Notícias

>

Brasileiros são maioria e dominam início do Championship Tour da WSL no masculino

Serão, ao todo, dez surfistas representando o Brasil entre os 34 que iniciarão o Tour no Havaí; no feminino o país será defendido na elite do surfe por duas atletas

Escrito por

Pedro La Ferreira

|

Publicado em:

24/01/2025

|

Atualizado em:

24/01/2025

-

15:20

|

5 min de leitura

5 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Crédito: WSL/Divulgação

 

Próximo do início do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2025, os surfistas se preparam para a temporada regular que terá início no próximo dia 27, no Havaí. Neste ano os brasileiros vão iniciar o Championship Tour (CT) da WSL com dez surfistas no masculino – Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, João Chianca, Yago Dora, Samuel Pupo, Ian Gouveia, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Edgard Groggia, Deivid Silva -, e duas no feminino – Tatiana Weston-Webb e Luana Silva.
Por causa de uma lesão no tendão do músculo peitoral do ombro esquerdo durante um treino, enquanto fazia uma manobra aérea, Gabriel Medina fica fora das três primeiras etapas, podendo reavaliar sua participação na sequência da temporada. Independentemente de retornar ou não para o circuito, a WSL já garantiu para o brasileiro um wildcard para 2026.
“O surfe da América Latina vem forte outra vez e segue fazendo história. Teremos o mexicano Alan Cleland Jr. tornando-se o primeiro de seu país a disputar o CT e, no feminino, a costa-riquenha Brisa Hennessy. Além deles, muitos brasileiros disputarão o campeonato, com nomes como Italo Ferreira, Filipe Toledo e Yago Dora favoritos ao título e principais alvos a serem batidos”, disse Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
“Há uma predominância do surfe latino no cenário mundial, sobretudo, do Brasil. Isso se reflete inclusive no número de atletas que estarão nos representando no CT deste ano. Dez brasileiros vão iniciar no masculino, graças aos excelentes resultados e domínio que tivemos no Challenger Series 2024, e mais a Tatiana Weston-Webb e a Luana Silva, no feminino”, completou.

Os favoritos ao título

Vice-campeão em 2024 ao perder a decisão do WSL Finals para John John Florence e um dos favoritos na briga pelo título da atual temporada, Ítalo Ferreira se prepara para o CT com força máxima. O atleta de 29 anos, nascido na Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, foi o campeão mundial em 2019 e agora busca o tão sonhado bicampeonato.
Outro candidato é Filipe Toledo, bicampeão consecutivo em 2022 e 2023. Após um ano ausente das competições, “Filipinho” volta ao mar para a disputa do seu tricampeonato, podendo se igualar à Medina que possui três títulos (2014, 2018 e 2021).
Yago Dora também aparece forte na disputa em busca do título inédito do CT. Surfista de 29 anos, natural de Florianópolis, ele marcou presença na final da edição passada do VIVO Rio Pro, etapa brasileira do CT, mas acabou sendo superado por Ítalo Ferreira.

Esquadrão de peso

Outros destaques verde-amarelo são os irmãos Pupo: Miguel e Samuel. Apesar da longa carreira de Miguel, o surfista nunca foi campeão do CT, sendo o sexto lugar a sua melhor colocação. Já Samuel, o surfista brasileiro mais novo da competição, com apenas 24 anos, almeja o título após uma boa estreia no CT de 2022 quando alcançou a décima posição. No ano passado, o atleta se tornou o primeiro campeão brasileiro do Challenger Series, divisão de acesso ao CT.
Surfista de 29 anos, Deivid Silva realizará sua quinta participação no Championship Tour. Nascido na Baixada Santista, Deivid fez sua estreia em 2019, mas somente em 2021 alcançou sua melhor colocação em uma etapa do circuito mundial: o vice-campeonato no Corona Open México.
João Chianca ou “Chumbinho” como é chamado, por sua vez, tem 24 anos e recebeu esse apelido por conta de seu irmão mais velho, Lucas “Chumbo”, famoso por surfar as ondas gigantes de Nazaré. O surfista fluminense busca realizar um bom ano, após ficar de fora na última temporada por uma lesão na cabeça, no final de 2023.

Reencontro com o CT

Nascido na Argentina, mas criado em Santa Catarina, Alejo Muniz representa a bandeira verde-amarela no circuito. Entre todos os atletas brasileiros classificados para esta edição, Alejo é o brasileiro mais velho com 34 anos, sendo ao lado de Miguel Pupo, quem possui a carreira mais longeva entre os brasileiros, ambos com estreias feitas em 2011.
Outro que retorna à elite do surfe é Ian Gouveia. Natural de Pernambuco e radicado em Floripa, ele realizou sua estreia no CT de 2017 e agora disputa sua terceira edição. Ian é filho da lenda do surfe Fábio “Fia” Gouveia, o primeiro brasileiro a ocupar o lugar mais alto do pódio no circuito mundial.

Novato na área

Já o único novato no CT será o brasileiro Edgard Groggia. Nascido em Santos, o paulista de 28 anos teve o início de sua trajetória profissional apenas aos 24, em 2020. Edgard já teve sucesso no Qualifying Series (QS), circuito regional da América do Sul da WSL, e conseguiu se qualificar para o esta edição do CT por meio do Challenger Series de 2024.

Brasileiras em alta

No feminino, buscando o título pela primeira vez, Tatiana Weston-Webb chega com a bagagem de já ter sido vice-campeã do Championship Tour, em 2021. No ano passado, Tati levou a medalha de prata em Paris-24 e terminou o CT da WSL em terceiro, subindo ao pódio em cinco etapas.
Outro rosto conhecido é o da jovem de 20 anos, Luana Silva, que chega com moral depois de conquistar o wildcard da WSL no lugar da australiana octacampeã Stephanie Gilmore, que resolveu se ausentar da temporada. A surfista, recentemente, se tornou a primeira brasileira a conquistar o título do mundial júnior da WSL, nas Filipinas, e a primeira sul-americana a vencer a competição desde 2005. Caminhando para sua quarta edição do CT, ela busca subir no pódio pela primeira vez na sua carreira.

Confira a ficha dos brasileiros no CT da WSL

MASCULINO

Filipe Toledo
• 29 anos
• Nascimento: Ubatuba, São Paulo
• Estreia no CT: 2013
• Posição em 2024: 35º
• Melhor posição na carreira: Campeão duas vezes (2022 e 2023)

Italo Ferreira
• 29 anos
• Nascimento: Baía Formosa, Rio Grande do Norte
• Estreia no CT: 2015
• Posição em 2024: vice-campeão
• Melhor posição na carreira: campeão, em 2019

João Chianca
• 24 anos
• Nascimento: Saquarema, no Rio de Janeiro
• Estreia no CT: 2023
• Posição em 2024: 34º
• Melhor posição na carreira: 4º lugar, em 2023
Yago Dora
• 28 anos
• Nascimento: Florianópolis, em Santa Catarina
• Estreia no CT: 2018
• Posição em 2024: 6º
• Melhor posição na carreira: 6º lugar, em 2024
Samuel Pupo
• 24 anos
• Nascimento: Maresias, em São Paulo
• Estreia no CT: 2022
• Posição em 2024: 23º
• Melhor posição na carreira: 10º lugar, em 2022
Ian Gouveia
• 32 anos
• Nascimento: Recife, em Pernambuco
• Estreia no CT: 2017
• Posição em 2024: 33º
• Melhor posição na carreira: 23º lugar, em 2017
Alejo Muniz
• 34 anos
• Nascimento: Mar del Plata, na Argentina, mas criado em Bombinhas, Santa Catarina
• Estreia no CT: 2011
• Posição em 2024: 32º
• Melhor posição na carreira: 6º lugar, em 2015
Miguel Pupo
• 33 anos
• Nascimento: Itanhaém, em São Paulo
• Estreia no CT: 2011
• Posição em 2024: 26º
• Melhor posição na carreira: 6º lugar, em 2022
Edgard Groggia
• 28 anos
• Nascimento: Santos, em São Paulo
• Estreia no CT: 2025
Deivid Silva
• 29 anos
• Nascimento: Guarujá, em São Paulo
• Estreia no CT: 2019
• Posição em 2024: 33º lugar
• Melhor posição na carreira: 14º lugar, em 2021

 

FEMININO
Luana Silva
• 20 anos
• Nascimento: North Shore, Oahu
• Estreia no CT: 2022
• Posição no ranking em 2024: 12º
• Melhor posição no CT: 5º

 

Tatiane Weston-Webb
• 28 anos
• Nascimento: Princeville, Havaí
• Estreia no CT: 2015
• Posição no ranking em 2024: 3º
• Melhor posição no CT: vice-campeã, em 2021
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Primeira etapa será exibida de 4 a 6 de setembro, diretamente da Praia d'Ulé, em Guarapari (ES), com todas as baterias masculinas e femininas, ao vivo, no Canal Pluto TV Esportes 2

O Evento será Realizado na Praia do Preá e contará com Diversas atividades para o Público!

Obra de Leslie Amaral conecta a chegada da etapa à história, à cultura caiçara e à relação de São Sebastião com o mar; competição acontece entre 26 de setembro e 3 de outubro, em Maresias

Primeira edição do Mundial de kneeboard realizada na América Latina supera condições extremas de mar e consagra o australiano Chayne Simpson com título back-to-back da Open; Brasil brilha com ouro de Diego Azevedo na Grand Masters e vice-campeonato no Team Challenge.

Bicampeã mundial Pro Junior, capixaba conquista sua segunda etapa profissional em temporada de estreia no circuito completo; Neymara Carvalho, sua mãe e pentacampeã mundial, chega às quartas de final

12 surfistas partem na segunda-feira para buscar os títulos mundiais que serão disputados entre os dias 4 e 13 de setembro em La Libertad

107 surfistas com até 18 anos de 13 estados do país vão disputar os títulos brasileiros das categorias de base de 23 a 27 de setembro em Santa Catarina

Evento ocorre na cidade onde o Surf nasceu ajudando a movimentar o mercado de fabricantes de pranchas de Surf

Circuitos pernambucano de surfe e Surf KIds- Geração Futuro Ano XII terão etapas em Olinda. A novidade é o lançamento do projeto inclusivo Escola de Surf Mar de Cores pela Federação Pernambucana de Surf.

A competição aconteceu neste último final de semana em Florianópolis(SC), valendo 7 mil pontos para o ranking do Circuito Fecasurf de Base desta temporada.

A segunda etapa do Circuito ASJ Vida Marinha 2026 acontecerá neste próximo final de semana, 22 e 23 de agosto, na praia da Joaquina.

Organização do evento estima que ondas potentes devam ultrapassar os três metros durante a realização da disputa, que terá início às 7h

Pico de Matinhos recebeu 69 atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na briga por classificação para disputar os títulos brasileiros de 2026

Peterson Crisanto e Jihad Khodr ganharam as principais categorias do Sul-Brasileiro Master, Roni Ronaldo venceu a 50+, Edson Vieira a 60+ e Marcelo Barbosa o Longboard

Peterson Crisanto brilhou mais uma vez nas semifinais da 30+ e na sexta-feira também já foram definidos os finalistas da 40+ e da 60+ no Balneário Rainha do Mar

O paranaense fez os recordes da etapa do Sul-Brasileiro Master de Surf na quinta-feira de boas ondas na praia Balneário Rainha do Mar em Itapoá

Últimas notícias

Primeira etapa será exibida de 4 a 6 de setembro, diretamente da Praia d'Ulé, em Guarapari (ES), com todas as baterias masculinas e femininas, ao vivo, no Canal Pluto TV Esportes 2

O Evento será Realizado na Praia do Preá e contará com Diversas atividades para o Público!

Obra de Leslie Amaral conecta a chegada da etapa à história, à cultura caiçara e à relação de São Sebastião com o mar; competição acontece entre 26 de setembro e 3 de outubro, em Maresias

Primeira edição do Mundial de kneeboard realizada na América Latina supera condições extremas de mar e consagra o australiano Chayne Simpson com título back-to-back da Open; Brasil brilha com ouro de Diego Azevedo na Grand Masters e vice-campeonato no Team Challenge.

Bicampeã mundial Pro Junior, capixaba conquista sua segunda etapa profissional em temporada de estreia no circuito completo; Neymara Carvalho, sua mãe e pentacampeã mundial, chega às quartas de final

12 surfistas partem na segunda-feira para buscar os títulos mundiais que serão disputados entre os dias 4 e 13 de setembro em La Libertad

107 surfistas com até 18 anos de 13 estados do país vão disputar os títulos brasileiros das categorias de base de 23 a 27 de setembro em Santa Catarina

Evento ocorre na cidade onde o Surf nasceu ajudando a movimentar o mercado de fabricantes de pranchas de Surf

Circuitos pernambucano de surfe e Surf KIds- Geração Futuro Ano XII terão etapas em Olinda. A novidade é o lançamento do projeto inclusivo Escola de Surf Mar de Cores pela Federação Pernambucana de Surf.

A competição aconteceu neste último final de semana em Florianópolis(SC), valendo 7 mil pontos para o ranking do Circuito Fecasurf de Base desta temporada.

A segunda etapa do Circuito ASJ Vida Marinha 2026 acontecerá neste próximo final de semana, 22 e 23 de agosto, na praia da Joaquina.

Organização do evento estima que ondas potentes devam ultrapassar os três metros durante a realização da disputa, que terá início às 7h

Pico de Matinhos recebeu 69 atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na briga por classificação para disputar os títulos brasileiros de 2026

Peterson Crisanto e Jihad Khodr ganharam as principais categorias do Sul-Brasileiro Master, Roni Ronaldo venceu a 50+, Edson Vieira a 60+ e Marcelo Barbosa o Longboard

Peterson Crisanto brilhou mais uma vez nas semifinais da 30+ e na sexta-feira também já foram definidos os finalistas da 40+ e da 60+ no Balneário Rainha do Mar

O paranaense fez os recordes da etapa do Sul-Brasileiro Master de Surf na quinta-feira de boas ondas na praia Balneário Rainha do Mar em Itapoá

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula