Saquarema Surf Festival Longboard: Chloé e Sphaier são campeões sul-americanos

Finalistas da terceira etapa do Longboard World Tour, Chloé e Rodrigo Sphaier sagram-se campeões sul-americanos dos pranchões nesta quinta-feira, no quarto dia de disputas do Saquarema Surf


 

Chloé Calmon venceu em Saquarema - Foto: Tony Dandrea 

Finalistas da terceira etapa do Longboard World Tour, Chloé Calmon e Rodrigo Sphaier sagram-se campeões sul-americanos dos pranchões nesta quinta-feira, no quarto dia de disputas do Saquarema Surf Festival in Memorian of Léo Neves.

Chloé chegou ao seu segundo título sul-americano ao vencer a final contra a peruana Maria Fernanda Reyes, enquanto Sphaier conquistou o tri mesmo perdendo a decisão para o americano Tony Silvagni. As ondas à da tarde estavam perfeitas para o longboard e os atletas puderam mostrar muita técnica em apresentações recheadas de manobras clássicas, muito pé no bico e caminhadas que encantaram o público.

Rodrigo Sphaier - Foto: Tony Dandrea

Chloé teve uma atuação avassaladora nas três baterias que disputou em Itaúna nesta quinta-feira. Na final, já conseguiu 7,17 pontos logo em sua segunda onda, ficando numa posição confortável para poder fazer boas escolhas e ainda marcou 7,93, para totalizar 15,10, contra 10,24 da peruana.

“Não sei nem o que dizer. Foi tudo superintenso. É muito legal competir em casa, com a torcida aqui, praia lotada, sentindo a energia da galera a cada onda. Pô, sair da água e ser recebida pelos amigos, pela minha mãe... Acho importante termos o long num evento desse tipo depois de tanto tempo sem competições, dando oportunidade para novos talentos”.

Maria Fernanda Reyes - Foto: Zerodoiszoom

Dedicada e focada na conquista do bicampeonato, Chloé passou as duas últimas semana em Saquarema:

“Parece que estou aqui há um mês. Valeram muito estas semanas que passei aqui. Treinei em várias condições de mar e consegui seguir minha estratégia para encontrar boas ondas. O tempo de treino fez toda a diferença. Queria agradecer a toda comunidade de Saquarema que recebeu a gente tão bem, a todos os locais que abriram o pico essa semana para deixar a gente treinar, nos passando uma energia incrível. É uma honra poder surfar num evento em homenagem ao Léo e eu estou muito feliz em deixar o título mais uma vez no Brasil. Queria agradecer a todo mundo que ficou na praia, mesmo com o frio, e a presença da Maria aqui em nosso país”, disse Chloé, que deu um longo e emocionado abraço na mãe Ana após a final.

Chloé com seu estilo clássico - Foto: Tony Dandrea

A campanha de Chloé nesta quinta-feira foi irretocável. Três vitórias com excelentes pontuações. Nas quartas-de-final, ela passou por Ayllar Cinti por 14,17 pontos a 5,33. Já na semifinal também não deu a menor chance para a Evelin Soares, vencendo por 15 a 6,83.

Já no masculino, foi o americano que não deu chances ao brasileiro na final. Com uma atuação consistente desde o começo, Silvagni venceu por 12,53 a 7,57. Sphaier chegou a fazer uma onda 6,17 pontos, mas faltou uma segunda nota para entrar de fato na briga.

Tony Silvagni pendurado - Foto: Tony Dandrea

Para chegar ao título, Silvagni passou pelo peruano William Saldana por 11,67 pontos a 7,70 nas quartas-de-final e pelo brasileiro Jeferson Silva na semi, marcando 11 contra 9,77. Já Sphaier derrotou Darlan Marques 12,77 a 7,64 nas quartas-de-final, conseguindo seu lugar na decisão num clássico sul-americano contra o peruano Picolo Clemente, a quem venceu por 13,67 a 12,70.

Grandes amigos, Tony e Sphaier, ou Diguinho, como é chamado pelos conterrâneos de Saquarema, estavam muito felizes após a final. Enquanto o americano comemorava o título, Diguinho vibrava com o tricampeonato latino-americano.

“Fazer a final com o Sphaier em Saquarema foi uma honra. Ele é um dos meus melhores amigos no tour, estamos sempre nos ajudando. Tenho muito respeito por ele e fiquei muito feliz por ter dividido este momento”, disse.

Sphaier desfillando estilo - Foto: Tony Dandrea

Abraçado a Tony, Diguinho se emocionou e dedicou o título à esposa, que está em Portugal.

“Tudo isso aqui é para vocês de Saquarema que vieram torcer por mim. Estou vendo vários amigos meus aqui e essa é a melhor sensação de todas. Obrigado mesmo a todo mundo, esse título é para vocês”, disse Diguinho no pódio.

Comentários