Pena Paracuru Pro 2020: Israel Júnior dá show e fatura a Profissional

SURF


 

Israel Junior 

Neste domingo (09) foi encerrado o PENA Paracuru Pro, etapa de abertura do Circuito Cearense de Surfe 2020 válida também como Brasileiro da Abrasp. Em cena todas as 12 categorias amadoras em disputa que definiram seus campeões e líderes dos circuitos Cearense e Brasileiro da Associação Brasileira de Surf nas boas ondas de até 1m na Praia do Ronco do Mar, já que a Profissional já havia definido seu campeão ainda no sábado (8).

O plano da organização era colocar na água apenas a Fase 3, mas após analisar as boas condições do mar e as previsões para o domingo, a Direção de Prova achou por bem colocar na água, ainda no sábado, as semifinais e a grande final da principal categoria da competição, que coroou o potiguar Israel Júnior o grande campeão entre os profissionais.

Adriano Souza

 

Semifinais da Profissional

As semifinais da categoria Profissional já indicavam que aquele que quisesse vencer a etapa de abertura do Cearense de Surfe iria precisar mostrar mais que truques ou malabarismos sobre a prancha. Ali estavam reunidos alguns dos melhores atletas da região e estratégia além de muito surfe no pé seriam pré-requisitos indispensáveis ao postulante a campeão.

A primeira semifinal poderia muito bem ter sido uma final já que reuniu nomes consagrados do surfe nordestino como o Tetracampeão Regional Edvan Silva, Michel Roque (outro campeão local e regional de carteirinha), o talento da nova geração potiguar Israel Junior e o local de Paracuru Jhone Fran, que estava on fire nessa bateria vencida por ele, com o potiguar avançando junto para a grande final.

 

Pódio profissional

Na segunda semifinal mais um duelo de gigantes com as presenças do alagoano Armando Tenório e do atual campeão Cearense de Surfe Profissional, o potiguar Alan Jhones, que apesar de surfarem muito não foram capazes de superar os Campeões Brasileiros Artur Silva (CBSurf 2019) e Messias Félix (2x Abrasp) em uma bateria muito disputada, com placar apertado e definida nos detalhes.

Final da Profissional

Mas, foi na grande final que o talento e a frieza dos campeões emergiu em uma atuação brilhante do mais promissor Filho de Baía Formosa-RN da atualidade, Israel Júnior. O potiguar além de muito talento, mostrou inteligência, autocontrole, determinação e estratégia letal para superar o cearense Artur Silva pelo apertado placar de 18.00 a 17.50 de 20 possíveis, em uma bateria pra lá de eletrizante, faturando o título da primeira etapa do Cearense, deixando Artur Silva com a segunda colocação. Sem falar na grande atuação de Messias Félix e do surfista local Jhone Fran, que completaram o pódio na terceira e quarta colocações respectivamente.

Vitoria Carneiro

"Estou muito feliz com o resultado. O Circuito Cearense é um dos mais competitivos que um atleta pode participar e vencer aqui é uma tarefa bem difícil. É a segunda vez que venço em Paracuru (em 2918 Israel também faturou essa etapa) e ano passado eu também venci uma etapa do cearense. Mas, agora eu espero finalmente conseguir vencer esse circuito e manter o Rio grande do Norte no topo do cenário do surfe cearense", declarou o campeão se referindo ao conterrâneo Alan Johnes, que foi Campeão Cearense Profissional em 2019.

Com o resultado Israel Júnior larga na frente não somente do Circuito Cearense de Surfe, mas também do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional realizado pela Abrasp.


RESULTADOS


PROFISSIONAL

1 Israel Júnior-RN

2 Artur Silva

3 Messias Félix

4 Jhone Fran

 

OPEN MASCULINO

1 Thiago Eduardo

2 Phelipe Maia

3 Jhone Fran

4 Emanuel Vieira

 

OPEN FEMININO

1 Mayara Oliveira

2 Juliana Sousa

3 Ariane Gomes

4 Vitória Carneiro

SUB 18 MASCULINO

1 Lucas Bezerra

2 Adriano de Sousa

3 Thiago Eduardo

4 Luiz Felipe

SUB 18 FEMININO

1 Vitória Carneiro

2 Gabriely Queiroz

3 Laura Beatriz

4 Rilary Silva

SUB 16

1 Adriano de Sousa

2 Pedro Rian

3 Ytalo Oliveira

4 Guilherme Lemos

 

SUB 14

1 Adriano de Sousa

2 Pedro Rian

3 Jonathan Santos

4 Guilherme Lemos

SUB 12

1 Bernardo Brizola

2 Victor Santos-RN

3 Davi Alves-RN

4 Kauai Diniz

SUB 8

1 Matheus Jhones-RN

2 Iago Bellotti

3 Matias Ordas-RN

4 Levy Gomes

LONGBOARD

1 Yan Wismam

2 Geraldo Lemos

3 Paulo Pacheco

4 Antônio Victor

 

MASTER

1 Juvemar Silva

2 Charles Juvêncio

3 Gleison Sardinha

4 Jeová Rodrigues

 

KAHUNA

1Fernando Santos-PE

2 Chico Moura-PB

3 Denys Sarmanho-PA

4 Cardoso Júnior

 

LEGEND

1 Chico Moura-PB

2 Edu Elias-RN

3 Marcelo Bibita-Ce

4 Jaime Farinha-PE

Comentários