Saquarema Surf Festival: favoritos na semifinal masculina e duelo Brasil X Peru no feminino

Neste domingo serão disputadas as finalíssimas do Festival


 

Yago Dora sendo entrevistado por Marina Werneck - Foto: Gerson Filho

Os favoritos Yago Dora e João Chianca Chumbinho continuam trilhando o caminho para uma aguardada final do Quiksilver Pro 3000, uma das competições do Saquarema Surf Festival in Memorian of Léo Neves.  Neste sábado, os dois surfistas quem tem apresentado o melhor surfe da competição venceram suas baterias válidas pelas oitavas e quartas-de-final na Praia de Itaúna, que recebeu ondas de cerca de um metro, um pouco mexidas por causa do vento. Nas semifinais, Yago enfrentará Alex Ribeiro, outro destaque do evento, enquanto Chumbinho duelará por um lugar na final contra Marco Fernandez, que sem alarde vem fazendo um campeonato bem consistente.

No feminino, já sabemos que o Roxy Pro 3000 terá uma decisão Brasil X Peru, pois as semifinais reunirão duas surfistas de cada país em cada. As peruanas Arena Rodrigues Vargas e Daniella Rosas estão na primeira, enquanto Sophia Medina e Larissa Santos farão o duelo brasileiro na segunda. Sophia também se classificou para as semifinais na categoria Pró-Júnior.

Daniella Rosas - Foto: Tony Dandrea

A primeira semifinal masculina repetirá o confronto das oitavas, ainda disputado em baterias de quatro surfistas e vencido por Yago, com mais um high score, 15,83, deixando Alex em segundo, com 12,93 e também classificado. Os brasileiros despacharam o argentino Jose Gundesen e o peruano Miguel Tudela, que marcaram 10,70 e 8,57 pontos respectivamente.

Nas quartas-de-final, Yago voltou a passar dos 15 pontos (15,50), para vencer Matheus Navarro, que fez 8,50. Alex, por sua vez, derrotou William Cardoso por 13 a 11,70.Na véspera, Yago já declarara seu amor à Saquarema, onde teve seu primeiro grande momento no surfe mundial, em 2017. Yago saiu das triagens e chegou ao terceiro lugar, derrotando no caminho nomes consagrados como Gabriel Medina, John John Florence, Kohole andino e Mick Fanning. No ano seguinte, ele ficou em quinto.

Style total na decolagem, Yago Dora - Foto: Tony Dandrea

“Irado. Tô amarradão. Tive mais duas baterias boas. Amanhã é outro dia, mas espero continuar a achar as ondas boas, conseguir boas notas, passar as baterias e chegar à final. Ontem o mar estava maior, mais liso, mas hoje diminuiu um pouco, ficou mexido por causa do vento, mas tem umas ondas. Está divertido”, disse Yago.

Chumbinho e Marco Fernandez também avançaram para as quartas-de-final na mesma bateria das oitavas. O surfista de Saquarema venceu com 13,04, enquanto Fernandez fez 11,16. O jovem Ryan Kainalo ficou em terceiro, com 10,14, seguido pelo também jovem Daniel Templar, outro surfista local, que não se encontrou e fez apenas 7,27 pontos. Nas quartas-de-final, Fernandez passou por  Weslei Leite por 12,84 a 10,60.

João Chianca é mais uma "pontada" em Saquarema - Foto: Tony Dandrea

“Tô me sentindo muito bem. Melhor impossível. Estou me apresentando em frente ao povo local aqui de Saquarema, a galera que me viu crescer e treinar bastante aqui. As ondas não param, teve onda todos os dias de evento e isso é ótimo. Conheço muito bem essa onda e procuro me aperfeiçoar cada vez mais surfando aqui. E é isso que vale. Está sendo uma baita experiência pra mim".

No feminino, as quartas-de-final já foram disputadas no sistema de duas atletas na água. Sophia fez uma bateria excelente e não deu chances para Laura Raupp, campeã da etapa da Praia Mole, no último domingo, vencendo por 15 a 8,60. Já Larissa eliminou Sol Carrion ao marcar 9,40 contra 6,07.

Sophia Medina comemora com Charlão - Foto: Thiago Diz

As peruanas terminaram com o sonho das brasileiras Isabelle Nalu, a Bela Nalu, e Summer Macedo. Arena eliminou Bela por 8,90 a 5,40, enquanto Danielle marcou 14,07, enquanto Summer ficou com contra 9,57.  

PRO JUNIOR - Saquarema Surf Festival: Sophia Medina na briga por títulos na profissional e na Pró-Júnior

O sábado de tempo instável, mas sempre com muito vento, definiu os semifinalistas de todas as categorias que ainda estão em disputa do Saquarema Surf Festival. Apenas uma atleta entre os 16 classificados tem chances de conquistar o título tanto no profissional quanto no Pró-Júnior: Sophia Medina. Com uma base muito forte, que parece que vai se tonar uma marca da família, a irmã do tricampeão mundial Gabriel Medina está classificada para as semifinais nas duas categorias. Com 16 anos, ela enfrentará Larissa Santos entre as profissionais e a peruana Sol Aguirre na Pró-júnior. Na outra semifinal entre as novatas, Julia Duarte e Laura Raupp tentarão chegar à final.

Julia Duarte comemora sua classificação para a semifinan da Pro Junior -  Foto: Thiago Diz

As quartas-de-final foram disputadas numa hora bem difícil do mar e Sophia, que na sua bateria entre as profissionais marcou 15 pontos, venceu Pamela Mel por 7,39 a 4,50. Sol Aguirre, por sua vez, despachou a compatriota Arena Rodriguez Vargas, que também está nas semifinais entre as profissionais, por 8,46 a 7,64.Campeão entre as profissionais na etapa da Praia Mole, no último domingo, Laura garantiu sua vaga ao passar por Tainá Hinkel por 12,23 a 11,33 pontos, enquanto Julian Duarte não deu chances a Maju Freitas, filha do longboarder Marcelo Freitas, vencendo por 13,40 a 3,17.

Entre os meninos, dois que pararam nas quartas-de-final na categoria principal, avançaram como favoritos à semifinal: Ryan Kailano e o local Daniel Templar. Kailano, que derrotou Caio Costa (13,63 x 6,90), enfrentará Diego Aguiar, que passou por Cauã Gonçalves (11,33 x 6,80). Templar venceu Daniel Adisaka (12,57 x 10,07) e terá pela frente Cauã Costa, que superou Heitor Mueller (13,17 x 11,93).

CONFIRA O BOLETIM DAS ONDAS DE SAQUAREMA

 CONFIRA MAIS SOBRE O SAQUAREMA SURF FESTIVAL

Saquarema Surf Festival: altas ondas e show de surfe em Itaúna

Saquarema Surf Festival: início da Pro-Junior

Saquarema Surf Festival: João Chumbinho comanda o dia

Saquarema Surf Festival QS 3000: Herdy domina o expresso de Itaúna

Saquarema Surf Festival: muito equilíbrio no encerramento do round de 96 e alegria para o local Daniel Templar

Saquarema Surf Festival: peruano e americano são os destaques do primeiro dia no longboard

Saquarema Surf Festival começa com a categoria Longboard

Saquarema Surf Festival: Phil Rajzman fala sobre suas expectativas

Saquarema Surf Festival: Renan Pulga fala sobre suas expectativas

Saquarema Surf Festival já atinge 247 inscritos nas seis competições

213 Sports e WSL Latin America realizam o Saquarema Surf Festival

Confira o resultado das triagens para o Saquarema Surf Festival

 

 

Comentários