Notícias

>

Búzios Surf Pro Am 2022: dobradinha histórica em Geribá

Escrito por

|

Publicado em:

03/07/2022

|

Atualizado em:

04/07/2022

-

14:09

|

5 min de leitura

5 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 

Os irmãos Costa protagonizaram um momento histórico em Geribá – Foto: Pedro Monteiro

Terminou neste domingo, 3 de julho, o Búzios Surf Pro 2022. Em dia de sol, praia cheia e boas ondas em Geribá, os profissionais entraram na água às 08 horas. E os irmãos cearenses, radicados no Rio de Janeiro, Yanca Costa e Cauã Costa protagonizaram uma dobradinha histórica e sagraram-se campeões profissionais da segunda etapa do Circuito Estadual da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro).

Com dois aéreos magníficos – o primeiro, nota 9,0 e o segundo nota 10 – o surfista Cauã Costa, conquistou pela primeira vez, uma etapa profissional. Já a irmã Yanca Costa, com a vitória, manteve a ótima fase de resultados, uma vez que já é a atual campeã estadual do Rio de Janeiro. Cada irmão levou para casa R$5.000,00 pelos títulos conquistados. Arquimedes, pai e treinador de Yanca e Cauã, falou sobre o sentimento de orgulho e reconhecimento pelo trabalho e dedicação da família:

“Há sete anos nos reunimos e decidimos nos mudar de estado. Pois todos os títulos, do Ceará, já haviam sido conquistados. Escolhemos vir para o Rio de Janeiro. Hoje, vemos que foi a decisão certa. Temos um enorme carinho por esse lugar, em que fomos muito bem recebidos desde a chegada. Hoje foi tudo perfeito! Cauã, nota 10 e os dois sagraram-se campeões! Um grande orgulho!”

Cauã Costa marcou 10 na final – Foto: Pedro Monteiro

Amador

O evento recebeu mais de 150 atletas inscritos de várias partes do Brasil. Após a final profissional, ainda foram realizadas mais oito finais amadoras, com atletas de 12 a 18 anos. Na categoria Sub 12, os capixabas Aninha Dagostini, no feminino e Eric Gratz – de apenas, 10 anos, e filho do surfista Michael Gratz – no masculino, levaram para o Espírito Santo os dois títulos. Seguindo a trajetória de muitos outros surfistas capixabas, que também tiveram o Rio de Janeiro como território de crescimento em suas carreiras, Aninha e Eric aproveitaram essa oportunidade para iniciar suas conquistas, no mesmo estado em que antecessores como Kristian Kimmerson.

O surfista Pablo Gabriel, de 13 anos, que é o atual campeão estadual sub 12, ficou com o título dessa etapa, na categoria Sub 14. O atleta, cabofriense, que é a atual revelação do surfe do estado do Rio de Janeiro, mandou um aéreo rodando, na bateria final e arrancou aplausos da galera. No feminino, da mesma categoria, a carioca Sarah Ozorio, surfista do Recreio, levou o título, com uma nota 08 na final. Foi o primeiro título estadual da atleta, que saiu da água chorando de emoção.

Yanca Costa – Foto: Pedro Monteiro

Rickson Falcão, de Saquarema, e Paloma Oliveiro, de Búzios, foram os campeões da categoria Sub 16. Rickson – que é o campeão estadual da categoria sub 14 de 2021 – enfrentou uma final super disputada e levou a melhor na etapa, em busca por manter o título na nova categoria. A surfista Paloma fez a alegria da cidade anfitriã do evento e deixou o título em casa.

Logo depois, o buziano, Sunny Pires, repetiu o feito. E deixou, também, em Búzios o título masculino, da categoria Sub 18. Ele, que é o atual campeão estadual sub 16 e sub 18, manteve sua performance de resultados. E, comprovou que quando há investimento e incentivo, como os que a Prefeitura local vem dando ao esporte, os resultados aparecem No feminino, a atleta paulistana, Kemily Sampaio, surfista da Praia Grande, que está em transição para a carreira profissional, ficou com o título da categoria.

A competição foi válida pela segunda etapa do circuito estadual do Rio de Janeiro 2022, realizado pela FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro) e apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da secretaria de lazer e esporte – pelo segundo ano consecutivo.

Visando preparar melhor a equipe fluminense, Guilherme Herdy assumiu, mais um cargo na Federação. Além de vice-presidente, ao lado de Guilherme Aguiar, Herdy, agora, assumiu o cargo de técnico de equipe. Que estava vago desde o falecimento do surfista Léo Neves. Herdy esteve presente na etapa para conhecer melhor os atletas.

Geribá – Foto: Pedro Monteiro

“Estamos visando continuar o legado que o Léo deixou. Nesses dois mandatos em que estamos na federação, estamos buscando recolocar o Rio no lugar de onde ele nunca deveria ter saído. Somos um celeiro de ótimos surfistas e temos que aproveitar isso.” Disse, Herdy.

