
Davizinho, Picuruta, Rico e Leco (esq. para direita) – Foto: divulgação.
No último final de semana, 8,9 e 10 de março, o 2° Festival Verão Praia São Paulo, evento que tem levado cultura, diversão e esporte para a Cidade de São Paulo recebeu dois grandes esportistas brasileiros que já conquistaram títulos internacionais: Leco Salazar, campeão mundial de SUP em 2012, e o grande Davizinho Radical (Tri-Campeão mundial de adapt surf,Campeão Mundial ISA Adapt). Os dois palestraram para o público – cerca de 300 pessoas – formado em grande maioria por crianças da região que puderam ouvir as histórias de superação, muito treinamento e muitas mensagens importantes relacionadas à prática dos esportes, a importância dos estudos, entre outros assuntos.
“O Leco deu um show e o Davizinho com toda sua mensagem, é um comunicador nato. A criançada andou de SUP com o campeão mundial. Foi muito bacana”, avalia Rico.
“O Davizinho sempre rindo. Eu nunca vi o Lars nem o Davizinho reclamando de nada. Ele fala muito bem, se comunica muito bem. Davizinho plantava bananeira no SUP…andou em todas as atividades”, disse Rico.

Paulo da Aprel, Rico, Davizinho, Leco e Picuruta com a criançada ao fundo – Foto: divulgação.
Rico de Souza, que além de palestrante foi mediador das palestras, afirma que a receptividade por parte da comunidade foi excelente e que a oportunidade para levar um pouco de conhecimento através do esporte para as crianças:
“Foi a maior alegria ver todas aquelas crianças desembarcando dos ônibus que as levavam e vindo em nossa direção, sempre sorrindo e com aquela energia maravilhosa que só as crianças têm. São crianças com idade entre 8 a 14 anos e vimos a alegria em seus olhos”, disse Rico.
Ainda de acordo com Rico, o evento vem servindo como uma ferramenta importante para mostrar a importância do esporte e da educação em todas as sociedades.
“Eu brinquei com a meninada fazendo uma espécie de desafio, dizendo: olha, quem seguir no caminho do esporte e da educação, um dia vai lembrar desse carioca surfista e vão fez como a disciplina faz a diferença”, disse Rico relembrando uma importante passagem em sua carreira como atleta:
“Só o esporte te mostra que você perde, às vezes você ganha. Pode ser a perda de alguém da família, ou de um emprego ou coisa que valha. Lembro quando fui no Peru competir em 1970, levei uma prancha pequena, e na minha primeira bateria quebrei a prancha. Aquilo fez com que eu me preparasse para no ano seguinte eu voltar com uma prancha certa e vencer o evento. E essa foi minha vitória preferida”.

Davizinho se prepara para o rolé de SUP – Foto: divulgação.
“Todos os palestrantes foram maravilhosos. Mas gostaria de destaca a grandeza do nosso Zico, que com um show de humildade, deu autógrafo para cerca de 300 crianças, para todas elas, uma energia muito boa. Zico falou sobre o pai dele tinha que tinha um sonho de dar uma formação para seus seis filhos e ele conseguiu, todos se formaram e essa mensagem tenho certeza foi muito significativa para todas as crianças”, disse Rico.
Horário: 9h às 17h, durante oito finais de semana seguidos, sexta, sábado e domingo, começando em 02 de fevereiro e seguindo até 24 de março. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na hora, nos locais do festival (Centros esportivos e Parque Praia do Sol).

Rico e Davizinho de SUP na represa – Foto: divulgação.
Festival Verão Praia São Paulo – O Festival Verão Praia São Paulo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura da Cidade de São Paulo (SEME), produzida pela Associação Paulistana de Recreação (Aprel), Esportes e Lazer, que leva atividades esportivas gratuitas para todas as regiões da cidade. Em sua segunda edição, o festival conta com esportes como beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, frescobol, beach soccer, frisbee, caiaque, pedalinho, banana boat, stand up paddle (SUP) , canoa Havaiana e barco a vela.