A vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb passou para as quartas de final do Outerknown Tahiti Pro e confirmou sua vaga entre as top-5 do ranking que vão disputar o título mundial de 2022 no Rip Curl WSL Finals, em setembro, na Califórnia.
A quarta-feira começou com a repescagem feminina sendo disputada em condições difíceis, com ondas bastante irregulares e poucos tubos. Novamente, Tatiana Weston-Webb competiu numa hora ruim do mar. Na terça-feira já tinha sido assim e ela acabou perdendo para a californiana Courtney Conlogue, por 7,77 a 7,44 pontos. Na repescagem, ficou esperando por tubos que não entraram, então decidiu ir para as manobras nas ondas e conseguiu derrotar a australiana Isabella Nichols também por uma pequena diferença de 6,34 a 6,17 pontos.
“Foi uma bateria muito estranha. Eu queria ter começado com uma nota boa logo no início e não sabia se esperava por um tubo, ou se pegava uma onda pra fazer manobras”, contou Tatiana Weston-Webb. “O tempo foi passando, então resolvi pegar umas pra mandar umas rasgadas e estou aliviada por ter avançado. Agora vou encarar a Carol (Caroline Marks) e espero que tenha uns tubos pra gente surfar. Estamos hospedadas no mesmo lugar, já nos divertimos bastante aqui e estou animada para competir de novo nessas ondas.”
Tatiana vai enfrentar a californiana Caroline Marks no primeiro duelo das quartas de final do Outerknown Tahiti Pro. Quando ela saiu do mar classificada, sua vaga entre as top-5 do ranking ainda não estava garantida. Ela só foi confirmada quando Lakey Peterson ganhou a bateria seguinte, que fechou a repescagem, da bicampeã mundial Tyler Wright e pelo chaveamento das quartas de final. A norte-americana está em sexto lugar no ranking e vai enfrentar a quinta colocada, Brisa Hennessy, da Costa Rica.
Com isso, tanto Tatiana Weston-Webb, como a heptacampeã mundial, Stephanie Gilmore, que chegou no Taiti em quarto lugar, acabaram tendo seus nomes garantidos entre as top-5 no ranking das dez etapas do World Surf League Championship Tour 2022. E o confronto entre Brisa Hennessy e Lakey Peterson na última bateria das quartas de final, define a última vaga para o Rip Curl WSL Finals, que vai decidir os títulos mundiais da temporada no melhor dia de ondas em Trestles, no período de 8 a 16 de setembro na Califórnia.
RESULTADOS DO OUTERKNOWN TAHITI PRO NA QUARTA-FEIRA (17/8):
SEGUNDA FASE – 9.o lugar com US$ 13.500 e 2.610 pontos:
1.a: Vahine Fierro (FRA) 6,60 x 3,20 Johanne Defay (FRA)
2.a: Brisa Hennessy (CRI) 8,93 x 5,33 Gabriela Bryan (HAV)
3.a: Tatiana Weston-Webb (BRA) 6,34 x 6,17 Isabella Nichols (AUS)
4.a: Lakey Peterson (EUA) 6,56 x 6,37 Tyler Wright (AUS)