Encerrou-se no último sábado (16) a 5ª etapa Etapa do Circuito Taça Brasil, evento integrante do Pena Paracuru Surf Festival, e última etapa da Divisão de Acesso à Elite do Surf Brasileiro 2023.O dia começou com os campeões do circuito já sendo conhecidos com Lucas Vicente-SC e Júlia Duarte-RJ atingindo pontuações que não poderiam mais ser alcançadas. Contudo, ainda havia um ranking a ser definido, o importante título da etapa para ser disputado e uma generosa premiação a ser distribuída entre os melhores colocados. Então, não faltaram emoções para o último e mais importante dia do Circuito Taça Brasil 2023.
E a primeira categoria a definir seu campeão foi a Feminino, com Silvana Lima dominando a Final do início ao fim. Em um duelo eletrizante com a mais nova revelação do surf nordestino, a paraibana Analu Silva, Silvana mostrou toda a sua experiência e conhecimento do pico para escolher as melhores ondas, conquistar as maiores notas e deixar o título em sua cidade natal, na mesma praia em que ela pegou suas primeiras ondas. Durante a cerimônia de premiação, Silvana, ao ser homenageada, se emocionou ao lembrar como tudo começou fazendo questão de reverenciar seu primeiro patrocinador, o Michel Rei do Escargot:
“Só quem é mais próximo sabe a importância desse cara para a minha carreira. Quando minha mãe ia procurá-lo para pedir ajuda para que eu pudesse competir nos campeonatos ele nunca dizia não. É por isso que eu sou e sempre serei muito grata a ele”, declarou Silvana com a voz embargada de emoção.
“Estou muito feliz de ganhar em casa… é muito bom, e é ainda melhor fechar o ano com vitória e poder deixar a galera feliz. Eu faço isso por eles também. Se eu não tivesse ganhado muitos não estariam tão felizes”, completou Silvana.
Mesmo tendo perdido o duelo final, a surfista da Paraíba lutou bravamente até o toque da buzina, não deixou de acreditar um só instante na vitória e comemorou bastante o resultado, afinal de contas, ela finalizou o evento como a segunda melhor atleta de toda competição. Certamente, o Circuito Taça Brasil será mais um trampolim que irá contribuir para que ela alce voos cada vez mais altos.
Entre os homens o duelo ficou por conta dos surfistas Luel Felipe-PE e Ryan Kainalo em uma bateria bem disputada onde Luel começou muito ativo, se valendo da experiência em busca de dominar as ações. Contudo, cada vez demonstrando mais maturidade e confiança nos momentos mais importantes, o paulista acertou na escolha de suas ondas até cravar uma nota 8.0 que o colocou na liderança da bateria para não mais sair.
Com a vitória, Ryan não comemorou apenas o título da etapa e a generosa premiação, mas também a impressionante marca de quatro pódios em apenas um mês, demonstrando a excelente fase que vem atravessando:
“Queria agradecer a Deus, minha família, amigos e patrocinadores. Eu sabia que ia ser difícil, que teria de manter a calma, porque eu não conhecia o lugar, nunca tinha vindo até aqui. Mas, graças a Deus deu tudo certo, a comunidade local me recebeu de braços abertos, o mar segurou até o final com boas ondas, consegui fazer meu trabalho e estou muito feliz!, relatou o campeão da etapa, que há poucos dias conquistou o título de Campeão Mundial Júnior.
RESULTADOS
MASCULINO
1o Ryan Kainalo-SP
2o Luel Felipe-PE
3o Israel Júnior-RN
3o Alan Donato-PE
FEMININO
1a Silvana Lima-CE
2a Analu Silva-PB
3a Sophia Gonçalves-SP
3a Júlia Duarte-RJ