A segunda etapa do Hang Loose Surf Attack 2023, que alcança a sua 35ª edição, foi encerrada no domingo (23/07), na Praia de Camburi, em São Sebastião, com um registro inédito, tendo a primeira surfista de outro país, a espanhola Janire Etxabarri, vencendo uma etapa na principal categoria do circuito, a Sub 18. Entre os homens, o surfista de Bertioga Daniel Duarte, com a vitória na mesma categoria, assume a liderança do ranking.
O evento reuniu mais de 200 atletas da nova geração, incluindo surfistas de Portugal e Espanha do projeto da EDP Surf For Tomorrow, além das Ilhas Canárias.
“O Hang Loose Surf Attack ajudou a formar vários campeões mundiais que saíram deste circuito, que investe na base. E esta etapa foi especial porque nós recebemos uma delegação estrangeira que interagiu com os nossos atletas. Tudo isso aconteceu com o nosso espírito bacana, que é o espírito da Hang Loose”, ressaltou Alfio Lagnado, o empresário considerado um dos maiores entusiastas do surf brasileiro.
Janire Etxabarri, que é de Zumaia, Espanha, no País Basco, mostrou porque é tricampeã europeia júnior. A atleta que integra o importante projeto Surf For Tomorrow, criado pelo surfista português Tiago Pires e conta com Zé Seabra como técnico, venceu a principal categoria do evento, a Sub 18, e será para sempre lembrada quando o assunto for Hang Loose Surf Attack, como a primeira mulher de fora do Brasil a vencer uma etapa deste evento que é uma vitrine para a nova geração.
“Eu estou muito feliz com tudo isso que aconteceu comigo, não imaginava”, comentou. Na categoria masculino, o feito já havia sido conquistado pelo atleta das Ilhas Canárias Conor Donegan, em 2022, na praia do Tombo, em Guarujá, numa segunda etapa também.
RESULTADO DA SEGUNDA ETAPA – CAMBURI
MASCULINO
Sub 18
1 – Daniel Duarte (BER)
2 – Connor Donegan (HL)
3 – Guilherme Fernandes (UBA)
4 – Kai Odriziola (ESP)
Sub 16
1 – Kalani Robles (UBA)
2 – Lukas Camargo (PGD)
3 – Kailani Renno (UBA)
4 – Daniel Duarte (BER)
Sub 14
1 – Kailani Renno (UBA)
2 – Vini Palma (PGD)
3 – Kalani Robles (UBA)
4 – Bryan Almeida (GUA)
Sub 12
1 – Vini Palma (PGD)
2 – Keoni Renno (UBA)
3 – Izau Signorini (SVI)
4 – Theo Kogachi (GUA)
FEMININO
Sub 18
1 – Janire Etxabarri (ESP)
2 – Carol Bastides (PGD)
3 – Mayara Zampieri (SSB)
4 – Maria Salgado (POR)
Sub 16
1 – Luara Mandelli (PR)
2 – Mayara Zampieri (SSB)
3 – Carol Bastides (PGD)
4 – Maeva Guastalla (UBA)
Sub 14
1 – Carol Bastides (PGD)
2 – Maeva Guastalla (UBA)
3 – Paula Stefani (GSP)
4 – Mariah Marquez (CAR)
Sub 12
1 – Julia Stefani (PGD)
2 – Isabel Meyer (BER)
3 – Manu Medeiros (SSB)
4 – Maria Clara (GUA)