Desafio é a palavra que melhor define a terceira etapa do Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club 2025, com copatrocínio da Rusty, realizada no último dia 21 de novembro.
Já no fim da janela de espera, a direção de prova acreditou na previsão de um potente swell de sul para chamar a competição, que reuniu atletas de diferentes gerações de surfistas, desde a nova geração até os pioneiros do esporte, distribuídos em sete categorias.

Na sexta-feira (21), feriado prolongado na Cidade do Rio, o mar subiu como esperado, mas, a direção (sul) e o período (longo) do swell tornaram as condições difíceis para os atletas, com muita água se movendo junto à pedra e as maiores da série fechando mais do que costume, fazendo jus ao nome do evento: Challenge!
Melhor para aqueles que conseguiram se adaptar rapidamente e achar ondas com seções críticas para executar manobras de maior expressão, que estavam sendo muito bem valorizadas pelos árbitros.
Na Local Grom, para atletas com até 14 anos de idade, o atleta de Cabo Frio, Guilherme Barreto, levou a melhor com um surf de backside muito polido.
Na Mirim, o goofy do Recreio Petrus Dantas venceu pela segunda vez seguida no Arpoador Surf Club, mostrando uma intimidade natural com as ondas do pico, já que frequenta pouco o local.
Na Grand-Legends, para atletas com idade a partir de 60 anos, vitória do local Luis Leal, profundo conhecedor do pico e acostumado com condições pesadas.
Na Grand-Kahuna, o surfista de Búzios Duda Tedesco, que atualmente treina no Surfland (Garopaba-SC), mostrou que esses treinos na piscina estão surtindo efeito e arrepiou nas esquerdas que pegou no pontão do Arpex.
A Grand-Master apresentou a final mais disputada, com os quatro finalistas muito próximos da vitória. No final, o campeão da primeira etapa, Marcelo Bispo, que passou boa parte da bateria esperando uma onda no pontão enquanto os demais pegavam ondas mais embaixo, repetiu a dose e venceu novamente, mostrando porque é o maior campeão da categoria.
Na final Feminina, a surfista local Luana Braga, ausente das competições por um longo período por conta de uma contusão, voltou à cena em grande estilo, se consagrando campeã da etapa. Um grande estímulo para voltar aos treinos.
A última bateria do dia foi a final Open, reunindo três atletas locais e um atleta do Recreio, Nathan Hereda. E foi este último quem levou a melhor, atacando junções pesadas, e arriscando manobras progressivas. Definitivamente, o surf do Nathan se encaixa muito bem nas ondas do Arpex, e toda a sua dedicação ao pico – ele já compete nos campeonatos do ASC há muito tempo, vem sendo recompensada com ótimos resultados.
Próxima etapa
Para as categorias de base, o Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club 2025 está encerrado com os campeões definidos:
Cauã Diniz na Local Grom (Sub-14) e Chico Toledo na Mirim (Sub-16).
Já para as categorias adultas, o circuito segue com mais uma etapa em espera até o fim do ano: o tradicional Arpoador Clássico, evento que só é realizado em condições especiais de onda. Portanto, é uma etapa que pode acontecer, ou não.
Fique ligado na página do Arpoador Surf Club no Instagram (@arpoadorsurfclub) para acompanhar tudo sobre o Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club 2025.

Resultados das Finais do ARPEX CHALLENGE 2025:
Local Grom (Sub-14)
1º Guilherme Barreto
2º Chico Toledo
3º Noah Castello
4º Dom Vianna
5º Samuel Laviola
6º Andrey
Campeão do ranking 2025: Cauã Diniz
Mirim (Sub-16)
1º Petrus Dantas
2º Guilherme Barreto
3º Lorenzo Abreu
4º Cauã Diniz
5º Noah Castello
6º Alexandre Marques
Campeão do ranking 2025: Chico Toledo
Grand-Legends (60+)
1º Luis Leal
2º Marcelo Boscoli
3º Gustavo Capanema
4º Antonio Rihl
Grand-Kahuna (50+)
1º Duda Tedesco
2º Luiz Menezes
3º Bruno Broca
4º Paulinho Guimaraes
Grand-Master (40+)
1º Marcelo Bispo
2º Erik Petric
3º Bruno Coutinho
4º Guilherme Herdy
Open
1º Nathan Hereda
2º Romulo Bula
3º Gabriel Mureb
4º Ivan Rodrigues
Feminino Open
1º Luana Braga
2º Maria Eduarda
3º Lua
4º Lu Moraes
5º Pilar Browne
5º Maria Claudia
Para conferir as notas e resultados, acesse a página da Wavedata, responsável pelo sistema de notas do evento:
https://www.wavedatasystems.com/live/liveScores4.0.html?2025e7bfc1a193727c9dcc9eec20fdc413eb
Álbum de fotos do campeonato no Facebook do ASC (Claudio Franco e Ana Paula Vasconcelos):
https://www.facebook.com/arpoadorsurfclub/photos_albums
Vídeos do campeonato no Youtube do ASC (filmagem e edição de Cesar Aiello):
https://www.youtube.com/watch?v=T3JYHZMwUT0&t=65s
___________
Circuito Tyr Energia ARPOADOR SURF CLUB 2025
Etapa: Arpex Challenge (terceira etapa)
Data: 21 de novembro de 2025.
Categorias: Open Masculino | Open Feminino | Grand-Master (40+) | Grand-Kahuna (50+) | Grand-Legends (60+) | Mirim (16-) | Local Grom (14-)
Patrocínio Master: TYR ENERGIA
Copatrocínio: RUSTY
Apoios: BOARDS CO | MAXIME | KEAHANA | BULLYS | SUPER FOOD | GUARDERIA SURF CLUB
Divulgação: WAVES
Agência oficial: EGD
Coprodutora: MEMO
Realização: ARPOADOR SURF CLUB
Apoio Institucional: FESERJ | PREFEITURA DO RIO



