Notícias

>

Challenger Series: Edgard Groggia bate todos os recordes em Portugal

Escrito por

João Carvalho

|

Publicado em:

04/10/2022

|

Atualizado em:

05/10/2022

-

12:00

|

7 min de leitura

7 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Nove surfistas da América do Sul vão disputar classificação para as oitavas de final do EDP Vissla Pro Ericeira, em Portugal. Sete passaram pela segunda fase nas ondas de 2-3 pés desta terça-feira, em Ribeira D´Ilhas, o peruano Lucca Mesinas e os brasileiros Michael Rodrigues, Deivid Silva, Edgard Groggia, Willian Cardoso, Lucas Silveira e Matheus Navarro, sem contar Jessé Mendes, que passou a representar a Itália esse ano. Duas sul-americanas também seguem na briga, a brasileira Luana Silva defendendo o título da etapa portuguesa do World Surf League (WSL) Challenger Series e a peruana Daniella Rosas.

As rodadas classificatórias para as oitavas de final das duas categorias, serão disputadas nesta quarta-feira, 5, com transmissão ao vivo pelo site da WSL e pelo aplicativo e canal da WSL no Youtube. A primeira chamada do dia será às 7h30 em Portugal, 3h30 da madrugada no Brasil. Nesta terça-feira, o destaque nas ondas de Ribeira D´Ilhas foi o paulista Edgard Groggia, que bateu todos os recordes do EDP Vissla Pro Ericeira. Ele achou boas direitas para mostrar a potência do seu frontside nas manobras de borda e voando nos aéreos também.

O surfista do litoral paulista já começou bem com nota 8,00 e o norte-americano Crosby Colapinto também iniciou forte com 7,43. O irmão mais jovem do top do CT, Griffin Colapinto, assumiu ponta com notas 5,40 e 6,23 seguidas. Mas, o brasileiro deu outro show no último minuto, completando uma boa onda com um aéreo incrível, para receber a maior nota do campeonato, 8,83. Com ela, se tornou o recordista absoluto com 16,83 pontos. O catarinense Alejo Muniz também estava nessa bateria, mas não fez uma boa escolha de ondas e terminou em último, despencando do quinto para o nono lugar no ranking do Challenger Series.

Lucas Silveira – Foto: Poulenot

 

“Estou muito feliz e cansado também, porque as ondas são muito longas. A água é bem gelada, está muito frio, mas estou feliz com minha performance e com minha prancha, que está muito boa nessas ondas”, disse Edgard Groggia. “Estou feliz em estar achando boas ondas nas duas baterias que avancei e é isso, seguir bateria por bateria para chegar mais perto do objetivo, do sonho, que é classificar para o CT. Quero agradecer todo mundo, meus patrocinadores e, se Deus quiser, a gente vai fazer um bom resultado aqui.”

Com a classificação para a terceira fase do EDP Vissla Pro Ericeira, Edgard Groggia ganhou sete posições no ranking, subindo de 31º para 24º. Após os resultados desta terça-feira, em Portugal, dois brasileiros aparecem no grupo dos top-10 que se classificam para a divisão de elite da World Surf League. Com a eliminação em 37º lugar, Alejo Muniz já caiu da quinta para a nona posição e na décima está Michael Rodrigues. O cearense avançou numa dobradinha sul-americana vencida por Lucca Mesinas, na terceira bateria masculina do dia.

O peruano iniciou 2022 entre os tops do WSL Championship Tour, mas perdeu sua vaga na elite no novo corte no meio da temporada, implantado esse ano. Lucca agora tenta retornar ao grupo dos melhores do mundo pelo Challenger Series e já subiu da 20ª para a 16ª posição. Essa foi a segunda vez que ele se classificou com um brasileiro em Ribeira D´Ilhas. Na primeira fase, foi junto com Peterson Crisanto e vai enfrentar outro em sua próxima bateria, Matheus Navarro, que conquistou a primeira vitória brasileira nesta terça-feira.

Deivid Silva – Foto: Poulenot

“Estava bem difícil a bateria, porque foi na maré cheia, com as ondas sem muita força”, disse Lucca Mesinas “Eu decidi então surfar no outro pico e lá consegui ondas melhores. Eu já estava ficando nervoso, mas tive sorte de pegar duas boas para avançar. As ondas daqui são boas na maré certa, então espero continuar achando boas ondas para continuar avançando. Eu preciso de um bom resultado para buscar meu objetivo, que é voltar ao CT.”

