Notícias

>

Resultados Rio Cidade do Surf Praia da Macumba

A temporada de eventos da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ foi finalizada em altas ondas na Praia da Macumba. O evento fez parte do projeto Rio Cidade do Surf e definiu os últimos campeões estaduais de 2023.

Escrito por

Carlos Matias

|

Publicado em:

29/12/2023

|

Atualizado em:

29/12/2023

-

09:24

|

6 min de leitura

6 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Caio Teixeira – Foto: Carlos Matias.
A temporada de eventos da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ foi finalizada em altas ondas na Praia da Macumba. O evento fez parte do projeto Rio Cidade do Surf e definiu os últimos campeões estaduais de 2023.

O sábado (23), terceiro e último dia do evento, teve direitas e esquerdas lisas e limpas de até 1,5 metro na Macumba, em condições parecidas e clássicas como as da sexta-feira (22). O show dessa vez ficou com a galera do Longboard e das categorias juniores Sub 12 e Sub 14. As disputas dos pranchões definiram os campeões estaduais da temporada, assim com a Sub 12 Feminina e a Sub 14 Masculina.

Na Long Open Masculina a disputa do título foi decidida numa bateria extra, já que Andre Deka e Rodrigo de Souza terminaram a etapa empatados no ranking. O vencedor da competição foi Caio Teixeira, autor das maiores marcas da categoria. Deka ainda colocou emoção nos minutos finais, porém não conseguiu a virada e ficou em segundo lugra. Rodrigo ficou em terceiro e Franco Bota em quarto.

Caio Teixeira – Foto: Sofia Tinoco.

Deka largou na frente do amigo Rodrigo na bateria homem a homem que valia o troféu de campeão estadual. Mas, logo na primeira onda, Rodrigo anotou 8.00 pontos e encostou no placar. Na sequência ele marcou mais 6.50 e foi para a liderança de onde não saiu mais.

“Primeiramente agradecer a Deus. Eu não estava 100%, não treinei essa semana, o trabalho me pegou no escritório… Também quero agradecer aos meus patrocinadores, Fábio Careca, que faz as minhas pranchas, a Doutor Milhas que está do meu lado e a Casa Internacional. Esse título vai ficar aqui, né, com meu grande amigo Deka. Eu brinquei lá fora, Vasco contra Flamengo. Ele é flamenguista e eu vascaíno e a vitória do Vasco continua. Vasco! (risos)”, disse Rodrigo de Souza “Saci”, profundo conhecedor do pico, assim como Deka.

Long Open Feminina – Na Long Feminina deu Jasmim Avelino. Ela abriu a semifinal com vitória e avançou para a decisão com Ayllar Cinti, que pegou a vaga nos minutos finais. Na segunda semi deu Rayane Amaral, que venceu com as maiores marcas de toda a categoria, nota 7.10 e somatório de 13.35 pontos.

Caio Teixeira – Foto: Phellype Silva.

 

A final foi equilibrada, mas acabou com vitória de Jasmim por uma pequena diferença de pontos para a Rayane, 8.95 a 8.50 pontos. Ayllar ficou em terceiro. A longboarder chegou a reagir com a maior nota da final (5.00), mas não conseguiu outro bom score. Mainá Thompson também participou do duelo decisivo (4ª).

“Muito feliz de estar aqui em casa! Esse campeonato é sempre bem legal, no berço do Longboard, nosso quintal, a Macumba. E mais uma vez altas ondas, que alegria! Todo mundo surfou muito, o nível das meninas é altíssimo, todo mundo super profissional, foi bem legal e vamos que o título está em casa!”, contou a campeã estadual Jasmim Avelino.

Os outros campeões no sábado na categoria Longboard foram Henry Ciamaroni (Long Junior Masculinia), Julia Vianna (Long Junior Feminina), Thiago Mariano (Long Grand Master), Rodrygo Borges (Long Kahuna), Fabio Careca (Long Grand Kahuna) e Allan Gandra (Long Legends).

 

Meninas da longboard – Foto: Carlos Matias.

Campeão na Sub 14 Masculina – Pablo Gabriel e Petrus Dantos chegaram na etapa da Praia da Macumba lutando pelo título estadual. Os dois passaram pela semi e se enfrentaram na decisão. Pablo dominou a disputa. O surfista de Cabo Frio voou alto e soltou as manobras de borda para vencer com as notas 8.00 e 7.00 pontos. Com a vitória o troféu de campeão estadual ficou com Pablo. Phellype Silva terminou em segundo lugar, o australiano Joey Silk em terceiro e Petrus Dantas em quarto.

Foi irado, muito legal competir com a galera! A galera estava quebrando! Glória a Deus! Quero agradecer primeiramente a Ele. Agradeço também a minha família, patrocinadores e tudo mais. O evento foi irado. E é isso, mais um título estadual pra conta. Vamos que ano que vem tem mais! Vou treinar mais pra ficar mais afiado ainda”, contou Pablo Gabriel.

Campeã na Sub 12 Feminina – Alice Calazans e Brenda Moura decidiram o título estadual da categoria Sub 12 Feminina na decisão. Alice chegou na etapa como líder do ranking e Brenda em segundo lugar. Brenda conseguiu surfar boas, partiu para o ataque vertical e venceu com as duas maiores notas do duelo (5.00 e 4.25). Com a vitória ela garantiu o troféu de campeã estadual. Alice terminou em segundo lugar no confronto. Jasmine Germano (3ª) e Ana Clara Ferreira (4ª) completaram o pódio da etapa.

Brenda Moura – Foto: Carlos Matias.

“A bateria foi muito legal! Peguei altas ondas e me diverti muito. E eu dei uma batida muito boa!”, disse a campeã Brenda Moura.

Sub 12 Masculina – O cara na Sub 12 Masculina foi Phellype Silva. Ele venceu todas as quatro etapas do ano. Na Praia da Macumba o cearense foi o autor das maiores marcas e venceu a final com 14.25 pontos (7.25 e 7.00), contra 7.75 do segundo colocado Cauã Diniz. Lui da Matta ficou em terceiro lugar e Vinicius Diniz em quarto.

Phellype esperou o amigo Cauã sair da água para carregá-lo. Como Phellype competiu pelo Ceará este ano num evento da CBSurf, ele, mesmo morando no Rio, não pode somar pontos no ranking, de acordo com o livro de regras. Com isso ele carregou Cauã, que é o campeão estadual de 2023.

 

Rayane Amaral – Foto: Carlos Matias.

Sub 14 Feminina – A campeã da categoria Sub 14 Feminina foi Sofia Tinoco. A atleta passou pela semi em segundo lugar, mas na final conseguiu reagir e com a nota 6.35 pontos, conquistada com uma onda surfada no fina do duelo, assumiu a liderança e comemorou a vitória na areia, após a divulgação da nota.

Apresentado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Esportes – SMEL, o segundo evento do Rio Cidade do Surf 2023, na Macumba/Recreio, é uma realização da FESERJ com suporte das associações locais (RSC e ASCR), e conta com copatrocínio da Garytos, Longboard Paradise, M2, Famma Veículos, e Colégio St. Georges. O evento conta ainda com o apoio da Keahana, Monster Energy, Brascom e Caminho do Surf. A divulgação é do Waves e o apoio institucional na SUDERJ. Foto do cartaz: Luciano Cabal.

