Notícias

>

ALTAS ONDAS E SHOW DE BODYBOARDING MARCAM O PRIMEIRO DIA DA ABERTURA DO CIRCUITO BRASILEIRO MASTER DE BODYBOARDING

Teve início nesta Sexta-Feira Santa (29) a etapa inaugural do primeiro certame nacional da modalidade Master do bodyboarding brasileiro. Mais de 150 atletas estão no Ceará para definir os nomes dos vencedores da etapa de abertura do circuito que irão largar na frente da corrida pelos títulos nacionais !

Escrito por

George Noronha

|

Publicado em:

01/04/2024

|

Atualizado em:

01/04/2024

-

14:19

|

6 min de leitura

6 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Cerimônia de Abertura da ETAPA FRANCISCO ROSA MASTER DE BODYBOARDING 2024-Foto-Victor Santiago

 

O palco está sendo o Tom Morey, no Morro do Chapéu, cobiçado pico de surf do estado Alencarino, localizado no extremo leste da Praia da Taíba, município de São Gonçalo do Amarante.

Iniciando os trabalhos tivemos a Cerimônia de Abertura do evento com a presença de autoridades políticas, representantes dos patrocinadores, apoiadores, atletas, Federação e Confederação do esporte, convidados e banhistas. Na Cerimônia a bandeira Nacional foi hasteada ao som do Hino Nacional, as demais bandeiras dos estados participantes também foram hasteadas e o Vice-Presidente da CBRASB-Confederação Brasileira de Bodyboarding, Stefano Triska e o representante da Federação Estadual, Paulo de Tarso Mano, discursaram enfatizando o momento histórico que estava sendo iniciado naquele momento.

BATERIAS NA ÁGUA

Às 8h da manhã tiveram início as disputas da Fase 1 da Categoria Master com show de surf. As ondas já começavam a bombar no pico que homenageia o criador da prancha de bodyboard. Destaque para Tibúrcui Neto, o Tiba, que na bateria de número cinco cravou a maior nota e somatória da categoria, respectivamente 8,0 e 13,75. Com o excelente desempenho Tiba iniciou o dia dando as cartas e mostrando que não havia dindo de Alagoas para passear no Ceará! Muito ativo na bateria, o atual Campeão Brasileiro Master variou bem as manobras, com inverts, normais (360), el rolos bem executados para impressionar os árbitros e arrancar as maiores notas do período da manhã.

EXPERIÊNCIA É TUDO

Na sequência foi a vez da categoria Grand Master mostrar toda a versatilidade e técnica dos veteranos do bodyboarding brasileiro aproveitando a melhor hora do dia para mostrar que ainda têm muita lenha pra queimar!

Destaque para o cearense conhecedor de todos os picos da Taíba como a palma da própria mão, Cassote Santos, que aproveitou o conhecimento local para quebrar nas ondas e assinalar a maior média e somatório do primeiro dia, 8,25 e 15,25 na oitava bateria da Grand Master. Mas, ele não foi o único destaque. Marcondes Ramos, o Cocão, dominou a quinta bateria da categoria levando a torcida na praia ao delírio com manobras fortes e bem executadas.

Entre os visitantes destaque para a presença do bodyboarder representante do estado do Amazonas, Victor Castelo, além de todos os atletas que vieram dos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo que participaram das disputas deste dia histórico.

Finalizando o dia, o show ficou por conta dos bodyboarders da categoria Legend com mais uma apresentação memorável do Campeão Nordestino Gustavo Tavares. Mostrando grande forma e uma sintonia fina com o mar invejável, Gustavinho provou mais uma vez porque é um dos grandes nomes do bodyboarding cearense. 

ETAPA FRANCISCO ROSA MASTER DE BODYBOARDING 2024-ETAPA 1-DIA 1-FOTO 15-Frank Braga.

ANÁLISE DO PRESIDENTE

O primeiro dia da histórica etapa de abertura do primeiro Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding foi repleto de boas energias. A atmosfera de reencontro, de saudosismo, de comprometimento e gratidão ao esporte pairava no ar. Da Cerimônia de Abertura, com o Hasteamento da Bandeira e a execução do Hino Nacional deram logo o tom de como seria o evento. E por falar em tom, o Pico Tom Morey fez jus ao nome e bombou altas ondas o dia inteiro, proporcionando um verdadeiro show de bodyboarding para todos que acompanhavam, na praia ou pela internet, através da transmissão ao vivo.

Fazendo uma análise do primeiro dia do evento, Marcelo Barros, Presidente da Federação do Bodyboarding do Ceará, falou um pouco do sentimento que move tudo isso que está acontecendo:

“Agora, que o pontapé inicial foi dado, só resta a todos desfrutar dessa incrível reunião de gerações feita para celebrar a história e memória desse esporte tão maravilhoso e cativante que é o bodyboarding. Hoje, temos a plena certeza que, onde quer que ele esteja, Francisco Rosa, nosso maior de todos os legends, está feliz em ver o seu legado seguindo em frente. Para nós, é uma grande responsabilidade, que assumimos com toda garra e convicção de que vamos dar conta e colaborar efetivamente com a construção do capítulo mais bonito da história desse esporte”, declarou Marcelo Barros, Presidente da FBCE.

ETAPA FRANCISCO ROSA MASTER DE BODYBOARDING 2024-ETAPA 1-DIA 1-FOTO 14-Frank Braga.

CATEGORIAS EM DISPUTA

PCD (idade aberta);

DK (idade aberta);

MASTER MASCULINO (35+ anos);

MASTER FEMININO (35+ anos);

GRAND MASTER MASCULINO (40+ anos);

LEGENDS MASCULINO (45+ anos);

LEGENDS FEMININO (45+ anos);

GRAND LEGENDS MASCULINO (50+ anos).

 

SÁBADO DE FORTES EMOÇÕES

O segundo dia de disputas promete mais um show de manobras nas fortes ondas do Morro do Chapéu. Com a previsão de uma melhora no tamanho e qualidade das ondas, as expectativas não podiam estar mais altas.

Os primeiros a cair na água serão os atletas que disputarão a Fase 2 da categoria Master, a repescagem, para muitos a última chance de se manter vivo na competição. Na sequência rolam as baterias da Fase 2 da Grand Legend, seguidas pela Fase 2 da Grand Master, Fase 3 da Master, Fase 2 da Legend e a Fase 4 da Master, todas do Masculino.

CRONOGRAMA SUJEITO A ALTERAÇÕES

 

AULÃO NEYMARA

Pentacampeã mundial, Neymara Carvalho, promove aulão social de bodyboarding para crianças da Taíba

Em uma parceria entre a ArcelorMittal e o Instituto Neymara Carvalho, pessoas de todas as idades aprenderão noções básicas do esporte

A atleta Neymara Carvalho, pentacampeã mundial de bodyboarding, patrocinada pela ArcelorMittal, fará uma aulão social, sábado (30/04), na praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante. A programação acontecerá das 8h às 10h, no Pico Tom Morey do Morro do Chapéu, durante a Etapa Francisco Rosa do Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding 2024.

O Aulão de Bodyboarding será inclusivo, para todos os níveis de conhecimento do esporte, contemplando moradores locais e atraindo pessoas de todas as idades, especialmente crianças. No encontro, a bodyboarder compartilhará suas experiências e aprendizados, do esporte para a vida, na companhia da filha Luna Hardman. A iniciativa é uma parceria entre a ArcelorMittal e o Instituto Neymara Carvalho.

“É uma satisfação enorme ver uma criança ter o primeiro contato com o esporte. Eventos como este me geram a sensação de estar devolvendo ao esporte tudo o que ele me deu. É uma missão minha ensinar e levar cada vez mais pessoas para o bodyboarding”, comenta Neymara Carvalho.

Patrícia Colaferro, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal na unidade Pecém, destaca que a programação promove também a diversidade, a equidade e a inclusão por meio do esporte.

“E esses são valores da ArcelorMittal Pecém. Buscamos, continuamente, proporcionar ferramentas e oportunidades de socialização, desenvolvimento e inserção para quem mora aqui na região. Acreditamos que o esporte tem essa potência de impulsionar pessoas e gerar transformações. Será um evento muito especial”, destaca.

 

Sobre Neymara Carvalho

A atleta de bodyboarding Neymara Carvalho já conquistou 10 títulos nacionais da modalidade e cinco mundiais: 2003, 2004, 2007, 2008 e 2009, este último nas Ilhas Canárias, evento em que ela celebrou a conquista do Pentacampeonato Mundial. Em 2023, Neymara venceu o Pipeline Bodyboarding Challenger, primeira etapa do Circuito Mundial, que aconteceu no Havaí.

Aço é ArcelorMittal

O Grupo ArcelorMittal é líder mundial na produção de aço, com cerca de 160 mil empregados e clientes em mais de 155 países. A unidade Pecém está instalada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE) e integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A produtora de aço atende à indústria naval, de óleo e gás, automotiva e construção civil. O propósito da ArcelorMittal é produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta.

 

TRANSMISSÃO AO VIVO

E para aqueles que não poderão estar presentes no evento, a Etapa Francisco Rosa Master Bodyboarding 2024 contará com Transmissão ao Vivo em Full HD, com seis câmeras, sendo 04 ao mar, um drone e uma dedicada às entrevistas, através do canal do Youtube da @cbrasb.

Lá, qualquer pessoa de qualquer lugar do planeta conectado à web poderá assistir todas as baterias disputadas através de seu computador, tablet, smartphone ou smart tv.

MAIORES INFORMAÇÕES:

Marcelo Barros: (85) 996865088

Fayerton Queiroz: (85) 999443038

 

DICAS DE HOSPEDAGEM

1- POUSADA TAIBA NATUREZA (85) 998167-5267

IG: @pousadataibanatureza

2- POUSADA TAIBA (85) 3231-4702

3- TAIBA INN (85) 98824-5297

IG: @taiba_inn

4- BALI BAGUS TAIBA (85) 99737-9054

IG: @balinagustaiba

5- SUNSET BEACH HOTEL (85) 981720511

IG: @sunsetbeach.hotel

DICAS DE TRANSFERS AEROPORTO-TAÍBA

PEPE TOUR – (85) 986806765 – Fiat Doblô – 7 Lugares;

RENATO CASAS: (85) 997552559 – Citroen C4 – 4 Lugares.

O Ftrade e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante Apresentam: Etapa Francisco Rosa Master de Bodyboarding 2024, Etapa de Abertura do Circuito Brasileiro de Bodyboarding Master conta com:

Patrocínios:

@ftradebrasil

@zakariabenzaama

@prefeituradesga

@professormarcelao

@esportedesga

@magnoliasrocha

Co-patrocínio:

@highscoreshop

@pedropaterno_filho

@prosaudecooperativa

@sennagadelha

Realização:

@ibesf_oficial

@fbcebodyboard

Arbitragem:

@aceabbodyboarding @cbrasb

Homologação:

@cbrasb

Apoios:

@mercantilsupertimbo

@polycell.assistencia

@insidebodyboard

@alynecosmeticos

@likebodyboard

@paulacastelo_natura_avon

@detonasuple

@msdcarimbos

@amazoniabodyboarding

@orbetelecom

@genesisbodyboardsoficial

@trainercore

Sistema de Notas;

@surfbyte

Arte Visual:

@aryeldesign

Por George Noronha

JP-Mtb.: 2808-CE

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Após recorde de duração, com dez dias na cidade carioca, segunda etapa anual do festival chegou ao fim com atrações de esporte, sustentabilidade e entretenimento

Show do cantor carioca acontece durante o Aloha Spirit Festival, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo

Um grupo de amigos do Rio de Janeiro se reuniram para uma viagem para Indonésia, onde eles apelidaram a viagem como Fonte da Juventude 2024.

Atletas de treze estados estarão na praia da Caueira para o CBSurf Master Tour 2024 realizado pela Confederação Brasileira de Surf e Federação Sergipana. Tragédia no Rio Grande do Sul motiva mudança do calendário de 2024 com a inclusão de uma etapa com premiação de 100 mil reais

Felipe Cesarano, conhecido como "Gordo", registrou uma onda de mais de 7 metros, possivelmente superando o recorde anterior. Até então, a maior onda surfada no Brasil também havia sido em Itacoatiara, em 2022, com aproximadamente 6 a 7 metros, pelo surfista Gabriel Sampaio.

Jadson participa pela primeira vez da competição, enquanto Sophia venceu a etapa de Florianópolis do Circuito em 2023

Hele Fitness será a responsável pelos equipamentos da academia do primeiro clube com piscina de surf coberta e aquecida do mundo

Confira artigo escrito por Rico de Souza no qual ele fala sobre sua última viagem ao Havaí.

Considerada o principal polo de esportes aquáticos do país, cidade recebe em maio festival que une esporte, lazer e entretenimento. Ao longo dos últimos anos, o município de Saquarema tem se consolidado como principal polo dos esportes aquáticos no Brasil e na América Latina.

artigo do tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, que destaca um surfista prodígio de Búzios, Ben Almeida, 11 anos, que venceu no último fim de semana, a Trípice Coroa de Saquarema, na sub-12.

A praia da Caueira, em Itaporanga D'ajuda, recebe a segunda etapa do circuito dos ídolos do surfe nacional com recorde de inscritos.

Embora já tenha patrocinado outro evento da World Surf League no Havaí, a parceria é inédita no Brasil; A linha do atleta será a responsável pelos uniformes do staff para a etapa do VIVO Rio Pro apresentado por Corona, em Saquarema

Cantor carioca fará apresentação gratuita na cidade de Saquarema durante o Aloha Spirit Festival

Região Sudeste e Nordeste tem praticamente o mesmo número de participantes em 2024

A jovem canadense de apenas 16 anos, Erin Brooks, e o australiano Mikey McDonagh de 22, foram os campeões do Bonsoy Gold

Vai começar o Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 - Apresentado pela Powerlight Surfboards e Magic - neste próximo final de semana (4 e 5 de maio) na praia da Joaquina. A competição abrirá a temporada de competições deste ano da Associação de Surf da Joaquina.

Últimas notícias

Após recorde de duração, com dez dias na cidade carioca, segunda etapa anual do festival chegou ao fim com atrações de esporte, sustentabilidade e entretenimento

Show do cantor carioca acontece durante o Aloha Spirit Festival, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo

Um grupo de amigos do Rio de Janeiro se reuniram para uma viagem para Indonésia, onde eles apelidaram a viagem como Fonte da Juventude 2024.

Atletas de treze estados estarão na praia da Caueira para o CBSurf Master Tour 2024 realizado pela Confederação Brasileira de Surf e Federação Sergipana. Tragédia no Rio Grande do Sul motiva mudança do calendário de 2024 com a inclusão de uma etapa com premiação de 100 mil reais

Felipe Cesarano, conhecido como "Gordo", registrou uma onda de mais de 7 metros, possivelmente superando o recorde anterior. Até então, a maior onda surfada no Brasil também havia sido em Itacoatiara, em 2022, com aproximadamente 6 a 7 metros, pelo surfista Gabriel Sampaio.

Jadson participa pela primeira vez da competição, enquanto Sophia venceu a etapa de Florianópolis do Circuito em 2023

Hele Fitness será a responsável pelos equipamentos da academia do primeiro clube com piscina de surf coberta e aquecida do mundo

Confira artigo escrito por Rico de Souza no qual ele fala sobre sua última viagem ao Havaí.

Considerada o principal polo de esportes aquáticos do país, cidade recebe em maio festival que une esporte, lazer e entretenimento. Ao longo dos últimos anos, o município de Saquarema tem se consolidado como principal polo dos esportes aquáticos no Brasil e na América Latina.

artigo do tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, que destaca um surfista prodígio de Búzios, Ben Almeida, 11 anos, que venceu no último fim de semana, a Trípice Coroa de Saquarema, na sub-12.

A praia da Caueira, em Itaporanga D'ajuda, recebe a segunda etapa do circuito dos ídolos do surfe nacional com recorde de inscritos.

Embora já tenha patrocinado outro evento da World Surf League no Havaí, a parceria é inédita no Brasil; A linha do atleta será a responsável pelos uniformes do staff para a etapa do VIVO Rio Pro apresentado por Corona, em Saquarema

Cantor carioca fará apresentação gratuita na cidade de Saquarema durante o Aloha Spirit Festival

Região Sudeste e Nordeste tem praticamente o mesmo número de participantes em 2024

A jovem canadense de apenas 16 anos, Erin Brooks, e o australiano Mikey McDonagh de

Vai começar o Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 - Apresentado pela Powerlight Surfboards e Magic - neste próximo final de semana (4 e 5 de maio) na praia da Joaquina. A competição abrirá a temporada de competições deste ano da Associação de Surf da Joaquina.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula