Mais tradicional competição de ondas grandes do Mundo, o Eddie Aikau Big Wave Invitational evento que precisa de ondas com pelo menos 20 pés para ser realizado, em Waymea Bay, teve seu sinal verde acionado no último domingo, dia 22 de Janeiro. A última vez que o Eddie havia sido realizado fora em 2016, tendo o havaiano John John Florence como vencedor. Em 2023 o surfista e salva-vidas Luke Shepardson venceu.
As ondas em Waymea quebraram realmente grandes, com séries chegando aos 30 pés e os 40 convidados protagonizaram momentos realmente emocionantes, nesta que foi a primeira vez em que as mulheres também participaram do evento.
O salva vida é local do North Shore e afirmou que para ele o título foi uma celebração do big surf dizendo que o evento foi uma oportunidade de “celebrar a modalidade e celebrar Eddie Aikau”. Foi “um sonho tornado realidade”. Após a vitória, ele mostra que voltar ao trabalho segue sendo seu objetivo para “garantir que todos voltam para casa em segurança”.
Shepardson estava na lista de “Alternates” e estava de serviço no dia do evento, quando foi chamado e precisou pedir autorização de seu chefe para competir.
A vitória de Luke Shepardson foi impactante, mas não foi o único elemento que fez deste um evento histórico. Mark Healy disse que foi “o melhor dia de ondas grandes em Waimea que já vi na vida”. Billy Kemper disse que foi “o melhor dia na história do surf”. Nic Von Rupp sugere que foi “a melhor edição do evento em 40 anos”. Esta foi, para além disso, a 10ª vez que o evento foi realizado desde o início da sua existência.
A edição 2023 foi a primeira que contou com a participação de mulheres e a brasileira Andrea Moller entrou para a história ao tornar-se a primeira mulher a surfar uma ondas no “The Eddie”. A lista contou com 40 atletas, sendo seis mulheres: Keala Kennelly, Justine Dupont, Emily Erickson, Makani Adric e Paige Alms.
“O Eddie era o nosso herói”, contou Kennelly. “Lembro-me de ser pequena e pensar ‘quero ser assim, mas provavelmente não posso porque sou mulher”. O convite, portanto, “foi uma das maiores honras da minha vida. Estar aqui com cinco das minhas irmãs, estamos a ver história a ser feita”.
O melhor brasileiro no evento Foi Lucas Chumbo, que terminou em nono e protagonizou um dos momentos mais “punks” do evento ao dar uma paulada na junção.
1. Luke Shepardson 89.1
2. John John Florence 84.2
3. Mark Healey 82.3
4. Billy Kemper 79.5
5. Kai Lenny 76.7
6. Ezekiel Lau 75.5
7. Landon McNamara 75.3
8. Keali’i Malama 72.5
9. Lucas Chianca 71.7
10. Ross Clark-Jones 70
LISTA DE CONVIDADOS 2023:
Aaron Gold
Andrea Moller
Billy Kemper
Eli Olson
Emily Erickson
Ezekiel Lau
Grant Baker
Greg Long
Ian Walsh
Jake Maki
Jamie O’Brien
Jamie Mitchell
John John Florence
Josh Moniz
Justine Dupont
Kai Lenny
Keala Kennelly
Keali’i Mamala
Kelly Slater
Koa Rothman
Kohl Christensen
Landon McNamara
Lucas Chianca
Luke Shepardson
Makani Adric
Makuakai Rothman
Mark Healey
Mason Ho
Michael Ho
Nathan Florence
Nathan Fletcher
Nic von Rupp
Paige Alms
Peter Mel
Ramon Navarro
Ross Clarke-Jones
Shane Dorian
Taio Shipman
Tikanui Smith
Tyler Larronde
ALTERNATES HOMENS
Mikey O’Shaughnessy
Kahea Hart
Chris Owens
Dave Wassel
Ben Wilkinson
Joey Cadiz (Aloha)
Reef McIntosh
Mike Pietsch
Torrey Meister
Ryan Seelbach
Chris Bertish
Jamie Sterling
ALTERNATES MULHERES
Bianca Valenti
Laura Enever
Raquel Heckert
Silvia Nabuco
Polly Ralda
Isabelle Leonhardt