid-19, a operadora patrocinou a primeira corrida virtual A Tribuna 5k. A repercussão foi tão boa, que foi lançado o Circuito Virtual de Corridas Blue Med, também com grande aceitação. “O surf veio para quebrar a barreira de plano de saúde é vinculado a doença. Viramos a chavinha e queremos ser lembrados por saúde. Vamos seguir investindo, acreditando, expandido, indo de encontro ao nosso slogan: Tudo para você viver mais e melhor”, fala a executiva de marketing.

Surf adaptado - Foto: divulgação

“Iríamos fazer a corrida sênior, mas veio a pandemia e aguardamos”, revela. “A mensagem principal é que a iniciativa privada precisa participar da sociedade como um todo e, quem sabe, a Blue Med inspira mais empresas a participarem”, argumenta a gerente da operadora de saúde

A parceria com o surf não é nova para a Blue Med. O primeiro patrocínio, com a Escola de Surf no Posto 2, foi iniciado há dois anos. O projeto da Prefeitura de Santos, iniciado há quase três décadas pela Secretaria Municipal de Esportes, oferece aulas gratuitas de surf e bodyboard. Depois, houve a ampliação, há um ano, com a Escola de Surf Adaptado. A empresa custeia os salários dos profissionais e os equipamentos nas duas unidades.

Surf adaptado - Foto: divulgação

“A Blue Med chegou na hora certa. Injetou apoio num momento crítico”, enfatiza Cisco Araña, que fala dos dois projetos, que atuam como importantes terapias. “No projeto 50+ começamos com oito pessoas. Em menos de um mês eram 40 e hoje temos 120 alunos com mais de 50 anos, os mais velhos com 78”, conta.

REFERÊNCIA INTERNACIONAL - O projeto na Praia do José Menino deu tão certo que foi apresentado na World Surf Cities e expandido para Portugal e para o Chile, com a mesma metodologia criada em Santos. “Não é só ensinar a surfar, tem de ter todo um conceito com o pessoal da Terceira Idade. É o caminhar mais lento, aula estendida, para conseguir novos amigos. O principal fator é tirá-los da solidão, da depressão”, explica.

“Além da sensação de ficar em pé na prancha, tem a socialização e isso gera recuperar saúde, longevidade. O projeto 50+ é o coração da Escola, é a aula mais linda que temos lá e essa é uma grande conquista da Blue Med, que acreditou, apoiou e agora segue investindo com o A Tribuna de Surf Colegial, um espetacular evento que o Roberto Santini (presidente do Grupo Tribuna) trata com toda a atenção”, agradece Cisco.

Com esse viés social, Cisco sempre usou o surf como terapia, sobretudo pessoas com deficiência. O atendimento foi sendo ampliado até que o espaço no Posto 2 não comportava mais e o prefeito Paulo Alexandre Barbosa criou a nova unidade, no Posto 3, na Praia do Gonzaga, para alunos com todos os tipos de deficiência, mais uma conquista de vanguarda.

“No Posto 2 tínhamos muita fila e o limite eram 60. Agora a estimativa é de 260 pessoas por ano, envolvendo todas as patologias, cego, deficiência física, paralisia, tetraplegia, down, autismo. Todas!”, exemplifica Cisco. “Reduzimos o tempo de espera, aumentamos a frequência e os resultados são maravilhosos. Acompanhamos a evolução através de fotos, vídeos e do terapeuta ocupacional, porque a equipe está montada para isso, para dar todo esse relatório”, comenta.

Na nova estrutura, planejada criteriosamente para esse tipo de público, existem alternativas quando não seja possível o surf no mar. “Em dias de raio ou sem ondas temos a sala funcional, para tratamento de mobilidade, reuniões. As aulas não são interrompidas. Os resultados são espetaculares”,

Entre os exemplos está Malu Mendes, filha do técnico de surf e ex-competidor, Paulo Kid, que esse ano se tornou campeã mundial de surf adaptado no ISA Para Surfing, na Califórnia/EUA. “Com ela, a Blue Med avançou e está proporcionando, inclusive, uma bolsa de estudos na Universidade Santa Cecília. É espetacular ver uma empresa que tem um coração tão generoso e ampliar esse acolhimento”, conclui Cisco.

O 25º A Tribuna de Surf Colegial terá duas etapas nas ondas do Quebra-Mar, em Santos, com a final em janeiro.

Em ação as categorias júnior e feminina (limite de 18 anos), mirim (no máximo 16 anos) e iniciante (até 14 anos), sendo que os competidores precisam estar regularmente matriculados em escolas de ensino fundamental e médio da Baixada Santista e Litoral Norte. Mais informações, pelo telefone (13) 2102.7156, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 15h às 18h ou pelo e-mail trieventos@grupo-tribuna.com.

O 25º A Tribuna de Surf Colegial tem o patrocínio master de Blue Med Saúde, com patrocínio de DP World Santos. Apoio: Silver Surf. organização: Associação Sócio Educativa de Esporte e Lazer (ASEEL), Promifae - Prefeitura de Santos.

Comentários