Notícias

>

ETAPA FRANCISCO ROSA MASTER DE BODYBOARDING 2024

Luiz Sérgio-CE e Dadá Oliveira-SP vencem a categoria Master e largam na frente da corrida pelos títulos do primeiro Circuito Brasileiro da modalidade

Escrito por

George Noronha

|

Publicado em:

03/04/2024

|

Atualizado em:

03/04/2024

-

16:09

|

10 min de leitura

10 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 LUIS SERGIO CAMPEÃO MASTER. FOTO: VICTOR SANTIAGO

 Em um Domingo de Páscoa de altas ondas foi encerrada a Etapa Francisco Rosa Master de Bodyboarding 2024, a abertura do primeiro certame Master da história do bodyboarding brasileiro, realizada entre os dias 29 e 31 de março nas excelentes ondas do Pico Tom Morey, localizado no Morro do Chapéu, Praia da Taíba, município de São Gonçalo do Amarante-CE.

E na principal categoria em disputa, a Master, tivemos o cearense Luiz Sérgio faturando o primeiro lugar entre os homens e a paulista Dadá Oliveira vencendo entre as mulheres. Em baterias muito disputadas os campeões tiveram de trabalhar duro para atingir o alto nível demonstrado em toda competição.

No caso dos homens, Luiz Sérgio veio firme em uma competição onde ele claramente melhorou a cada bateria. Em sua estreia avançou na segunda colocação. Mas, dali em diante, o cearense venceu todas as baterias que disputou na categoria para em uma Final eletrizante conquistar o lugar mais alto do pódio. Em entrevista ele se disse muito feliz e emocionado com a conquista:

“Esse evento foi marcante pra mim porque eu fiquei um tempo parado, longe das competições… voltei há dois anos e me dediquei muito aos treinos para chegar até aqui! E saber que vou ter todo o apoio para competir nesse circuito é uma felicidade muito grande… Gostaria de agradecer à minha família, que ficou em casa, esse troféu é para vocês… e ao Fayerton, Peixoto, Mano, Marcelinho e todos que se empenharam para fazer esse evento. Nós atletas reconhecemos o esforço de vocês e somos muito gratos por tudo o que vocês vêm fazendo por nós. Muito obrigado!”, declarou emocionado o campeão da primeira etapa de um circuito nacional master de bodyboarding da história do esporte.

Completando o pódio da Master ainda tivemos grandes nomes do bodyboarding nacional com Tibúrcio Neto-AL, atual campeão brasileiro da categoria, terminando na segunda colocação, o carioca Valdinei Nunes-RJ em terceiro e o cearense Frederico Tavares-CE completando o pódio na quarta colocação.

Após a premiação o proprietário das lojas High Score, Pedro Paterno, elogiou a atitude e o fair play entre os finalistas, que ainda na água se abraçaram e se cumprimentaram ao término da bateria, e anunciou que um pool formado pelas empresas CK.com, ProSaúde e High Score, irá patrocinar os atletas cearenses Luiz Sérgio e Frederico Tavares durante todo o Circuito Brasileiro Master, notícia que arrancou aplausos e congratulações de todos os presentes.

ATLETAS DADA OLIVEIRA SP E TINA FALCÃO. FOTÓGRAFO: VICTOR SANTIAGO

Entre as mulheres o grande destaque ficou por conta da atuação irretocável da paulista Dadá Oliveira na grande Final, superando a alagoana Méia Cleto, a baiana Pollyanna Acioli e a sergipana Tina Falcão, respectivamente, segunda, terceira e quarta colocadas. Em um duelo muito equilibrado Dadá teve de suar a camisa para superar Méia por apenas 0,10 para sagrar-se a grande campeã da etapa inaugural do primeiro circuito master de bodyboarding da história.

ATLETA TIBURCIO NETO AL. FOTÓGRAFO: VICTOR SANTIAGO

Na categoria Grand Master o grande campeão foi Tibúrcio ‘Tiba’ Neto. Mostrando muita técnica e competitividade, o alagoano superou seu maior adversário na Final, o cearense local Cassote Santos, que apesar do profundo conhecimento do pico, não conseguiu vencer o atual campeão brasileiro da modalidade. Na segunda colocação ficou o carioca Valdinei Nunes, com o cearense Marlus Joca terminando na quarta colocação.