Premiação – Para os Profissionais, a etapa teve nível 2A. Com uma premiação total de R$36 mil reais. Entre os Amadores, os campeões receberam uma prancha do Shaper Ricardo Astral, 53 anos. Ricardo começou a fazer pranchas com 14 anos e reside há mais de 20 anos, em Búzios. Os vice campeões ganharam blocos e todos os finalistas receberam kits com saborosos kits da Sequóia, que produz os deliciosos Garytos.

Garytos – Surfistas, familiares, amigos e o público presente puderam saborear, durante os quatro dias de evento, as famosas tortillas chips Garytos. Produzidas com total responsabilidade socioambiental. Seguindo a linha de uma alimentação de qualidade, elas são feitas com puro milho, não transgênico, sem glúten e sem conservantes. E com o máximo sabor!

AO VIVO – A etapa do Búzios Surf Pro Am 2022, foi transmitida, ao vivo (Webcast), pelo Youtube da Wave Data Systems, com o apoio e suporte técnico da LS INTERNET. Todo o evento ainda pode ser visto no youtube da FESERJ.

O evento foi apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da Secretaria de de Lazer e Esporte. O Búzios Surf Pro Am 2022 contou com co-patrocínio da Garytos. E com o apoio do Shaper Ricardo Astral, Mantra Restaurante, Pousada Marbella, Solar Hostel, e Casa do Pedreiro. E a transmissão ao vivo foi realizada pela equipe da Wave Data, com o suporte e conexão da LS Internet. A realização ficou a cargo da FESERJ, com suporte da ABRASP, em parceria com a ASB.

RESULTADOS:

Masculino Pro

1- Cauã Costa

2- Pedro Neves

3- Alan Jhones

4- Krystian Kimerson

Feminino Pro

1- Yanca Costa

2- Gabriela Teixeira

3- Julia Duarte

4- Tais Almeida

Sub 18

1- Sunny Pires

2- Guilherme Lemos

3- Rickson Falcão

4- Rafael Lutfy

Sub 18 Feminino

1- Kemily Sampaio

2- Paloma Oliveiro

3- Maria Laura Ferreira

4- Lais Costa

Sub 16

1- Rickson Falcão

2- Vitor Gabriel Lima

3- Guilherme Lemos

4- Luan Ferreira

Sub 16 Feminino

1- Paloma Oliveiro

2- Sarah Ozorio

3- Luana Paes

4- Sofia Tinoco

Sub 14

1- Pablo Gabriel

2- Nathan Hereda

3- Bernardo Bicalho

4- Eric Grattz

Sub 14 Feminino

1- Sarah Ozorio

2- Leticia Calleia

3- Sofia Tinoco

4- Lanay Thompson

Sub 12

1- Eric Grattz

2- Matheus Jhones

3- Petrus Dantas

4- Guilherme Barreto

Sub 12 Feminino

1- Aninha Dagostini

2- Alice Pitanga

3- Lanay Thompson

4- Eloah de Souza

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Com onda surfada na Barrinha, em Saquarema, atleta conseguiu a vitória na principal categoria da noite: Ocyan Onda do Ano Masculino. No feminino, Michaela Fregonese foi a campeã com onda também da Barrinha.

Grandes ondas do litoral do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo lideram as indicações. Atletas como Lucas Chumbo e Michelle Des Bouillons, destaques mundiais em ondas gigantes, são finalistas na competição. Cerimônia de premiação acontece no Rio de Janeiro só para convidados

World Surf League anuncia os convites para Filipe Toledo e João Chianca disputarem o CT 2025, Kelly Slater é confirmado nas etapas do CT 2024 no Tahiti e em Fiji !

Porto de Galinhas recebe a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf em maio, com premiação igualitária para homens e mulheres

O paulista e o carioca carimbaram seus passaportes para a Europa, antes da grande final do Semillero Olas Pro Tour 2024 no Rio de Janeiro, onde serão definidos os campeões do circuito nas categorias Sub 18 Masculino e Feminino e Sub 16 Feminino. Outros brasileiros também conquistaram pódios na sexta etapa.

Encerrou-se neste domingo (14) o Maresia Pro Taíba 2024, evento válido como etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Nacional, que teve início na quinta-feira (11).

Segundo dia do Maresia Pro Taíba, foi marcado pela estreia dos pré-classificados do certame estadual e da Taça Brasil e por grandes perfomances de alguns dos maiores astros do surf brasileiro.

Teve inicio da primeira etapa do circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a divisão de acesso à Elite do Surf Nacional, que aconteceu até domingo (14).

Gabriel Klaussner, novo embaixador da G-Shock é um dos favoritos. Marca também é patrocinadora do evento

A sexta etapa está programada para 13 e 14 de abril, na mesma praia La F.A.E, com mais U$ 10 mil em premiação e prometendo mais ação nas águas da América do Sul.

