Padre Surfista - Espaço em memória de Guido Schäffer será inaugurado no Centro do Rio

Guido Schäffer faleceu aos 34 anos, no dia 1º de maio de 2009, quando praticava surf no Recreio com amigos


Nesta terça-feira, dia 19 de março, será inaugurado o Memorial Guido Schäffer em um espaço reformado no primeiro andar da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no Centro da Cidade. A inauguração será precedida por uma missa, às 11h do mesmo dia, na Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso, no Largo da Misericórdia, sem número, na mesma região.

Inauguração acontece hoje. Foto: divulgação.

Inauguração acontece hoje. Foto: divulgação.



Após a missa, os presentes serão levados para conhecer o memorial pelos pais do Servo de Deus Guido Schäffer, Maria Nazareth e Dr. Guido Schaffer. Para a cerimônia foram convidados médicos da Santa Casa, membros da irmandade, amigos e todos as pessoas que receberam graças e simpatizam com a causa do jovem seminarista e médico que morreu quando surfava com amigos na Praia do Recreio dos Bandeirantes, em 2009.

No memorial, poderão ser encontrados objetos e escritos do Servo de Deus relacionados a três momentos marcantes de sua existência: o amor pelo surf, a vida como médico e o tempo em que foi seminarista. “A ideia do memorial veio da postulação do Guido à causa de santo. Foi sugerido a nós por Dom Roberto Lopes (Delegado Arquiepiscopal para a Causa dos Santos do Rio de Janeiro) e tem por objetivo manter viva a memória dele”, disse a mãe do Servo de Deus, Maria Nazareth Schäffer.

O Memorial Guido Schäffer vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O endereço é Rua Santa Luzia, 206, no Centro do Rio.

Rumo à santidade

Guido Schäffer faleceu aos 34 anos, no dia 1º de maio de 2009, quando praticava surf no Recreio com amigos. Desde 2018, por um decreto da Prefeitura do Rio, o local tem o nome de Praia do Guido. O jovem era médico, seminarista e surfista e pode se tornar o primeiro santo carioca. Pela dedicação extrema aos pobres e irmãos de rua, acabou sendo chamado por alguns como São Francisco carioca.

O processo de beatificação está na etapa de estudos das virtudes, em que há uma avaliação se essas virtudes foram em grau heroico ou não. Se confirmadas, Guido terá o título de venerável e passará a beato após o envio de um milagre concedido por sua intercessão.

Serviço

Inauguração do Memorial Guido Schäffer
- Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso (Largo da Misericórdia, sem número - Centro)
- Santa Casa de Misericórdia (Rua Santa Luzia, 206 - Centro)

Comentários