ATLETA GUSTAVO TAVARES FOTÓGRAFO VICTOR SANTIAGO

Entre os Legends, destaque para Gustavo Tavares-CE, que superou grandes nomes do esporte para sair da Taíba como líder do ranking. Em segundo ficou o Campeão Brasileiro Master 2022, Gugu Barcellos-RJ, com o campeão mundial Melk Lopes-CE em terceiro e Gustavo Garcia-CE na quarta colocação.

Na categoria Legends Feminino o grande destaque foi a atuação de Tina Falção-SE. Mostrando muito gás nas baterias, a sergipana protagonizou uma disputa eletrizante com a paulista Dadá Oliveira para faturar a grande Final e levar para Sergipe o título da etapa e a liderança no ranking. Dadá Oliveira-SP terminou na segunda colocação, com Cris Fontoura-SC em terceiro e Grazi Monteiro-CE na quarta colocação.

Entre os Grand Legends, atletas com 50 anos ou mais, o grande campeão foi Leander Cunha-CE, com Alberto Colares-CE na segunda colocação. Em uma virada pra lá de eletrizante, Leander assumiu a liderança da bateria nos segundos finais, tomando a vitória certa das mãos de Alberto. Apesar do duelo, ambos são grandes amigos e já anunciaram, em tom de brincadeira, que na próxima etapa tem revanche. Em terceiro ficou Ronaldo Figueiredo-SC, com Marcelo Rocha-ES na quarta colocação.

Na categoria DropKnee o grande destaque foi a atuação do campeão Guy Robert-CE. Mostrando que se mantém em grande forma, Guy deu um show de estilo para vencer a categoria trazendo Willian Bezerra em segundo, Stéfano Triska-PR em terceiro e Edilson Conceição-CE na quarta colocação.

ETAPA BRASILEIRO MASTER TAIBA 31 03 24 ATLETA FABIO RIGUEIRA BA FOTÓGRAFO VICTOR SANTIAGO

Na categoria PCD o destaque foi para o bom baiano Fábio Rigueira, que surfou muito para vencer com sobra seus adversários. Em segundo ficou Tércio Cyclop-CE, em terceiro Pedro Maciel-CE e na quarta colocação Rangéria Amorin-CE.

TAPA BRASILEIRO MASTER TAIBA 31 03 24 ATLETA PODIO MASTER FEMININO FOTÓGRAFO VICTOR SANTIAGO

BRASIL REPRESENTADO

Nada menos que atletas de 14 estados da Federação e 4 regiões estiveram presentes na etapa de abertura do primeiro circuito master de bodyboarding do Brasil, mostrando toda força e nível técnico da modalidade. Amazonas, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina, além do estado anfitrião, o Ceará, foram representados por alguns de seus mais orgulhosos filhos.

Dentre os dezenas de visitantes alguns tiveram grande destaque como o alagoano atual Campeão Brasileiro Master, Tibúrcio ‘Tiba’ Neto, conquistando dois pódios. Os cariocas Juninho Backflip-RJ e Gugu Barcellos-RJ, que extrapolaram nas ondas e mostraram que o bodyboarding Master está em excelentes mãos e o grande ídolo do bodyboarding brasileiro e mundial, Dudu Pedra. que apesar de não estar competindo, se fez presente como Head Judge do Circuito Brasileiro, um dos responsáveis pelo diálogo entre o julgamento e os competidores e pela harmonia geral do evento neste quesito.

“HISTÓRIA, NOSSAS HISTÓRIAS, DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA”

Os dias da Etapa Francisco Rosa Master de Bodyboarding 2024 foram de muita confraternização e trocas de experiência, além do fortalecimento dessa importante categoria. Durante três dias pudemos ver pais surfando com seus filhos, famílias inteiras gritando e torcendo na beira do mar, lágrimas, muita determinação e o exemplo que essa geração traz não somente para o bodyboarding, mas para todas as modalidades esportivas, como nos explicou Fayerton Queiroz, um dos dirigentes da Federação de Bodyboarding do Ceará.