Primeiro indonésio – Quem já atingiu esta meta nesta terça-feira foi Rio Waida, que se tornou o primeiro indonésio a fazer parte da elite do World Surf League Championship Tour. Com apenas 22 anos de idade lidera o ranking vencendo duas das quatro etapas disputadas, em Sidney, na Austrália e em Ballito, na África do Sul. Com a passagem para a terceira fase do EDP Vissla Pro Ericeira, já totalizou 22.650 pontos que garantem sua permanência entre os 10 primeiros colocados no ranking final do Challenger Series.

“Estou muito feliz e nem consigo acreditar. É a primeira vez que um surfista da Indonésia se qualifica para o CT, então é um momento histórico para o meu país”, disse Rio Waida. “Eu sempre sonhei com isso, pensava nisso desde o início até o fim de cada dia, então estou muito feliz e acredito que todos na Indonésia também. É uma ótima notícia para comemorar e agradeço a todos que sempre estão me apoiando. Estou muito feliz por já ter conseguido realizar meu sonho, de disputar o CT, mas quero continuar focado nesse evento aqui.”

 

Marco Giorgi – Foto: Poulenot

Brasileiros classificados – Nesta bateria que o indonésio Rio Waida confirmou a primeira vaga no CT 2023 pelo ranking do Challenger Series, Willian Cardoso conquistou a quarta das seis classificações do Brasil para a terceira fase do EDP Vissla Pro Ericeira. A primeira foi a do também catarinense Matheus Navarro na segunda bateria. Na terceira, Michael Rodrigues avançou na dobradinha sul-americana com o peruano Lucca Mesinas.

Na quarta, o resultado foi ao contrário, com o paranaense Peterson Crisanto e o uruguaio Marco Giorgi sendo barrados por dois australianos integrantes do G-10 do Challenger Series, Ryan Callinan e Dylan Moffat. Na quinta bateria, Deivid Silva fez os primeiros recordes do dia com nota 8,00 e 14,50 e poderia ter sido uma dobradinha brasileira, se Jessé Mendes não tivesse mudado de nacionalidade, para passar a representar a Itália esse ano. Os dois eliminaram o taitiano Michel Bourez e o australiano Sheldon Simkus.

Depois, teve Willian Cardoso passando junto com o novo top do CT, Rio Waida, na sétima bateria e Edgard Groggia estabelecendo novos recordes para o EDP Vissla Pro Ericeira, no confronto que o ex-número 5 do ranking, Alejo Muniz, acabou em último lugar. Essa participação dupla foi na nona bateria e mais dois brasileiros competiram nas duas seguintes. O carioca Lucas Silveira avançou em segundo na vitória australiana de Morgan Cibilic, mas o pernambucano Ian Gouveia ficou em último na 11ª e penúltima do dia.

Rio Waida primeiro indonesiano a fazer parte da elite do surfe mundial – Foto: Poulenot

Vagas nas oitavas – Os seis brasileiros que seguem na briga do título do EDP Vissla Pro Ericeira, irão disputar classificação para as oitavas de final em cinco baterias da terceira fase. Na primeira, o cearense Michael Rodrigues vai defender a última vaga no G-10 contra o havaiano Ian Gentil e o neozelandês Te Kehukehu Butler. Na segunda, Matheus Navarro e o peruano Lucca Mesinas enfrentam o francês Maxime Huscenot, que entrou no G-10 na terça-feira.

Na terceira bateria, entra Deivid Silva já aparecendo em 21º no ranking, com o australiano Ryan Callinan do G-10 e o mexicano Alan Cleland. Na sexta, tem participação dupla com Edgard Groggia e Willian Cardoso, tentando uma dobradinha brasileira sobre o australiano Jacob Willcox. E Lucas Silveira vai fechar a batalha por vagas para as oitavas de final com dois europeus, o francês Joan Duru e o espanhol Adur Amatriain.

Na categoria feminina, essa rodada classificatória é formada por baterias com quatro competidoras A brasileira Luana Silva, defensora do título do EDP Vissla Pro Ericeira, tenta entrar no G-10 em Portugal e vai enfrentar uma concorrente direta, Teresa Bonvalot, além da também portuguesa Mafalda Lopes e Chelsea Tuach, de Barbados. E a peruana Daniella Rosas, vai encarar as australianas Bronte Macaulay, Zahli Kelly e a espanhola Ariane Ochoa.

Transmissão ao vivo – O EDP Vissla Pro Ericeira está sendo transmitido ao vivo das ondas de Ribeira D´Ilhas pelo site e pelo aplicativo e Canal da WSL no YouTube. Esta quinta etapa do WSL Challenger Series 2022 é realizada com o patrocínio da EDP, Vissla, Turismo de Portugal, Prefeitura Municipal de Mafra, Reserva Mundial de Surf de Ericeira, Estrella Galicia, You & The Sea Hotel e Hertz.

TERCEIRA FASE – 1.o e 2.o=Oitavas de Final / 3.o=17.o lugar (US$ 2.000 e 1.900 pts):

1.a: Michael Rodrigues (BRA), Ian Gentil (HAV), Te Kehukehu Butler (NZL)

2.a: Maxime Huscenot (FRA), Lucca Mesinas (PER), Matheus Navarro (BRA)

3.a: Ryan Callinan (AUS), Deivid Silva (BRA), Alan Cleland (MEX)

4.a: Kanoa Igarashi (JPN), Dylan Moffat (AUS), Jessé Mendes (ITA)

5.a: Rio Waida (IDN), Liam O´Brien (AUS), Crosby Colapinto (EUA)

6.a: Jacob Willcox (AUS), Edgard Groggia (BRA), Willian Cardoso (BRA)

7.a: Leonardo Fioravanti (ITA), Eithan Osborne (EUA), Morgan Cibilic (AUS)

8.a: Lucas Silveira (BRA), Joan Duru (FRA), Adur Amatriain (ESP)

SEGUNDA FASE FEMININA – 1.a e 2.a=Oitavas de Final:

——- 3.a=17.o lugar (US$ 2.000 e 1.900 pts) e 4.a=25.o lugar ($ 1500 e 1.700 pts):

1.a: Bettylou Sakura Johnson (HAV), Vahine Fierro (FRA), Shino Matsuda (JPN), Nadia Erostarbe (ESP)

2.a: Philippa Anderson (AUS), Sophie McCulloch (AUS), Kirra Pinkerton (EUA), Leticia Canales Bilbao (ESP)

3.a: Luana Silva (BRA), Teresa Bonvalot (PRT), Mafalda Lopes (PRT), Chelsea Tuach (BRB)

4.a: Caitlin Simmers (EUA), Paige Hareb (NZL), Dimity Stoyle (AUS), Sarah Baum (AFR)

5.a: Molly Picklum (AUS), Keala Tomoda-Bannert (HAV), Garazi Sanchez Ortun (ESP), Zoe McDougall (HAV)

6.a: Bronte Macaulay (AUS), Zahli Kelly (AUS), Daniella Rosas (PER), Ariane Ochoa (ESP)

7.a: Sawyer Lindblad (EUA), Yolanda Hopkins (PRT), Francisca Veselko (PRT), Camilla Kemp (ALE)

8.a: Macy Callaghan (AUS), Nikki Van Dijk (AUS), Alyssa Spencer (EUA), Havanna Cabrero (PRI)

RESULTADOS SURFISTAS DA AMÉRICA DO SUL DESTA TERÇA-FEIRA:

SEGUNDA FASE – 3.o=25.o lugar (US$ 1.500 e 750 pts) e 4.o=37.o lugar (US$ 1.000 e 650 pts):

2.a: 1-Matheus Navarro (BRA), 2-Te Kehukehu Butler (NZL), 3-Justin Becret (AFR), 4-Conner Coffin (EUA)

3.a: 1-Lucca Mesinas (PER), 2-Michael Rodrigues (BRA), 3-Andy Criere (ESP), 4-Cole Houshmand (EUA)

4.a: 1-Ryan Callinan (AUS), 2-Dylan Moffat (AUS), 3-Peterson Crisanto (BRA), 4-Marco Giorgi (URU)

5.a: 1-Deivid Silva (BRA), 2-Jessé Mendes (ITA), 3-Michel Bourez (TAH), 4-Sheldon Simkus (AUS)

7.a: 1-Rio Waida (IDN), 2-Willian Cardoso (BRA), 3-Carlos Munoz (CRI), 4-Kauli Vaast (TAH)

9.a: 1-Edgard Groggia (BRA), 2-Crosby Colapinto (EUA), 3-Joshe Faulkner (AFR), 4-Alejo Muniz (BRA)

10.a: 1-Morgan Cibilic (AUS), 2-Lucas Silveira (BRA), 3-Shun Murakami (JPN), 4-Mikey McDonagh (AUS)

11.a: 1-Eithan Osborne (EUA), 2-Adur Amatriain (ESP), 3-Ian Gouveia (BRA), 4-Joel Vaughan (AUS)

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Nesse fim de semana serão definidas as últimas vagas para a decisão dos títulos brasileiros das categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18 em Santa Catarina

Evento apresentado pelo Supermercados Hiper Select reúne projetos de surfe de base de diferentes regiões do Brasil e alia competição, formação esportiva e ação social.