Rio Cidade do Surf – Etapa da Praia da Macumba

Long Open Masculina

1 Caio Teixeira 13.75
2 André Deka 13.30
3 Rodrigo de Souza 9.20
4 Franco Bota 6.65

Decisão do título estadual

Rodrigo de Souza 14.50 x 11.35 André Deka

Long Open Feminina

1 Jasmim Avelino 8.95 – Campeã estadual
2 Rayane Amaral 8.50
3 Ayllar Cinti 8.10
4 Mainá Thompson 7.15

Long Junior Masculina

1 Henry Ciamaroni 9.85 – Campeão estadual
2 Eduardo Souza 4.25

Long Junior Feminina

1 Julia Vianna 7.75 – Campeã estadual
2 Pietra Leite 2.75
3 Lara Pestana 0.10

Long Grand Master

1 Thiago Mariano 10.50
2 Dionisio dos Santos 6.35 – Campeão estadual
3 Mauricio Raul 4.40
4 Paulo Pestana 1.65

Long Kahuna

1 Rodrygo Borges 11.00 – Campeão estadual
2 Leo Vianna 5.15
3 Maurício Raul 5.10
4 Fabiano Malavasi 3.30

Long Grand Kahuna

1 Fabio Careca 10.40
2 Eduardo Valente 3.75 – Campeão estadual
3 Fabiano Malavasi 3.95
4 Maurício Raul 3.85

Long Legends

1 Allan Gandra 7.25 – Campeão estadual
2 Maurício Raul 4.90
3 Johnny Bravo 3.60
4 Angeala Bauer 1.15

Sub 14 Masculina

1 Pablo Gabriel 15.00 – Campeão estadual
2 Phellype Silva 9.00
3 Joey Silk 5.90
4 Petrus Dantas 5.35

Sub 14 Feminina

1 Sofia Tinoco 9.85
2 Lanay Thompson 9.75
3 Alice Calazans 5.30
4 Eloah de Souza 2.15

Sub 12 Masculina

1 Phellype Silva 14.25
2 Cauã Diniz 7.75 – Campeão estadual
3 Lui da Matta 5.50
4 Vinicius Diniz 3.85

Sub 12 Feminina

1 Brenda Moura 9.25 – Campeã estadual
2 Alice Calazans 6.50
3 Jasmine Germano 1.90
4 Ana Clara Ferreira 0.70

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

O domingo foi de decisões na terceira etapa do Circuito CBSurf Master Tour 2024 realizada na praia da Macumba, Rio de Janeiro. O Rio Surf Festival 2024 segue nessa segunda-feira (24), com as disputas pendentes para a seletiva do mundial Master da ISA que acontecerá no mês de outubro em El Salvador.

O Rio Surf Festival 2024 prosseguiu nesta quarta-feira com ondas pequenas e bons momentos durante o período da manhã para a sequencia do evento. Com a subida da maré as condições ficaram difíceis, obrigando a direção de prova a paralisar a competição no meio da tarde.

O Rio Surf Festival 2024 teve início nesta terça-feira com muito sol e boas ondas para a disputa da terceira etapa do CBSurf Master Tour 2024. A competição definirá os atletas que disputarão a Seletiva nas categorias 40-49 anos/50-59 anos e 60+ anos para o Mundial da ISA (International Surf Association) em El Salvador no mês de outubro.

Marca de tênis será uma das apoiadoras da etapa do Championship Tour (CT), em Saquarema, no Rio de Janeiro

Começou a contagem regressiva para a 3ª Edição do GKC VELAS TRAIRI, evento que rola entre os dias 17 e 23 de junho de 2024 na paradisíaca praia do Guajiru, município de Trairi-CE, e valerá como 1ª Etapa do Brasileiro ABK l Strapless Freestyle / Kite Foil Tubular / TT Race; 3ª Etapa do Brasileiro ABwing l Wing Race e o Regional GKC l Tow In Surf Foil.

É a sua primeira participação em etapas do CT Será a primeira vez dos irmãos Medina juntos Ela substituirá a Tyler Wright que se contundiu A etapa brasileira do CT começa dia 22 de junho

Um colírio ver o maior atleta da história do esporte, aos 52 anos, continuar quebrando preconceitos e paradigmas. Representante fidedigno da geração saúde, que mudou todos os parâmetros de longevidade competitiva!.

O Rio Surf Festival 2024 será realizado na praia da Macumba, no Rio de Janeiro, com dois grandes eventos seguidos entre os dias 18 e 30 de junho. As competições têm a homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

Personagem deve gerar maior engajamento com o público, fomentar a diversão dos fãs e trazer mensagens positivas

Idealizado pelo para-surfista, Taiu Bueno, o encontro leva equipamentos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida às praias do RJ e SP

No Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia, celebrado nesta quarta-feira (5), o mundo volta a sua atenção para questões cruciais de preservação ambiental e sustentabilidade. Neste ano o Brasil sentiu como nunca o poder devastador das mudanças climáticas

  No próximo sábado, 8 de junho, o Nectar, em Vargem Grande, realizará seu tradicional Arraiá do Néctar. A atração principal da

Um belo dia de sol levou um bom público a praia do Cupe em Ipojuca para o dia final da primeira etapa do circuito brasileiro profissional

A Federação Pernambucana de Surf e a Confederação Brasileira trouxeram à Ipojuca o que há de melhor no surfe competitivo brasileiro, depois de receber no mesmo local o circuito de Base e a Taça Brasil. A governadora Raquel Lyra irá receber nessa quinta-feira,30/05, os melhores surfistas do Estado.

Especialista em temas de inclusão e diversidade, Natalie Schonwald afirma que o esporte é inclusivo e ajuda a superar desafios

Após recorde de duração, com dez dias na cidade carioca, segunda etapa anual do festival chegou ao fim com atrações de esporte, sustentabilidade e entretenimento

Últimas notícias

O domingo foi de decisões na terceira etapa do Circuito CBSurf Master Tour 2024 realizada na praia da Macumba, Rio de Janeiro. O Rio Surf Festival 2024 segue nessa segunda-feira (24), com as disputas pendentes para a seletiva do mundial Master da ISA que acontecerá no mês de outubro em El Salvador.

O Rio Surf Festival 2024 prosseguiu nesta quarta-feira com ondas pequenas e bons momentos durante o período da manhã para a sequencia do evento. Com a subida da maré as condições ficaram difíceis, obrigando a direção de prova a paralisar a competição no meio da tarde.

O Rio Surf Festival 2024 teve início nesta terça-feira com muito sol e boas ondas para a disputa da terceira etapa do CBSurf Master Tour 2024. A competição definirá os atletas que disputarão a Seletiva nas categorias 40-49 anos/50-59 anos e 60+ anos para o Mundial da ISA (International Surf Association) em El Salvador no mês de outubro.

Marca de tênis será uma das apoiadoras da etapa do Championship Tour (CT), em Saquarema, no Rio de Janeiro

Começou a contagem regressiva para a 3ª Edição do GKC VELAS TRAIRI, evento que rola entre os dias 17 e 23 de junho de 2024 na paradisíaca praia do Guajiru, município de Trairi-CE, e valerá como 1ª Etapa do Brasileiro ABK l Strapless Freestyle / Kite Foil Tubular / TT Race; 3ª Etapa do Brasileiro ABwing l Wing Race e o Regional GKC l Tow In Surf Foil.

É a sua primeira participação em etapas do CT Será a primeira vez dos irmãos Medina juntos Ela substituirá a Tyler Wright que se contundiu A etapa brasileira do CT começa dia 22 de junho

Um colírio ver o maior atleta da história do esporte, aos 52 anos, continuar quebrando preconceitos e paradigmas. Representante fidedigno da geração saúde, que mudou todos os parâmetros de longevidade competitiva!.

O Rio Surf Festival 2024 será realizado na praia da Macumba, no Rio de Janeiro, com dois grandes eventos seguidos entre os dias 18 e 30 de junho. As competições têm a homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

Personagem deve gerar maior engajamento com o público, fomentar a diversão dos fãs e trazer mensagens positivas

Idealizado pelo para-surfista, Taiu Bueno, o encontro leva equipamentos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida às praias do RJ e SP

No Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia, celebrado nesta quarta-feira (5), o mundo volta a sua atenção para questões cruciais de preservação ambiental e sustentabilidade. Neste ano o Brasil sentiu como nunca o poder devastador das mudanças climáticas

  No próximo sábado, 8 de junho, o Nectar, em Vargem Grande, realizará seu tradicional Arraiá do Néctar. A atração principal da

Um belo dia de sol levou um bom público a praia do Cupe em Ipojuca para o dia final da primeira etapa do circuito brasileiro profissional

A Federação Pernambucana de Surf e a Confederação Brasileira trouxeram à Ipojuca o que há de melhor no surfe competitivo brasileiro, depois de receber no mesmo local o circuito de Base e a Taça Brasil. A governadora Raquel Lyra irá receber nessa quinta-feira,30/05, os melhores surfistas do Estado.

Especialista em temas de inclusão e diversidade, Natalie Schonwald afirma que o esporte é inclusivo e ajuda a superar desafios

Após recorde de duração, com dez dias na cidade carioca, segunda etapa anual do festival chegou ao fim com atrações de esporte, sustentabilidade e entretenimento

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula