Notícias

>

Hang Loose Pro Contest tem dia com show de tubos na Cacimba do Padre

Escrito por

João Carvalho

|

Publicado em:

01/03/2023

|

Atualizado em:

03/03/2023

-

17:21

|

8 min de leitura

8 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Fernando de Noronha, Pernambuco (Quarta-feira, 01 de março de 2023) – A previsão se confirmou e a Cacimba do Padre bombou altas ondas para o Elétron Energy apresenta o Hang Loose Pro Contest 2023, em Fernando de Noronha. O show nos tubos passando dos 2 metros de altura, começou logo na primeira bateria, mas o melhor do dia foi surfado pelo jovem paulista Kaue Germano, que arrancou nota 10 de três dos cinco juízes. Igor Moraes, Paulo Moura, Lucas Silveira e o argentino Leandro Usuna, também pegaram tubos incríveis que receberam notas excelentes, acima de 9,0, nas 12 baterias disputadas na quarta-feira.

A expectativa é de ondas grandes também para a quinta-feira na Cacimba do Padre. A primeira chamada para o 13.o confronto da segunda fase, foi marcada para as 9h30 no arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha, 8h30 no fuso horário de Brasília. Isso porque o dia está amanhecendo com a maré muita seca. Na quarta-feira, a primeira chamada foi as 8h00, mas as baterias só começaram as 10h45, com transmissão ao vivo pelo site da WSL.

Kaue Germano

Kaue Germano – Foto: WSL / Daniel Smorigo

O primeiro tubaço na Cacimba do Padre foi surfado pelo experiente Paulo Moura, logo na primeira bateria da quarta-feira. Ela abriu a segunda fase do QS 5000 de Fernando de Noronha e um dos cinco juízes chegou a dar nota 10 para o pernambucano, mas a média ficou 9,67. Na segunda bateria, Igor Moraes pegou um maior, ficou mais profundo e recebeu 9,80. Estas duas notas só foram superadas pelo recordista do Hang Loose Pro Contest 2023 apresentado por Elétron Energy, Kaue Germano.

Na décima bateria do dia, o jovem paulista da Praia de Juquehy, em São Sebastião, cidade do litoral norte de São Paulo que sofreu com inundações de tanta chuva semanas atrás, botou pra dentro de uma onda enorme. Kaue Germano sumiu no tubo, ficou entocado lá dentro e conseguiu sair de forma impressionante. A praia vibrou com a onda e três dos cinco juízes cravaram nota 10 para ele, um deu 9,80 e o outro 9,70. Com o corte da maior e da menor nota, a média ficou 9,93, a maior da 16.a edição do Hang Loose Pro Contest em Noronha.

“Cara, eu vim de uma situação crítica no litoral”, emocionou-se Kaue Germano, que depois de chorar um pouco, continuou: “Eu tava sem surfar uns 10 dias, não queria vir pra cá, mas todos meus amigos, família, me incentivaram a vir, então pedi pra Deus uma onda assim e Ele mandou. Eu peguei a onda, não botei muita fé no começo, mas botei pra dentro do tubo. Ela correu muito, mas eu sabia que eu ia sair. Eu tava muito convicto e deu certo, então nem tenho muito que dizer, só agradecer mesmo a Deus e a todo mundo, de verdade”.

Paulo Moura

Paulo Moura – Foto: WSL / Daniel Smorigo

PRIMEIROS RECORDES – O show de surfe nos tubos começou cedo na quarta-feira, logo na primeira bateria do dia, com Paulo Moura inaugurando a galeria das maiores notas do Hang Loose Pro Contest 2023. A primeira onda que ele pegou, já rodou um tubaço incrível, ele desapareceu, a onda parecia que ia fechar, mas o pernambucano conseguiu sair. A nota 9,63 recebida praticamente garantiu a vitória, mas o outro ex-top da elite mundial da World Surf League, Deivid Silva, terminou em último. O potiguar Alan Jhones ficou com a segunda vaga para a terceira fase.

