Entrevista - Ayrton Dylan: do Uruguai para o Brasil e para o mundo do surf

Surfista de 19 anos tem chamado a atenção pelos bons resultados conquistados


Ele nasceu no Uruguai, mas veio para o Brasil ainda criança e atualmente vive em Búzios. Ayrton Dylan, de 19 anos, compete levantando a bandeira do Brasil e neste ano dominou o circuito da ASN (Niterói) na categoria Open, venceu a etapa do Brasileiro Pro Junior Pena Little Monster de Cabo Frio e conquistou bons resultados nos circuitos profissionais do Rio e de São Paulo (9º e 13º respecitivamente). Na base ele fez estrago na Bahia, São Paulo e no Rio de Janeiro ao ser campeão de etapas e fazer finais disputadas.

Com esse currículo, o cara está chamando a atenção do mundo do surf, mas, ao que parece, precisa de mais para atrair os patrocinadores. Hoje ele conta apenas com apoios, inclusive do renomado shaper Udo Bastos.

Ayrton Dylan venceu a etapa do Brasileiro Pro Junior disputada em Cabo Frio. Foto: Lima Jr.



A equipe do Ricosurf conversou com o atleta e o papo vocês conferem abaixo:

Carlos Matias - Você mora há quanto tempo em Búzios?

Ayrton Dylan - Moro em Búzios desde 2012, porém nesse tempo fiquei 1 ano e meio morando em Praia Grande, em São Paulo (2015/16).

Por que foi morar para Búzios?

Moro com meus tios, então como eles receberam uma proposta de trabalho em Cabo Frio, resolveram vir para Búzios.

Ayrton dominou a categoria Open do Circuito ASN 2017. Foto: Guilherme Milward.

Ayrton dominou a categoria Open do Circuito ASN 2017. Foto: Guilherme Milward.



Qual seu foco para 2018?

Quero focar nos campeonatos profissionais e tentar brigar pelo título brasileiro e pro junior, e também competir algumas etapas do QS pela América do sul.

Como é o trabalho com o renomado shaper Udo Bastos?

Comecei a trabalhar com o shaper Udo Bastos há pouco tempo, já conhecia as pranchas dele e admirava muito e hoje tenho orgulho de fazer parte da equipe. As pranchas estão ficando mágicas, me adaptei muito bem e já comecei fazendo ótimos resultados com as primeiras pranchas, e agora vamos focar em melhorar cada vez mais!

Fale um pouco do surf de Búzios?

Búzios é um bom lugar pra surfar, tem ondas pra treinar surf de linha (Geribá) e ondas pra treinar aéreos (Brava), então assim o treino fica completo. O surf em Búzios está crescendo, os atletas buzianos estão evoluindo muito e fazendo diversos resultados bons pelo Brasil, desde a nova geração até o profissional. É bom ter esses atletas por perto, pois treinamos bastante e um vem puxando o nível do outro e assim todo mundo se ajuda e evolui.



Quem é seu ídolo no mundo do surf?

Joel Parkinson. Ele tem um surf lindo de se ver, e quando comecei a surfar, um amigo tinha um filme dele (Free as a dog), então eu sempre assistia antes de surfar e queria fazer igual ele, porém sou goofy e tenho um surf mais agressivo rsrs.

Quem é o melhor surfista do mundo na atualidade?

John John e Medina. Eles são atletas com muito foco e sangue frio, vão pra bateria sem medo de errar e mandam manobras absurdas.

Ayrton Dylan. Foto: arquivo pessoal.

Ayrton Dylan. Foto: arquivo pessoal.



Como você está de patrocínio?

Atualmente estou sem patrocínio de bico, mas tenho alguns apoiadores que me ajudam: Aloha Sport Búzios, Evos Surfing, Pranchas Udo Bastos, Felipe Freitas e The Original Cake Búzios.

Comentários