SAQUAREMA SURF FESTIVAL VAI SEDIAR A 2ª ETAPA DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE DE 15 A 21/4. - Serão três competições da WSL na Praia de Itaúna (RJ): QS 5.000, Longboard Pro e Pro Junior !

A primeira parada do circuito CBSurf Master Tour 2024 – etapa Navegantes 50 anos de Surf - terminou neste domingo (07), com a definição dos campeões das cinco categorias disputadas no litoral norte catarinense.

Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do GKC VELAS TRAIRI, evento que rola entre os dias 17 e 23 de junho de 2024 na paradisíaca praia do Guajiru, município de Trairi-CE, e valerá como 1ª Etapa do Brasileiro ABK l Strapless Freestyle / Kite Foil Tubular / TT Race; 3ª Etapa do Brasileiro ABwing l Wing Race e o Regional GKC l Tow In Surf Foil.

O mar reagiu neste segundo dia do CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf - para as primeiras fases da Kahuna, Legends e Gran Kahuna. Júnior Rocha (RN) foi o destaque do dia com o maior somatório do evento até o momento.

  Domingo de campeões no CBSurf Master Tour 2024 em Navegantes(SC). A primeira parada do circuito CBSurf Master Tour 2024 – etapa

Entre os dias 11 e 14 de abril a Praia da Taíbinha, localizada no município de São Gonçalo do Amarante-CE servirá de palco para o mais tradicional campeonato de surf da região, o Maresia Pro Taíba, evento válido como segunda etapa do circuito CBSurf Taça Brasil e abertura do Circuito Cearense de Surf Profissional 2024.

Últimas notícias

Com onda surfada na Barrinha, em Saquarema, atleta conseguiu a vitória na principal categoria da noite: Ocyan Onda do Ano Masculino. No feminino, Michaela Fregonese foi a campeã com onda também da Barrinha.

Grandes ondas do litoral do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo lideram as indicações. Atletas como Lucas Chumbo e Michelle Des Bouillons, destaques mundiais em ondas gigantes, são finalistas na competição. Cerimônia de premiação acontece no Rio de Janeiro só para convidados

World Surf League anuncia os convites para Filipe Toledo e João Chianca disputarem o CT 2025, Kelly Slater é confirmado nas etapas do CT 2024 no Tahiti e em Fiji !

Porto de Galinhas recebe a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf em maio, com premiação igualitária para homens e mulheres

O paulista e o carioca carimbaram seus passaportes para a Europa, antes da grande final do Semillero Olas Pro Tour 2024 no Rio de Janeiro, onde serão definidos os campeões do circuito nas categorias Sub 18 Masculino e Feminino e Sub 16 Feminino. Outros brasileiros também conquistaram pódios na sexta etapa.

Encerrou-se neste domingo (14) o Maresia Pro Taíba 2024, evento válido como etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Nacional, que teve início na quinta-feira (11).

Segundo dia do Maresia Pro Taíba, foi marcado pela estreia dos pré-classificados do certame estadual e da Taça Brasil e por grandes perfomances de alguns dos maiores astros do surf brasileiro.

Teve inicio da primeira etapa do circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a divisão de acesso à Elite do Surf Nacional, que aconteceu até domingo (14).

Gabriel Klaussner, novo embaixador da G-Shock é um dos favoritos. Marca também é patrocinadora do evento

A sexta etapa está programada para 13 e 14 de abril, na mesma praia La F.A.E, com mais U$ 10 mil em premiação e prometendo mais ação nas águas da América do Sul.

SAQUAREMA SURF FESTIVAL VAI SEDIAR A 2ª ETAPA DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE DE 15 A 21/4. - Serão três competições da WSL na Praia de Itaúna (RJ): QS 5.000, Longboard Pro e Pro Junior !

A primeira parada do circuito CBSurf Master Tour 2024 – etapa Navegantes 50 anos de Surf - terminou neste domingo (07), com a definição dos campeões das cinco categorias disputadas no litoral norte catarinense.

Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do GKC VELAS TRAIRI, evento que rola entre os dias 17 e 23 de junho de 2024 na paradisíaca praia do Guajiru, município de Trairi-CE, e valerá como 1ª Etapa do Brasileiro ABK l Strapless Freestyle / Kite Foil Tubular / TT Race; 3ª Etapa do Brasileiro ABwing l Wing Race e o Regional GKC l Tow In Surf Foil.

O mar reagiu neste segundo dia do CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf - para as primeiras fases da Kahuna, Legends e Gran Kahuna. Júnior Rocha (RN) foi o destaque do dia com o maior somatório do evento até o momento.

  Domingo de campeões no CBSurf Master Tour 2024 em Navegantes(SC). A primeira parada do

Entre os dias 11 e 14 de abril a Praia da Taíbinha, localizada no município de São Gonçalo do Amarante-CE servirá de palco para o mais tradicional campeonato de surf da região, o Maresia Pro Taíba, evento válido como segunda etapa do circuito CBSurf Taça Brasil e abertura do Circuito Cearense de Surf Profissional 2024.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula