Na próxima quinta-feira (26), acontece o WSL Awards, um evento organizado pela principal entidade da elite do surf mundial, para premiar os atletas que se destacaram durante a última temporada do circuito mundial de surf. Filipe Toledo, atual campeão da WSL, será homenageado na cerimônia, que será realizada no Turtle Bay Resort, no Havaí, e deve contar com cerca de 250 convidados para prestigiar o evento.
A cerimônia, que não acontecia há alguns anos por conta das medidas preventivas em relação ao coronavírus, volta a acontecer no ano de 2023, mas com uma dimensão e escala menores. O evento costumava ser realizado na Austrália e tinha uma capacidade máxima de 600 pessoas. Mas, o intuito da premiação segue o mesmo, homenagear os atletas que demonstraram excelência em suas respectivas modalidades no ano anterior.
Filipinho, em 2022, teve o melhor ano de sua carreira, com um desempenho brilhante e resultados incríveis. Ao todo, foram cinco finais disputadas e 2 títulos – Bells Beach e Saquarema -, alcançando a marca de 12 etapas vencidas em seus 10 anos no WCT, coroada ainda com o maior êxito para um surfista, o título da WSL, após bater seu compatriota Ítalo Ferreira na grande final em Trestles, na Califórnia. Filipe receberá a taça oficial do título da WSL, que terá o design personalizado com os nomes de todos os campeões anteriores. Além disso, o surfista deixará seu discurso como grande campeão da temporada de 2022.
O MELHOR DO MUNDO
Além do show que dá surfando, Filipe transcende o surf fortalecendo a cultura do esporte, apoiando a educação e inspirando as próximas gerações. O surfista é responsável por projetos próprios como a Filipe Toledo Surf Store, localizada na Praia Grande, em Ubatuba, onde nasceu; a loja vende artigos, muitas vezes exclusivos, do universo do surf e das marcas que já são parceiras do atleta, como Hurley e Oakley. Filipe também é fundador da sua própria escola de surf, a Filipe Toledo Surf School, que busca desenvolver atletas da categoria de base, na Praia Grande. Ele também é padrinho do Projeto Namaskar, que oferece educação através de oficinas e cursos, com acompanhamento social, psicológico, cuidados com a saúde e serviços de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O Namaskar conta com oficinas de Yoga, Ballet, surfe, teatro musical, violão, bateria, futebol e etc. Desde os 16 anos competindo na elite do surf, Filipinho, como é conhecido, ocupa a primeira colocação no ranking mundial. Essa foi a quarta temporada seguida que ele terminou no TOP 5.