“Estou superfeliz por ter passado a bateria e mais por ter sentido que hoje a Cacimba me escolheu com aquela onda especial. Ela sempre escolhe qual é o atleta que vai pegar a onda boa, quem é que vai ganhar e hoje ela me escolheu nessa bateria”, disse Paulo Moura. “Estou feliz por estar no próximo rounde e pela oportunidade de competir em mais um Hang Loose aqui. Eu que participei do primeiro em Noronha no ano 2000, agora estou em 2023 em alta performance ainda, lutando pra realizar um sonho de fazer um grande resultado aqui”.

Igor Moraes

Igor Moraes – Foto: WSL / Daniel Smorigo

Na bateria seguinte, o paulista Igor Moraes também foi abençoado com um tubo incrível na primeira onda que surfou na Cacimba do Padre. A onda parecia maior, mais difícil e ele também recebeu nota 10 de um dos cinco juízes, como Paulo Moura. Mas, aumentou o recorde do campeonato de 9,63 para 9,80, nota que depois só foi batida pelo 9,93 do também paulista Kaue Germano dez baterias depois, já na tarde da quarta-feira de altas ondas em Fernando de Noronha.

“Nem tenho palavras, essa é só minha segunda vez em Noronha e essa onda foi, sem dúvidas, a melhor que já surfei aqui na Cacimba”, contou Igor Moraes. “Estou muito amarradão. Estou com os locais aqui, to ficando na casa do Zica, é muita vibe e foi demais começar o campeonato assim. Eu vi que aquela onda era um diamante e ganhei ela na remada. O mais difícil é o drop, depois que dropei, ela rodou limpo e saí com tanta velocidade que nem consegui completar a batida depois do tubo. Acho que faltou a batida ali pra sair o 10 (risos)”.

Rafael Teixeira

Rafael Teixeira – Foto: WSL / Daniel Smorigo

VAGAS NO CHALLENGER – Na quarta-feira também foi iniciada a batalha pelas vagas para o Challenger Series 2023, com a estreia de alguns concorrentes diretos nas doze baterias da segunda fase do Hang Loose Pro Contest realizadas. O número 3 do ranking, Rafael Teixeira, foi o primeiro a defender sua classificação para o circuito de acesso para a elite do World Surf League Championship Tour. E começou bem, vencendo a terceira bateria do dia.

“Com certeza, meu foco principal desde o ano passado é a classificação pro Challenger. Cheguei aqui bem colocado no ranking, mas tem muita água ainda por vir e só dei o primeiro passo”, disse Rafael Teixeira. “Agora vamos pras próximas baterias, tentar fazer um bom resultado e confirmar minha vaga aqui, sem precisar da última etapa em Floripa (semana que vem). Essa é minha terceira vez aqui, nas duas primeiras perdi logo no início, mas agora tem altas ondas e esse lugar aqui é um paraíso. Estou feliz por começar bem dessa vez”.

Valentin Neves

Valentin Neves – Foto: WSL / Daniel Smorigo

Nos confrontos seguintes, dois surfistas que também chegaram em Fernando de Noronha na lista dos oito primeiros do ranking regional da WSL Latin America, que se classificam para o Challenger Series 2023, acabaram sendo eliminados. O número 4, Ryan Kainalo (SP), perdeu para os jovens Mateus Sena (RN) e Douglas Silva (PE). E Weslley Dantas (SP), vice-campeão do último Hang Loose Pro Contest apresentado por Elétron Energy em Noronha em 2020, que estava fechando o G-8, foi superado por Valentin Neves (RJ) e o uruguaio Marco Giorgi.

Já o penúltimo na lista, Heitor Mueller (SC), segue defendendo sua vaga, passando em segundo lugar no confronto vencido por Gabriel Klaussner (SP). O número 5 do ranking, José Nacho Gundesen, também se classificou em segundo, numa dobradinha argentina com Leandro Usuna, que surfou um tubaço nota 9,40. O quinto a ganhar nota excelente acima de 9 foi o carioca Lucas Silveira, que conseguiu um 9,17 quatro baterias antes.

Ian Golveia

Ian Golveia – Foto: WSL / Daniel Smorigo

TÍTULO SUL-AMERICANO – Na penúltima bateria do dia, Ian Gouveia iniciou a busca pelo título sul-americano da temporada 2022/2023 da WSL Latin America. Ele é o único concorrente do peruano Miguel Tudela, que lidera o ranking vencendo todas as cinco etapas que disputou. Miguel lesionou o joelho e cancelou sua participação em Fernando de Noronha, mas Ian Gouveia precisa da vitória no Hang Loose Pro Contest, para levar a decisão do título para a última etapa, na próxima semana em Florianópolis e que também precisa vencer.

“A expectativa era muito grande nesse evento do meu patrocinador. Fernando de Noronha é um lugar muito especial, é o primeiro evento do ano depois do break e era uma bateria superimportante pra mim”, disse Ian Gouveia. “Eu consegui me concentrar bem, ficar calmo para achar as ondas e passar a bateria. Eu estou nessa disputa do título sul-americano e é uma motivação a mais pra mim. Sei que preciso de duas vitórias, mas o Miguel (Tudela) ganhou cinco, então eu posso ganhar duas (risos). Sempre foi um sonho vencer aqui em Noronha, então vou fazer meu melhor pra vencer aqui, pra depois tentar vencer em Floripa também”.

O Hang Loose Pro Contest apresentado por Elétron Energy em Fernando de Noronha, é uma realização do Instituto Incentiva, com homologação da World Surf League (WSL) Latin America e patrocínios da Hang Loose e Elétron Energy, através da lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de Pernambuco, apoio do site Waves e a competição está sendo transmitida ao vivo pelo site da WSL

 

BATERIAS DO HANG LOOSE PRO CONTEST QS 5000:

 

RESULTADOS DA QUARTA-FEIRA NA CACIMBA DO PADRE:

 

SEGUNDA FASE — 3.o=33.o lugar (US$ 300 e 450 pts) e 4.o=49.o lugar (US$ 200 e 400 pts):

1.a: 1-Paulo Moura (BRA), 2-Alan Jhones (BRA), 3-Tomas Lopez Moreno (ARG), 4-Deivid Silva (BRA)

2.a: 1-Igor Moraes (BRA), 2-Francisco Bellorin (VEN), 3-Israel Junior (BRA), 4-Samuel Joquinha (BRA)

3.a: 1-Rafael Teixeira (BRA), 2-Gabriel Arturo Vargas (PER), 3-Uriel Sposaro (BRA), 4-Bernardo Pigmeu (BRA)

4.a: 1-Mateus Sena (BRA), 2-Douglas Silva (BRA), 3-Ryan Kainalo (BRA), 4-Buday Santos (BRA)

5.a: 1-Luan Ferreyra (BRA), 2-Franco Radziunas (ARG), 3-Santiago Muniz (ARG), 4-Diego Aguiar (BRA)

6.a: 1-Marco Giorgi (URU), 2-Valentin Neves (BRA), 3-Weslley Dantas (BRA), 4-Cauet Frazão (BRA)

7.a: 1-Eduardo Motta (BRA), 2-Caio Costa (BRA), 3-Cauã Costa (BRA), 4-Peterson Crisanto (BRA)

8.a 1-Gabriel Klaussner (BRA), 2-Heitor Mueller (BRA), 3-Takeshi Oyama (BRA), 4-José Binz (BRA)

9.a: 1-Lucas Silveira (BRA), 2-Manuel Selman (CHL), 3-Madson Costa (BRA), 4-Alonso Correa (PER)

10: 1-Vitor Ferreira (BRA), 2-Kaue Germano (BRA), 3-Kayan Medeiros (BRA), 4-Gabriel André (BRA)

11: 1-Ian Gouveia (BRA), 2-Eric Bahia (BRA), 3-Nininho Noronha (BRA), 4-Sebastian Olarte (URU)

12: 1-Leandro Usuna (ARG), 2-Nacho Gundesen (ARG), 3-Patrick Tamberg (BRA), 4-Guilherme Carvalho (BRA)

 

PRÓXIMAS BATERIAS EM FERNANDO DE NORONHA:

 

SEGUNDA FASE — 3.o=33.o lugar (US$ 300 e 450 pts) e 4.o=49.o lugar (US$ 200 e 400 pts):

13: Matheus Navarro (BRA), Leo Casal (BRA), Pedro Neves (BRA), Vinicius Parra (BRA)

14: Samuel Igo (BRA), Krystian Kymerson (BRA), Cauã Gonçalves (BRA), José Francisco (BRA)

15: Luel Felipe (BRA), Rodrigo Saldanha (BRA), Philippe Neves (BRA), Caio Souza (BRA)

16: Guillermo Satt (CHL), Lucas Vicente (BRA), Luan Hanada (BRA), Ivo Gothardo (BRA)

 

TERCEIRA FASE – baterias formadas com resultados da quarta-feira:

——3.o=17.o lugar (US$ 500 e 800 pts) e 4.o=25.o lugar (US$ 400 e 720 pts):

1.a: Paulo Moura (BRA), Igor Moraes (BRA), Gabriel Arturo Vargas (PER), Douglas Silva (BRA)

2.a: Alan Jhones (BRA), Francisco Bellorin (VEN), Rafael Teixeira (BRA), Mateus Sena (BRA)

3.a: Luan Ferreyra (BRA), Marco Giorgi (URU), Caio Costa (BRA), Heitor Mueller (BRA)

4.a: Franco Radziunas (ARG), Valentin Neves (BRA), Eduardo Motta (BRA), Gabriel Klaussner (BRA)

5.a: Lucas Silveira (BRA), Vitor Ferreira (BRA) Eric Bahia (BRA), Nacho Gundesen (ARG)

6.a: Manuel Selman (CHL), Kaue Germano (BRA), Ian Gouveia (BRA), Leandro Usuna (ARG)

7.a: 1.o da 13.a da Segunda Fase, 1.o da 14.a, 2.o da 15.a e 2.o da 16.a

8.a: 2.o da 13.a, 2.o da 14.a, 1.o da 15.a e 1.o da 16.a

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

O Planejamento Esportivo 2026 da CBSurf confirma premiação de R$ 450 mil para o "Festival de Surf" do Longboard e Stand Up Paddle nas modalidades SUP Surf e SUP Race

Evento reúne lendas do big surf e contará com o carioca como único competidor usando skimboard, neste domingo (17)

Em agosto, o carioca Rajzman venceu o desafio Hang Five na plataforma Dare, criada para conectar inicialmente amantes do surfe e skate

A quarta etapa da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf inicia nesta quinta-feira na cidade do campeão olímpico Italo Ferreira no Rio Grande do Norte

Primeiro dia do Circuito Paulista EDP de Surf Colegial 2025 testa coragem e técnica da nova geração com mar agitado e avanço da maré em São Sebastião

Mirella Almeida prefeita de Olinda, recebeu campeões e dirigentes do surfe nacional em seu gabinete e recebeu o convite para prestigiar os grandes eventos que acontecerão no Bairro Novo

Etapa acontece nos dias 9 e 10 de agosto com disputas nas categorias Sub-12 e Sub-14 e soma pontos na corrida por vaga no Brasileiro de 2026

Em sessão inédita, lendas mundiais do esporte surfam juntos na maior piscina de ondas Wavegarden do planeta, enquanto Rodrigo Santoro – um dos atores mais premiados do Brasil, experimenta o jeito de viver exclusivo do novo clube high experience de São Paulo

No total a etapa inicial reuniu mais de 130 atletas de base em dois dias de disputas no Quebra-Mar, em Santos; campeões largam na frente rumo a Portugal

A primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2025 apresentado pela Mini Kalzone e Surfland Brasil será disputada neste próximo final de semana em Balneário Camboriú(SC). A competição, tem o patrocínio da Prefeitura de Balneário Camboriú(SC) e Fundação Municipal de Esportes, será a primeira desta temporada valendo 10 mil pontos para o ranking do Circuito Fecasurf de Base 2025.

O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, apresenta: Circuito Paulista de Surf Colegial. A nova vitrine do surfe de base no estado acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Quebra-Mar, em Santos, e abre caminho para definição dos campeões paulistas e da equipe que representará São Paulo no Brasileiro de 2026.

*Por Phil Rajzman Surfar aos 40 anos é uma experiência diferente. Já não é mais só sobre performance, vitórias ou títulos —

O campeão da Taça Brasil 2024, Ryan Kainalo, vai competir em casa pela primeira vez e a campeã brasileira do Dream Tour, Juliana dos Santos, pode liderar os dois rankings

A Layback e World Surf League confirmam realização do WSL Layback Pro Prainha Rio 2025, agora com status QS 4000 ( Em suas primeiras edições, o evento contava com o status QS 1000) O campeonato - sétima etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS), sul-americano - , será realizado de 9 a 13 de julho de 2025 na icônica e paradisíaca Prainha, Zona Oeste da cidade do Rio.

Baterias eletrizantes e high scores marcaram o sexto dia da janela do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Quatro brasileiros seguem na briga pelos títulos do masculino e feminino da nona etapa do Championship Tour (CT) da WSL.

Impulsionando histórias potentes e inspiradoras, a marca apoia novos talentos e modalidades, além de investir em projetos sociais transformadores no esporte

Últimas notícias

O Planejamento Esportivo 2026 da CBSurf confirma premiação de R$ 450 mil para o "Festival de Surf" do Longboard e Stand Up Paddle nas modalidades SUP Surf e SUP Race

Evento reúne lendas do big surf e contará com o carioca como único competidor usando skimboard, neste domingo (17)

Em agosto, o carioca Rajzman venceu o desafio Hang Five na plataforma Dare, criada para conectar inicialmente amantes do surfe e skate

A quarta etapa da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf inicia nesta quinta-feira na cidade do campeão olímpico Italo Ferreira no Rio Grande do Norte

Primeiro dia do Circuito Paulista EDP de Surf Colegial 2025 testa coragem e técnica da nova geração com mar agitado e avanço da maré em São Sebastião

Mirella Almeida prefeita de Olinda, recebeu campeões e dirigentes do surfe nacional em seu gabinete e recebeu o convite para prestigiar os grandes eventos que acontecerão no Bairro Novo

Etapa acontece nos dias 9 e 10 de agosto com disputas nas categorias Sub-12 e Sub-14 e soma pontos na corrida por vaga no Brasileiro de 2026

Em sessão inédita, lendas mundiais do esporte surfam juntos na maior piscina de ondas Wavegarden do planeta, enquanto Rodrigo Santoro – um dos atores mais premiados do Brasil, experimenta o jeito de viver exclusivo do novo clube high experience de São Paulo

No total a etapa inicial reuniu mais de 130 atletas de base em dois dias de disputas no Quebra-Mar, em Santos; campeões largam na frente rumo a Portugal

A primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2025 apresentado pela Mini Kalzone e Surfland Brasil será disputada neste próximo final de semana em Balneário Camboriú(SC). A competição, tem o patrocínio da Prefeitura de Balneário Camboriú(SC) e Fundação Municipal de Esportes, será a primeira desta temporada valendo 10 mil pontos para o ranking do Circuito Fecasurf de Base 2025.

O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, apresenta: Circuito Paulista de Surf Colegial. A nova vitrine do surfe de base no estado acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Quebra-Mar, em Santos, e abre caminho para definição dos campeões paulistas e da equipe que representará São Paulo no Brasileiro de 2026.

*Por Phil Rajzman Surfar aos 40 anos é uma experiência diferente. Já não é mais

O campeão da Taça Brasil 2024, Ryan Kainalo, vai competir em casa pela primeira vez e a campeã brasileira do Dream Tour, Juliana dos Santos, pode liderar os dois rankings

A Layback e World Surf League confirmam realização do WSL Layback Pro Prainha Rio 2025, agora com status QS 4000 ( Em suas primeiras edições, o evento contava com o status QS 1000) O campeonato - sétima etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS), sul-americano - , será realizado de 9 a 13 de julho de 2025 na icônica e paradisíaca Prainha, Zona Oeste da cidade do Rio.

Baterias eletrizantes e high scores marcaram o sexto dia da janela do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Quatro brasileiros seguem na briga pelos títulos do masculino e feminino da nona etapa do Championship Tour (CT) da WSL.

Impulsionando histórias potentes e inspiradoras, a marca apoia novos talentos e modalidades, além de investir em projetos sociais transformadores no esporte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula