Notícias

>

Vídeo: tubos enormes na última sessão do Itacoatiara Big Wave 2022

A elite do surfe de ondas grandes encarou ondas de mais de quatro metros, nesta terça-feira (30), para disputar a segunda e última sessão de tow-in do Itacoatiara Big Wave 2022, na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói. Rebocados por jet-ski, os big riders aproveitaram a entrada de um

Escrito por

Mauro Touguinhó

|

Publicado em:

30/08/2022

|

Atualizado em:

31/08/2022

-

13:24

|

5 min de leitura

5 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Lucas Chumbo sempre se destaca quando as condições estão extremas – Foto: Tony Dandrea

A elite do surfe de ondas grandes encarou ondas de mais de quatro metros, nesta terça-feira (30), para disputar a segunda e última sessão de tow-in do Itacoatiara Big Wave 2022, na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói. Rebocados por jet-ski, os big riders aproveitaram a entrada de um swell e encararam ondas desafiadoras que batiam na Laje do Shock (atrás da Pedra do Pampo) e ganhavam um volume ainda maior e com mais dificuldade para os competidores.

Para segurança dos atletas, foi montado um grande esquema logístico pela organização do evento, o mesmo adotado pela Liga Mundial para o surfe de ondas grandes em Nazaré. As equipes foram divididas em duas baterias, cada uma com duração de 50 minutos. Os atletas entraram na água três vezes durante toda a sessão, seguindo uma ordem previamente definida para a chamada. Como o mar estava muito irregular, a organização decidiu esperar que acalmasse para, então, começar a sessão às 8h, seguindo até às 13h. Os surfistas não desistiram das ondas mesmo durante a chuva.

Valentin Neves – Foto: Tony Dandrea

Além disso, em conjunto com pilotos e surfistas, foram desenvolvidas rotas de navegação para colocação do atleta na onda e seu resgate após a surfada. Idealizador da prova, o presidente da Associação de Surf de Ondas Grandes e Tow-In de Niterói, Alexey Wanick, reiterou que o esquema logístico foi fundamental para oferecer mais segurança na negação e melhores condições de surfe para os atletas.

“Quando percebemos que o mar ainda não estava em condições adequadas para iniciar a competição, resolvemos colocá-la em espera até oito da manhã. A partir daí, as baterias começaram. O tempo também teve um momento que ficou muito adverso, choveu bastante. Mas, logo depois, a chuva parou, o tempo abriu, o mar se transformou e nós tivemos, então, ondas incríveis sendo surfadas, bastante potentes e tubulares. Nós trabalhamos bastante a segurança aquática e os procedimentos de navegação junto dos atletas. Também temos que dar destaque para nossa pilotagem, que colocou os surfistas em ótimas ondas. Sabemos que praticamos um esporte que é bonito, mas é um esporte com um risco bastante elevado,” explicou Alexey.

Wylliam Santana – Foto: Tony Dandrea

Ele contou, ainda, que o projeto para o ano que vem seguirá com essas duas modalidades e há planos de se incluir, além do tow-in na Laje do Shock, o tow-in também na Ilha Mãe, outra locação bastante diferenciada com ondas de qualidade aqui na região de Niterói.

O desafio desta terça-feira contou com os big riders: Gabriel Sampaio, Ziul Andueza, Gutemberg Goulart, Paulo Diego Imbica, Willyam Santana, Ilan Blank, Lucas Chumbo, Alemão de Maresias, Victor Gioranelli, Guilherme Hillel, Valentin Neves,  Michaela Fregonese, Kleber Pires, Fabiano Passos, Mauro Belo, Marcos Monteiro, Daniel Rodrigues, Facundo Arreyes e Victor Gioranelli e Aurélio Leal.

Facundo Arreyes – Foto: Tony Dandrea

As melhores performances do dia ficaram por conta de Willyam Santana e Lucas Chumbo, que pegou uma onda de quatro metros de altura. “Eu me achei hoje muito melhor do que da última vez, então eu fiquei feliz com a minha performance. Capitão Lemos também me jogou em várias ondas, então eu acho que valeu, né?! Sonho realizado da gente ter um evento aqui em Niterói, lugar que prestigia a gente com os maiores swells, as maiores ondulações do ano e ter um campeonato aqui no Shock é um sonho maior realizado, ainda mais um campeonato de tow-in tendo uso do jet-ski e da dupla. Cara, faz toda a diferença e é isso que o big surf precisa no Brasil”, disse Chumbo.

Shock – Foto: Tony Dandrea

O sergipano Willyam Santana falou sobre o desafio de surfar em um mar com condições extremas, como o de Itacoatiara. “Hoje foi mais um dia irado aqui no Shock. Todos os atletas presentes, as condições estavam bem extremas, o mar estava balançando bastante, mas, como já diz o nome: é Shock! Tinha bastante onda e algumas vinham muito grandes, muito ogras. Eu consegui pegar um número de ondas muito grande, creio que eu peguei umas dez ondas. Peguei duas muito grandes e não consegui sair dos tubos, mas o mar estava difícil, mas como sempre muito desafiador e muito irado”

Pioneiro no tow-in em Itacoatiara, o bodyboarder Luís Eduardo Melo, o Dudu Pedra, comemorou a sessão na Laje do Shock. “É muito legal ver o cenário do surfe hoje trazendo o tow-in para a Laje do Shock. É uma onda que começou a ser explorada pelos bodyboarders nos anos 80 e a minha geração, junto com Guilherme Corrêa e vários outros, estava chegando no limite da onda na remada quando surfamos o tow-in pela primeira vez aqui. A partir dali o pessoal viu que é possível fazer, porque até então era aquele lugar onde ninguém podia chegar, era uma onda que não podia ser surfada nessas condições. E agora eles estão  explorando e passando desses limites. É algo muito novo, muito legal de se ver. Eles estão descobrindo as bordas, as fronteiras, até onde podem chegar”, disse.

Felipe Cesarano – Foto: Tony Dandrea

Formato da competição

Após o encerramento da janela nesta terça-feira, o material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios da Liga Mundial para o surfe de ondas grandes. A competição tem premiação total de R$ 100 mil, inclusive para cinegrafistas e pilotos de jet-ski que atuaram no reboque de atletas.

O IBW 2022 é a 1ª competição de surfe de ondas grandes do Brasil simultânea de remada e tow-in. As provas foram abertas para surfistas consagrados e amadores, homens e mulheres, que se inscreveram enviando os vídeos das ondas surfadas para a organização do evento. As chamadas foram realizadas com base na previsão das grandes ondulações (swells). Na Praia de Itacoatiara aconteceu a chamada para surfe na remada e na Laje do Shock (atrás da Pedra do Pampo Clube), para o tow in.

Caroço! – Foto: Tony Dandrea

A primeira janela do campeonato atingiu séries de sete metros e os big riders tiveram que entrar no mar de jet-ski pela Praia de Itaipu para conseguirem descer nas remadas. Já na primeira sessão de tow-in, modalidade que começou nos anos 90, no Havaí, e vem se consolidando a cada ano como forma de competição, as ondas chegaram a três metros e os surfistas deram um show nas águas de Niterói.

Patrocínios

O campeonato tem patrocínio da Enel Distribuição Rio, da Secretaria de Esportes e Lazer de Niterói e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), com apoio da Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E-Vianna Personal.

 

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Lucas Cassidy (MEX) tira a maior nota WSL REMA 2026 até o momento, com 9.50 pontos .Pela manhã, quatro baterias deram continuidade ao Round of 64 feminino na Praia de Itaúna

Sophia Medina venceu sua bateria com 11.87 pontos e apareceu entre os principais destaques desta quarta-feira . Catalina Zariquiey e Sol Aguirre fizeram dobradinha peruana na primeira bateria feminina do dia

Competição e demonstração de surfe para PCDs no próximo fim de semana em Bairro Novo

Com premiação ampliada para R$ 60 mil, Barra da Tijuca recebe a 2ª etapa do Rio Surf Pro 2026

Brasileira avança direto para a próxima fase e mantém o sonho do campeonato. Clara Pontes conquista a primeira nota 10 da carreira e Neymara Carvalho também garante vaga sem passar pela repescagem

Evento que envolve a limpeza do planeta celebra 24 anos consecutivos no Brasil. Já são mais de 700 localidades contempladas nacionalmente, e duas Internacionais.

Segundo dia de competição na Praia de Itaúna teve sequência da chave masculina com as baterias do Round of 96. Luke Swanson (HAW) e Charly Quivont (FRA) protagonizaram algumas das principais performances desta terça-feira

Primeiro dia de competição movimenta a Praia de Itaúna com baterias masculina. Arruda liderou a rodada de abertura com 12,67 pontos, enquanto Lukas Skinner somou 15,00 no Round of 128 e ficou entre os destaques do dia

O Evento Acontecerá neste Sábado (19) na Casa da Frontaria Azulejada, no Centro Histórico de Santos!

Nesta quarta-feira (16/09) acontece a abertura oficial do Festival GKC Velas Preá, evento que traz mais uma etapa do certame nacional de Kitesurf e Wing Foil para os mares cearenses este ano.

Luara Mandelli repetiu a medalha de Bronze de 20 anos atrás, John Muller ganhou a de Cobre e o Brasil a de Bronze de terceira melhor equipe do mundo entre 56 países

De 14 a 20 de setembro, festival ocupa Saquarema com o QS 6.000 International, atividades de skate, cinema, sustentabilidade, wellness, workshops e programação musical

Ryan Martins, Arthur Vilar, Michel Demétrio e Petrus Dantas passaram as suas baterias na quarta-feira e toda a equipe compete na quinta-feira

Os paulistas Kalani Robles, John Muller, Júlia Stefani, Carol Bastides e Giovanna Rocha, passaram as suas segundas baterias na terça-feira em El Salvador

Banco do Brasil São Sebastião Pro marca estreia do litoral paulista no circuito internacional da WSL e reforça estratégia de expansão do surfe no país

Pentacampeã mundial Neymara Carvalho compete aos 50 anos ao lado da filha e está em 4º lugar; bicampeã mundial Soraia Rocha é destaque da categoria Master

Últimas notícias

Lucas Cassidy (MEX) tira a maior nota WSL REMA 2026 até o momento, com 9.50 pontos .Pela manhã, quatro baterias deram continuidade ao Round of 64 feminino na Praia de Itaúna

Sophia Medina venceu sua bateria com 11.87 pontos e apareceu entre os principais destaques desta quarta-feira . Catalina Zariquiey e Sol Aguirre fizeram dobradinha peruana na primeira bateria feminina do dia

Competição e demonstração de surfe para PCDs no próximo fim de semana em Bairro Novo

Com premiação ampliada para R$ 60 mil, Barra da Tijuca recebe a 2ª etapa do Rio Surf Pro 2026

Brasileira avança direto para a próxima fase e mantém o sonho do campeonato. Clara Pontes conquista a primeira nota 10 da carreira e Neymara Carvalho também garante vaga sem passar pela repescagem

Evento que envolve a limpeza do planeta celebra 24 anos consecutivos no Brasil. Já são mais de 700 localidades contempladas nacionalmente, e duas Internacionais.

Segundo dia de competição na Praia de Itaúna teve sequência da chave masculina com as baterias do Round of 96. Luke Swanson (HAW) e Charly Quivont (FRA) protagonizaram algumas das principais performances desta terça-feira

Primeiro dia de competição movimenta a Praia de Itaúna com baterias masculina. Arruda liderou a rodada de abertura com 12,67 pontos, enquanto Lukas Skinner somou 15,00 no Round of 128 e ficou entre os destaques do dia

O Evento Acontecerá neste Sábado (19) na Casa da Frontaria Azulejada, no Centro Histórico de Santos!

Nesta quarta-feira (16/09) acontece a abertura oficial do Festival GKC Velas Preá, evento que traz mais uma etapa do certame nacional de Kitesurf e Wing Foil para os mares cearenses este ano.

Luara Mandelli repetiu a medalha de Bronze de 20 anos atrás, John Muller ganhou a de Cobre e o Brasil a de Bronze de terceira melhor equipe do mundo entre 56 países

De 14 a 20 de setembro, festival ocupa Saquarema com o QS 6.000 International, atividades de skate, cinema, sustentabilidade, wellness, workshops e programação musical

Ryan Martins, Arthur Vilar, Michel Demétrio e Petrus Dantas passaram as suas baterias na quarta-feira e toda a equipe compete na quinta-feira

Os paulistas Kalani Robles, John Muller, Júlia Stefani, Carol Bastides e Giovanna Rocha, passaram as suas segundas baterias na terça-feira em El Salvador

Banco do Brasil São Sebastião Pro marca estreia do litoral paulista no circuito internacional da WSL e reforça estratégia de expansão do surfe no país

Pentacampeã mundial Neymara Carvalho compete aos 50 anos ao lado da filha e está em 4º lugar; bicampeã mundial Soraia Rocha é destaque da categoria Master

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula