O Oi Rio Pro segue nesta segunda-feira, 27 de junho. As ondas estão com cerca de 1,5m, séries maiores, com formação bastante irregular, porém, algumas séries entram mais limpas. O dia começou com Mateus Herdy vencendoo australiano Jack Robinson por 11.74 a 11.67. Na sequência um duelo entre dois brasileiros, com Samuel Pupo vencendo Caio Ibelli, destaque para o nove conseguido por Samuel com um aéreo de backside full rotation. Placar final: 17.00 a 8.5.
Em seguida, na terceira bateria do round dos 16, o elétrico Ítalo Ferreira mostrou muita disposição e bom posicionamento para vencer Michael Rodrigues, que compete como convidado na etapa. Ítalo imprimiu seu ritmo, não tomando conhecimento do adversário com uma grande margem de diferença: 14.17 a 8.10. Miguel Pupo entrou na água na quarta bateria surfando contra o americano Nat Young. Pupo soube aproveitar muito bem as condições do dia, e encontrou duas ondas que somaram 15.00 contra apenas 9.94 de Young.
Na quinta bateria das oitavas foi a vez de Filipe Toledo, atual líder do ranking, defender sua posição. E Filipinho não deu chances para seu adversário, o peruano convidado para a etapa, Miguel Tudela, que apresentou um surfe sólido, contudo, não suficiente para vencer o confiante Filipinho, que a cada retorno ao outisde no jet-ski, agradecia à vibrante torcida. Placar: 13.56 a 9.44. Com o resultado, Filipinho se garantiu na WSL Finals, evento que define o campeão mundial, em Trestles, Califórnia, no final do ano.
Na sexta bateria, Connor O`Leary (AUS) venceu Mattew McGillivray (AFR). Depois foi a vez de Yago Dora fazer o dever de casa e garantir sua vaga nas quartas. Sua bateria contra o australiano Ethan Ewing foi uma das mais disputadas da fase, com Yago vencendo por 14.10 a 14.0.
A oitava etapa do CT 2022, agora segue para as quartas de final com seis brasileiros confirmados. Confira as baterias:
Bateria 1:
1.a: Mateus Herdy (BRA) x Samuel Pupo (BRA)
2.a: Ítalo Ferreira (BRA) x Miguel Pupo (BRA)
3.a: Filipe Toledo (BRA) x Connor O`Leary (AUS)
4.a: Yago Dora (BRA) x Callum Robson (AUS)
SEMIFINAIS Feminino:
1.a: Johanne Defay (FRA) x Gabriela Bryan (HAV)
2.a: Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)