Fabinho venceu a etapa do Circuito Brasileiro Master em Itapoá em 2025 e vai defender o título na cidade que divide os estados de Santa Catarina e Paraná

8ª edição do campeonato de ondas grandes acontece em Niterói, com disputa prevista até setembro e expectativa de um grande swell em agosto

Evento com foco na cultura do surfe será realizado de 14 a 20 de setembro, em Saquarema (RJ).

O Circuito Banco do Brasil de Surfe Realizado na PRAIA DE MIAMI, Rio Grande do Norte, Brasil!

Uma premiação total de 145 mil reais será distribuída no Golden Tour de Bodyboarding que termina nesse domingo e no The Legends e no Longboard na próxima semana

Relatório da EY mostra evolução contínua da etapa brasileira da WSL, impulsionada pelo crescimento do turismo, das receitas comerciais e da experiência oferecida ao público

No Pico de Matinhos serão definidas na próxima semana as últimas vagas para a decisão dos títulos brasileiros das categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18

Campeão do circuito em 2024 na Praia de Miami, natalense volta a competir em casa em busca de manter a hegemonia potiguar na etapa

Tricampeão mundial de longboard destaca os ensinamentos herdados do pai Bernard Rajzman, a recuperação do câncer e a alegria de construir novas memórias ao lado das filhas Rafaela e Coral, neste recomeço

O labrador pentacampeão mundial de surf inspira milhões de pessoas, mostrando que seu maior legado é fazer com que elas tratem o pet como membro da família e que a fase idosa pode ser vivida com qualidade de vida.

O vento nordeste não deu trégua no sábado e provocou novo adiamento da abertura do circuito estadual mais rico da história do surf brasileiro na Praia do Mar Grosso

A primeira etapa do circuito estadual mais rico da história do surf brasileiro foi toda realizada no domingo de boas ondas na Praia do Mar Grosso

Edição de 2026 acontece em agosto, na Barrinha de Baixo, reunindo esporte, turismo, comunidade e empoderamento feminino

Ventos fortes com rajadas de até 50 km/h impediram a abertura do circuito estadual mais rico da história do surf brasileiro na sexta-feira na Praia do Mar Grosso

Últimas notícias

Nesse fim de semana serão definidas as últimas vagas para a decisão dos títulos brasileiros das categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18 em Santa Catarina

Evento apresentado pelo Supermercados Hiper Select reúne projetos de surfe de base de diferentes regiões do Brasil e alia competição, formação esportiva e ação social.

Fabinho venceu a etapa do Circuito Brasileiro Master em Itapoá em 2025 e vai defender o título na cidade que divide os estados de Santa Catarina e Paraná

8ª edição do campeonato de ondas grandes acontece em Niterói, com disputa prevista até setembro e expectativa de um grande swell em agosto

Evento com foco na cultura do surfe será realizado de 14 a 20 de setembro, em Saquarema (RJ).

O Circuito Banco do Brasil de Surfe Realizado na PRAIA DE MIAMI, Rio Grande do Norte, Brasil!

Uma premiação total de 145 mil reais será distribuída no Golden Tour de Bodyboarding que termina nesse domingo e no The Legends e no Longboard na próxima semana

Relatório da EY mostra evolução contínua da etapa brasileira da WSL, impulsionada pelo crescimento do turismo, das receitas comerciais e da experiência oferecida ao público

No Pico de Matinhos serão definidas na próxima semana as últimas vagas para a decisão dos títulos brasileiros das categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18

Campeão do circuito em 2024 na Praia de Miami, natalense volta a competir em casa em busca de manter a hegemonia potiguar na etapa

Tricampeão mundial de longboard destaca os ensinamentos herdados do pai Bernard Rajzman, a recuperação do câncer e a alegria de construir novas memórias ao lado das filhas Rafaela e Coral, neste recomeço

O labrador pentacampeão mundial de surf inspira milhões de pessoas, mostrando que seu maior legado é fazer com que elas tratem o pet como membro da família e que a fase idosa pode ser vivida com qualidade de vida.

O vento nordeste não deu trégua no sábado e provocou novo adiamento da abertura do circuito estadual mais rico da história do surf brasileiro na Praia do Mar Grosso

A primeira etapa do circuito estadual mais rico da história do surf brasileiro foi toda realizada no domingo de boas ondas na Praia do Mar Grosso

Edição de 2026 acontece em agosto, na Barrinha de Baixo, reunindo esporte, turismo, comunidade e empoderamento feminino

Ventos fortes com rajadas de até 50 km/h impediram a abertura do circuito estadual mais rico da história do surf brasileiro na sexta-feira na Praia do Mar Grosso

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula