Clique Perfeito - Marcos Base @baselanho estreia série sobre fotografia no Ricosurf

Fotógrafo clicou o amigo amigo Sifú no Recreio dos Bandeirantes


O Ricosurf vai publicar uma série de matérias com fotógrafos de destaque sobre seus cliques preferidos. Pra começar convidamos o carioca Marcos Base @baselanho.

Veja o clique que ele selecionou e saiba como nasceu essa arte:

Sifú, Recreio. Foto: Marcos Base @baselanho.

Sifú, Recreio. Foto: Marcos Base @baselanho.



Tirei essa foto durante o Rio Photo Festival 2016.

Convoquei meu amigo Sifú, com o objetivo de fazermos uma foto de algum aéreo bizarro, afinal, essa é sua especialidade. Acabei voltando pra casa com essa foto de um tubão dele numa direita perfeita, aquela que veio com o nome dele. Ainda dentro do carro, mostrei a foto pelo display da câmera e ele mesmo disse que aquela era a melhor foto de tubo dele tirada de dentro d’água.

Nesse dia o mar estava muito bom, 1 metrão de onda, vindo uma atrás da outra. Valeu muito a pena sairmos da Zona Sul, ainda escuro, para pegar essa manhã de altas ondas no Recreio.

Era uma manhã ensolarada, então configurei minha câmera Canon T5 no modo TV (abertura em automático) e ajustei o ISO em 100 e a velocidade 1/1000. Usei uma lente Sigma 10mm, dentro da minha caixa estanque SPL.

Gosto muito do resultado das fotos tiradas com a lente 50mm, me posiciono mais afastado da ação e uso foco automático, olho pelo viewfinder da câmera e tenho a chance de “mirar” o que vou fotografar. Mas o ato de usar uma 10mm e estar o mais perto possível do surfista, me atrai muito mais, claro que, depois de alguns acidentes, comecei a usar um capacete, que já me salvou algumas vezes.

Sempre digo que existem 2 momentos bons ao fotografar surf:

1- estar no mar em contato com a ação, estar na hora certa no lugar certo (nesse momento prefiro a lente 10mm);

2- tirar as fotos do cartão de memória e ver o resultado no computador (nesse caso, a 50mm).

Marcos Base
Instagram @baselanho

Comentários