O surfe brasileiro tem muito o que comemorar em relação às conquistas do Brasil no ano que passou. O fortalecimento do esporte junto à população nacional e as conquistas dos atletas brasileiros nos campeonatos da World Surf League (WSL) são alguns dos grandes destaques da temporada 2022. Neste cenário é notório que o surfe esteja atraindo, cada vez mais, grandes marcas para associar sua imagem à modalidade, como a parceria com a Vivo, a partir de 2023, anunciada no final de 2022.
A gigante da telefonia e telecomunicação digital agora é o novo nome da etapa brasileira do WSL Championship Tour – CT: Vivo Rio Pro; e, também, patrocinará a etapa no país do Challenger Series, que classifica os atletas para a divisão da elite mundial, o Corona Saquarema Pro. Eventos que comprovam o prestígio do Brasil: ambos acontecem na praia de Itaúna, em Saquarema/RJ. Tal parceria reflete o frenético crescimento do surfe brasileiro e o excelente desempenho de nossos atletas nos últimos anos.
A temporada encerrou novamente com dobradinha brasileira no pódio com a conquista do título mundial de Filipe Toledo e Ítalo Ferreira com o vice-campeonato. Com o feito do paulista de Ubatuba, o Brasil contabiliza seis títulos da WSL: três de Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), um de Adriano de Souza (2015), um de Ferreira (2019) e um de Toledo (2022). Outra conquista marcante para a história do surfe mundial é o Ouro Olímpico do potiguar Ferreira na estreia da modalidade nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
O surfe entra em 2023, então, com uma coleção de fatos que atestam a grandiosidade que o esporte tem conquistado nos últimos anos, o que veio coroar o ingresso do Brasil nesta nova temporada que tem início no próximo dia 29, no Havaí. São 11 atletas brasileiros classificados para a elite do surfe mundial no CT: Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, os irmãos Miguel e Samuel Pupo, Caio Ibelli, Jadson André, Yago Dora, João Chianca e Michael Rodrigues e, no feminino, Tatiana Weston-Webb.
“Não há melhor momento para o surfe do Brasil no cenário mundial como em 2023. O esporte ganhou muita força e proporções gigantescas não apenas em nosso país, mas também internacionalmente, com vários atletas performando entre os melhores do ranking. Isso tem colaborado para que grandes marcas se atentem para essa evolução e as façam associarem-se ao surfe brasileiro e no mundo. Mais do que nunca, o Brasil definitivamente é o país do surfe”, afirma Ivan Martinho, CEO da WSL para a América Latina.
Vale destacar ainda que, no ano passado, 15 etapas regionais – que incluem o Championship Tour (CT), Challenger Series (CS), Qualifying Series (QS) e Longboard Tour – foram realizadas na América do Sul. Além do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Equador receberam algumas dessas competições. Dentro deste contexto, a cidade fluminense de Saquarema tornou-se a única no mundo a receber três eventos da WSL em uma mesma temporada: a etapa do CT, a do CS e o Saquarema Surf Festival, que valeu pontuação máxima no QS 5000.
Além de ser alavancada pela ótima performance de nossos surfistas nos últimos anos, no Brasil, particularmente, a WSL registrou em 2022 outros grandes fatos que entraram para a história do esporte no país. O imenso sucesso da etapa brasileira no World Surf League Championship Tour, realizada na praia de Itaúna entre 23 e 28 de junho, foi marcante. Tornou-se o maior evento em etapas do CT no mundo e considerado um modelo para outros países que recebem o campeonato. Com recorde histórico de patrocinadores (22 grandes marcas) e público de cerca de 40 mil pessoas acompanhando as manobras dos maiores surfistas da atualidade, a etapa gerou vários benefícios para a cidade de Saquarema. Movimentou R$ 73 milhões no município, que registrou 100% de ocupação em sua rede hoteleira, segundo dados do Relatório de Impacto Econômico produzido pela EY (antiga Ernst & Young), empresa líder em consultoria e serviços profissionais.
Esse evento, aliás, também teve outra característica muito interessante. Com assessoria da Boomerang Soluções Ambientais na área de Gerenciamento de Resíduos, foram realizadas várias medidas e ações que resultaram em coleta de 1,2 toneladas de lixo reciclável recolhido. Além de ter sido instalada uma usina de separação de resíduos, houve diversas ações de educação ambiental para as escolas que envolveram mais de 500 crianças em iniciativas de conscientização, como o plantio de centenas de mudas nativas da região, recompondo o ecossistema de restinga da praia de Itaúna. Além disso, a WSL entregou bancos reciclados, feitos com o plástico coletado, que foram doados para a Prefeitura de Saquarema para serem instalados em praças públicas e na orla da praia de Itaúna. Vale ressaltar que as ações de sustentabilidade sempre estiveram no cerne da WSL, mundialmente.
Novo escritório da WSL Latam
Paralelamente aos grandes eventos de surfe realizados no Brasil em 2022 e à destacada performance dos atletas brasileiros do esporte nas competições internacionais, a WSL, que tem sua base para a América Latina no Brasil, inaugurou no segundo semestre do ano passado sua nova sede, em São Paulo/SP. A capital paulista não tem mar, mas o escritório na cidade foi projetado e decorado para que quem entre lá reviva a sensação de estar em um ambiente praiano. O design, assinado pela Storrer Tamburus, utiliza materiais e cores que remetem a essa ambientação, além de uma mesa de reuniões com formato de uma prancha e mais pranchas dispostas no teto, para decoração, essas produzidas por Rico de Souza, um dos pioneiros do surfe brasileiro.
Aposta em novos talentos
Outro fato marcante para a WSL no ano passado foi a realização do Circuito Banco do Brasil de Surfe, com foco em revelar novos talentos do surfe nacional por meio do Qualifying Series 1000. Realizado estrategicamente em três localidades diferentes do país (Garopaba/SC, Salvador/BA e Ubatuba/SP), reuniu novos e experientes atletas, sendo que os campeões foram o ubatubense Gabriel Klaussner, 17 anos, e no feminino, Silvana Lima, pentacampeã brasileira de surfe profissional e duas vezes vice-campeã mundial. Ambos ganharam também como prêmio convite para o único Challenger Series na América Latina de 2022, disputado em novembro, em Saquarema.
As conquistas também exprimem o aumento absoluto de fãs do surfe, tendo mais do que triplicado nos últimos 10 anos. Recente pesquisa Sponsorlink, do Ibope Repucom, apontou que atualmente os amantes do esporte são 45,3 milhões de fãs.