“O bodyboarding é uma das poucas modalidades em que seus adeptos podem se manter ativos por muitos anos. Foi o que vimos nesse evento, que contou com a participação de atletas com até mais de 50 anos… Manter viva e em destaque a categoria Master é motivar cada vez mais os praticantes para que eles não abandonem o esporte e continuem aproveitando todos os benefícios não somente de uma prática esportiva, mas de um esporte que te oferece um contato íntimo com a natureza e seus elementos, e te propicia um prazer indescritível! Os eventos Master servem não apenas para motivar para que os atletas se mantenham competindo, mas também para aqueles que se inspiram nesses atletas também continuem a praticar o esporte. Esse é o nosso maior objetivo ao fomentar essa categoria”, declarou Fayerton.

UMA REUNIÃO DE AMIGOS!

Apesar da adrenalina das disputas, o maior destaque desse evento foi a atmosfera de amizade e comprometimento com o esporte por parte de todos os participantes, atletas, familiares, patrocinadores, apoiadores, espectadores, fãs e simpatizantes do esporte.

A grande adesão demonstra o sentimento que transformou a Praia da Taíba e o município de São Gonçalo do Amarante-CE na Capital Brasileira do Bodyboarding, com a presença de representantes de 14 Estados de 4 regiões, todos envolvidos no clima de confraternização e fortalecimento de uma importante categoria, composta por verdadeiros protagonistas e ao mesmo tempo, testemunhas da história!

atmosfera do evento inteiro foi de total alto astral e as experiências compartilhadas por todos que estiveram presentes, e até mesmo por quem acompanhou pela internet, tanto de todo o Brasil, como de outros países, ficarão para sempre marcadas em suas memórias.

“Estamos muito felizes com o que conseguimos entregar. Nos doamos ao máximo e não medimos esforços para que esse evento fosse um marco para o esporte. Os desafios foram enormes, tivemos de lidar com chuvas intensas, raios e muitas outras coisas que não estavam sob nosso controle. Mas, não podemos esquecer que a chuva que pode atrapalhar um pouco é a mesma que deixa o mar lisinho e perfeito, e as dificuldades servem para nos fazer melhorar e esse é o nosso intuito. Fizemos o melhor que pudemos, mas sabemos que podemos fazer melhor ainda e por isso nosso trabalho não pode parar. Gostaria de deixar aqui meus sinceros agradecimentos a todos que de alguma forma contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade”, afirmou Marcelo Barros, Presidente da FBCE.

Para Paulo de Tarso “Mano”, o que foi vivido neste evento foi histórico, não somente à nível nacional, mas também a nível mundial.

“Eu queria agradecer a todos que tornaram esse evento, a realização desse sonho, possível! Cada patrocinador, cada apoiador, cada pessoa! O que vimos nesses dias foi histórico para o bodyboarding mundial. Uma verdadeira reunião de amigos. Uma confraternização de uma nação pelo esporte. Pela primeira vez no Mundo o bodyboarding tem a abertura de um circuito Master, e ainda com altas ondas, ondas nunca vistas em um outro evento, no Pico Tom Morey, homenageando o Francisco Rosa. Isso nunca foi visto e todos aqui podem se considerar testemunhas da história, pois, nesse evento nós escrevemos juntos um importante capítulo da história do nosso esporte. Eu diria até, um capítulo perfeito!”, finalizou Mano.

ETAPA BRASILEIRO MASTER TAIBA 31 03 24 NEYMARA FOTÓGRAFO VICTOR SANTIAGO

AULÃO COM NEYMARA CARVALHO

Pentacampeã mundial, Neymara Carvalho promoveu aulão social de bodyboarding para crianças da Taíba.

Em uma parceria entre a ArcelorMittal e o Instituto Neymara Carvalho, pessoas de todas as idades tiveram a oportunidade de aprender noções básicas do esporte.

A atleta Neymara Carvalho, pentacampeã mundial de bodyboarding, patrocinada pela ArcelorMittal, conduziu um aulão social no sábado (30/04), na praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante. A programação rolou das 8h às 10h, no Pico Tom Morey do Morro do Chapéu, durante a Etapa Francisco Rosa do Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding 2024.

O Aulão de Bodyboarding foi uma ação inclusiva, para todos os níveis de conhecimento do esporte, contemplando moradores locais e atraindo pessoas de todas as idades, especialmente crianças. No encontro, a bodyboarder compartilhou suas experiências e aprendizados, do esporte para a vida, na companhia da filha Luna Hardman. A iniciativa foi uma parceria entre a ArcelorMittal e o Instituto Neymara Carvalho.

“Foi uma satisfação enorme ver crianças tendo o primeiro contato com o esporte. Eventos como este me geram a sensação de estar devolvendo ao esporte tudo o que ele me deu. É uma missão minha ensinar e levar cada vez mais pessoas para o bodyboarding”, comentou Neymara Carvalho.

Patrícia Colaferro, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal na unidade Pecém, destaca que a programação promoveu também a diversidade, a equidade e a inclusão por meio do esporte.

“E esses são valores da ArcelorMittal Pecém. Buscamos, continuamente, proporcionar ferramentas e oportunidades de socialização, desenvolvimento e inserção para quem mora aqui na região. Acreditamos que o esporte tem essa potência de impulsionar pessoas e gerar transformações. Foi um evento muito especial”, destacou.

Sobre Neymara Carvalho

A atleta de bodyboarding Neymara Carvalho já conquistou 10 títulos nacionais da modalidade e cinco mundiais: 2003, 2004, 2007, 2008 e 2009, este último nas Ilhas Canárias, evento em que ela celebrou a conquista do Pentacampeonato Mundial. Em 2023, Neymara venceu o Pipeline Bodyboarding Challenger, primeira etapa do Circuito Mundial, que aconteceu no Havaí.

Aço é ArcelorMittal

O Grupo ArcelorMittal é líder mundial na produção de aço, com cerca de 160 mil empregados e clientes em mais de 155 países. A unidade Pecém está instalada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE) e integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A produtora de aço atende à indústria naval, de óleo e gás, automotiva e construção civil. O propósito da ArcelorMittal é produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta.

CATEGORIAS EM DISPUTA

PCD (idade aberta);

DK (idade aberta);

MASTER MASCULINO (35+ anos);

MASTER FEMININO (35+ anos);

GRAND MASTER MASCULINO (40+ anos);

LEGENDS MASCULINO (45+ anos);

LEGENDS FEMININO (45+ anos);

GRAND LEGENDS MASCULINO (50+ anos).

TRANSMISSÃO AO VIVO

E para aqueles que não puderam estar presentes no evento, a Etapa Francisco Rosa Master Bodyboarding 2024 contou com Transmissão ao Vivo em Full HD, com seis câmeras, sendo 04 ao mar, um drone e uma dedicada às entrevistas, através do canal do Youtube da @cbrasbForam mais de 70 entrevistas com os campeões e campeãs das baterias. Histórias emocionantes, relatos impactantes e tudo disponível para quem quiser conferir a transmissão na íntegra dos três dias do evento. Agradecimentos especiais à B1 Produções, liderada por Pedro Rodrigues, responsável pelo show de transmissão!

RESULTADOS

MASTER MASC

1º Luiz Sergio(CE) 12.25

2º Tibúrcio Neto(AL) 11.35

3º Valdinei Nunes(RJ) 10.25

4º Frederico Tavares(CE) 9.80

MASTER FEM

1º Dadá Oliveira(SP) 11.00

2º Méia Cleto(AL) 10.50

3º Pollyanna Acioli(BA) 7.25

4º Tina Falção(SE) 6.85

GRAND MASTER

1º Tibúrcio Neto(AL) 13.60

2º Cassote Santos(CE) 11.90

3º Valdinei Nunes(RJ) 11.00

4º Marlus Joca(CE) 9.75

LEGENDS MASC

1º Gustavo Tavares(CE) 11.10

2º Gugu Barcellos(RJ) 10.75

3º Melk Lopes(CE) 10.50

4º Gustavo Gracia(CE) 9.50

LEGENDS FEM

1º Tina Falção(SE) 9.00

2º Dadá Oliveira(SP) 7.00

3º Cris Fontoura(SC) 6.25

4º Grazi Monteiro(CE) 5.25

GRAND LEGENDS

1º Leander Cunha(CE) 9.25

2º Alberto Colares(CE) 9.00

3º Ronaldo Figueiredo(SC) 6.85

4º Marcelo Rocha(ES) 6.25

DropKnee

1º Guy Robert(CE) 11.00

2º William Bezerra(CE) 10.00

3º Stéfano Triska(PR) 3.65

4º Edilson Conceição(CE) 2.95

PCD

1º Fábio Rigueira(BA) 11.75

2º Tércio Cyclop(CE) 4.10

3º Pedro Maciel(CE) 3.95

4º Rangéria Amorin(CE) 3.20

Para conferir os resultados de todas as baterias acesse:

https://www.surfbyte.com.br/eventos/2024/MasterBB/

MAIORES INFORMAÇÕES:

Marcelo Barros: (85) 996865088

Fayerton Queiroz: (85) 999443038

O Ftrade e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante Apresentam: Etapa Francisco Rosa Master de Bodyboarding 2024, Etapa de Abertura do Circuito Brasileiro de Bodyboarding Master contou com:

Patrocínios:

@ftradebrasil

@zakariabenzaama

@prefeituradesga

@professormarcelao

@esportedesga

@magnoliasrocha

Co-patrocínio:

@highscoreshop

@pedropaterno_filho

@prosaudecooperativa

@sennagadelha

Realização:

@ibesf_oficial

@fbcebodyboard

Arbitragem:

@aceabbodyboarding @cbrasb

Homologação:

@cbrasb

Apoios:

@black_trunks

@mercantilsupertimbo

@polycell.assistencia

@insidebodyboard

@alynecosmeticos

@likebodyboard

@paulacastelo_natura_avon

@detonasuple

@msdcarimbos

@amazoniabodyboarding

@orbetelecom

@genesisbodyboardsoficial

@trainercore

Sistema de Notas;

@surfbyte

Arte Visual:

@aryeldesign

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Após recorde de duração, com dez dias na cidade carioca, segunda etapa anual do festival chegou ao fim com atrações de esporte, sustentabilidade e entretenimento

Show do cantor carioca acontece durante o Aloha Spirit Festival, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo

Um grupo de amigos do Rio de Janeiro se reuniram para uma viagem para Indonésia, onde eles apelidaram a viagem como Fonte da Juventude 2024.

Atletas de treze estados estarão na praia da Caueira para o CBSurf Master Tour 2024 realizado pela Confederação Brasileira de Surf e Federação Sergipana. Tragédia no Rio Grande do Sul motiva mudança do calendário de 2024 com a inclusão de uma etapa com premiação de 100 mil reais

Felipe Cesarano, conhecido como "Gordo", registrou uma onda de mais de 7 metros, possivelmente superando o recorde anterior. Até então, a maior onda surfada no Brasil também havia sido em Itacoatiara, em 2022, com aproximadamente 6 a 7 metros, pelo surfista Gabriel Sampaio.

Jadson participa pela primeira vez da competição, enquanto Sophia venceu a etapa de Florianópolis do Circuito em 2023

Hele Fitness será a responsável pelos equipamentos da academia do primeiro clube com piscina de surf coberta e aquecida do mundo

Confira artigo escrito por Rico de Souza no qual ele fala sobre sua última viagem ao Havaí.

Considerada o principal polo de esportes aquáticos do país, cidade recebe em maio festival que une esporte, lazer e entretenimento. Ao longo dos últimos anos, o município de Saquarema tem se consolidado como principal polo dos esportes aquáticos no Brasil e na América Latina.

artigo do tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, que destaca um surfista prodígio de Búzios, Ben Almeida, 11 anos, que venceu no último fim de semana, a Trípice Coroa de Saquarema, na sub-12.

A praia da Caueira, em Itaporanga D'ajuda, recebe a segunda etapa do circuito dos ídolos do surfe nacional com recorde de inscritos.

Embora já tenha patrocinado outro evento da World Surf League no Havaí, a parceria é inédita no Brasil; A linha do atleta será a responsável pelos uniformes do staff para a etapa do VIVO Rio Pro apresentado por Corona, em Saquarema

Cantor carioca fará apresentação gratuita na cidade de Saquarema durante o Aloha Spirit Festival

Região Sudeste e Nordeste tem praticamente o mesmo número de participantes em 2024

A jovem canadense de apenas 16 anos, Erin Brooks, e o australiano Mikey McDonagh de 22, foram os campeões do Bonsoy Gold

Vai começar o Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 - Apresentado pela Powerlight Surfboards e Magic - neste próximo final de semana (4 e 5 de maio) na praia da Joaquina. A competição abrirá a temporada de competições deste ano da Associação de Surf da Joaquina.

Últimas notícias

Após recorde de duração, com dez dias na cidade carioca, segunda etapa anual do festival chegou ao fim com atrações de esporte, sustentabilidade e entretenimento

Show do cantor carioca acontece durante o Aloha Spirit Festival, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo

Um grupo de amigos do Rio de Janeiro se reuniram para uma viagem para Indonésia, onde eles apelidaram a viagem como Fonte da Juventude 2024.

Atletas de treze estados estarão na praia da Caueira para o CBSurf Master Tour 2024 realizado pela Confederação Brasileira de Surf e Federação Sergipana. Tragédia no Rio Grande do Sul motiva mudança do calendário de 2024 com a inclusão de uma etapa com premiação de 100 mil reais

Felipe Cesarano, conhecido como "Gordo", registrou uma onda de mais de 7 metros, possivelmente superando o recorde anterior. Até então, a maior onda surfada no Brasil também havia sido em Itacoatiara, em 2022, com aproximadamente 6 a 7 metros, pelo surfista Gabriel Sampaio.

Jadson participa pela primeira vez da competição, enquanto Sophia venceu a etapa de Florianópolis do Circuito em 2023

Hele Fitness será a responsável pelos equipamentos da academia do primeiro clube com piscina de surf coberta e aquecida do mundo

Confira artigo escrito por Rico de Souza no qual ele fala sobre sua última viagem ao Havaí.

Considerada o principal polo de esportes aquáticos do país, cidade recebe em maio festival que une esporte, lazer e entretenimento. Ao longo dos últimos anos, o município de Saquarema tem se consolidado como principal polo dos esportes aquáticos no Brasil e na América Latina.

artigo do tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, que destaca um surfista prodígio de Búzios, Ben Almeida, 11 anos, que venceu no último fim de semana, a Trípice Coroa de Saquarema, na sub-12.

A praia da Caueira, em Itaporanga D'ajuda, recebe a segunda etapa do circuito dos ídolos do surfe nacional com recorde de inscritos.

Embora já tenha patrocinado outro evento da World Surf League no Havaí, a parceria é inédita no Brasil; A linha do atleta será a responsável pelos uniformes do staff para a etapa do VIVO Rio Pro apresentado por Corona, em Saquarema

Cantor carioca fará apresentação gratuita na cidade de Saquarema durante o Aloha Spirit Festival

Região Sudeste e Nordeste tem praticamente o mesmo número de participantes em 2024

A jovem canadense de apenas 16 anos, Erin Brooks, e o australiano Mikey McDonagh de

Vai começar o Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 - Apresentado pela Powerlight Surfboards e Magic - neste próximo final de semana (4 e 5 de maio) na praia da Joaquina. A competição abrirá a temporada de competições deste ano da Associação de Surf da Joaquina.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula