Notícias

>

Búzios Surf Pro Am 2022: dobradinha histórica em Geribá

Escrito por

|

Publicado em:

03/07/2022

|

Atualizado em:

04/07/2022

-

14:09

|

5 min de leitura

5 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 

Os irmãos Costa protagonizaram um momento histórico em Geribá – Foto: Pedro Monteiro

Terminou neste domingo, 3 de julho, o Búzios Surf Pro 2022. Em dia de sol, praia cheia e boas ondas em Geribá, os profissionais entraram na água às 08 horas. E os irmãos cearenses, radicados no Rio de Janeiro, Yanca Costa e Cauã Costa protagonizaram uma dobradinha histórica e sagraram-se campeões profissionais da segunda etapa do Circuito Estadual da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro).

Com dois aéreos magníficos – o primeiro, nota 9,0 e o segundo nota 10 – o surfista Cauã Costa, conquistou pela primeira vez, uma etapa profissional. Já a irmã Yanca Costa, com a vitória, manteve a ótima fase de resultados, uma vez que já é a atual campeã estadual do Rio de Janeiro. Cada irmão levou para casa R$5.000,00 pelos títulos conquistados. Arquimedes, pai e treinador de Yanca e Cauã, falou sobre o sentimento de orgulho e reconhecimento pelo trabalho e dedicação da família:

“Há sete anos nos reunimos e decidimos nos mudar de estado. Pois todos os títulos, do Ceará, já haviam sido conquistados. Escolhemos vir para o Rio de Janeiro. Hoje, vemos que foi a decisão certa. Temos um enorme carinho por esse lugar, em que fomos muito bem recebidos desde a chegada. Hoje foi tudo perfeito! Cauã, nota 10 e os dois sagraram-se campeões! Um grande orgulho!”

Cauã Costa marcou 10 na final – Foto: Pedro Monteiro

Amador

O evento recebeu mais de 150 atletas inscritos de várias partes do Brasil. Após a final profissional, ainda foram realizadas mais oito finais amadoras, com atletas de 12 a 18 anos. Na categoria Sub 12, os capixabas Aninha Dagostini, no feminino e Eric Gratz – de apenas, 10 anos, e filho do surfista Michael Gratz – no masculino, levaram para o Espírito Santo os dois títulos. Seguindo a trajetória de muitos outros surfistas capixabas, que também tiveram o Rio de Janeiro como território de crescimento em suas carreiras, Aninha e Eric aproveitaram essa oportunidade para iniciar suas conquistas, no mesmo estado em que antecessores como Kristian Kimmerson.

O surfista Pablo Gabriel, de 13 anos, que é o atual campeão estadual sub 12, ficou com o título dessa etapa, na categoria Sub 14. O atleta, cabofriense, que é a atual revelação do surfe do estado do Rio de Janeiro, mandou um aéreo rodando, na bateria final e arrancou aplausos da galera. No feminino, da mesma categoria, a carioca Sarah Ozorio, surfista do Recreio, levou o título, com uma nota 08 na final. Foi o primeiro título estadual da atleta, que saiu da água chorando de emoção.

Yanca Costa – Foto: Pedro Monteiro

Rickson Falcão, de Saquarema, e Paloma Oliveiro, de Búzios, foram os campeões da categoria Sub 16. Rickson – que é o campeão estadual da categoria sub 14 de 2021 – enfrentou uma final super disputada e levou a melhor na etapa, em busca por manter o título na nova categoria. A surfista Paloma fez a alegria da cidade anfitriã do evento e deixou o título em casa.

Logo depois, o buziano, Sunny Pires, repetiu o feito. E deixou, também, em Búzios o título masculino, da categoria Sub 18. Ele, que é o atual campeão estadual sub 16 e sub 18, manteve sua performance de resultados. E, comprovou que quando há investimento e incentivo, como os que a Prefeitura local vem dando ao esporte, os resultados aparecem No feminino, a atleta paulistana, Kemily Sampaio, surfista da Praia Grande, que está em transição para a carreira profissional, ficou com o título da categoria.

A competição foi válida pela segunda etapa do circuito estadual do Rio de Janeiro 2022, realizado pela FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro) e apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da secretaria de lazer e esporte – pelo segundo ano consecutivo.

Visando preparar melhor a equipe fluminense, Guilherme Herdy assumiu, mais um cargo na Federação. Além de vice-presidente, ao lado de Guilherme Aguiar, Herdy, agora, assumiu o cargo de técnico de equipe. Que estava vago desde o falecimento do surfista Léo Neves. Herdy esteve presente na etapa para conhecer melhor os atletas.

Geribá – Foto: Pedro Monteiro

“Estamos visando continuar o legado que o Léo deixou. Nesses dois mandatos em que estamos na federação, estamos buscando recolocar o Rio no lugar de onde ele nunca deveria ter saído. Somos um celeiro de ótimos surfistas e temos que aproveitar isso.” Disse, Herdy.

Premiação – Para os Profissionais, a etapa teve nível 2A. Com uma premiação total de R$36 mil reais. Entre os Amadores, os campeões receberam uma prancha do Shaper Ricardo Astral, 53 anos. Ricardo começou a fazer pranchas com 14 anos e reside há mais de 20 anos, em Búzios. Os vice campeões ganharam blocos e todos os finalistas receberam kits com saborosos kits da Sequóia, que produz os deliciosos Garytos.

Garytos – Surfistas, familiares, amigos e o público presente puderam saborear, durante os quatro dias de evento, as famosas tortillas chips Garytos. Produzidas com total responsabilidade socioambiental. Seguindo a linha de uma alimentação de qualidade, elas são feitas com puro milho, não transgênico, sem glúten e sem conservantes. E com o máximo sabor!

AO VIVO – A etapa do Búzios Surf Pro Am 2022, foi transmitida, ao vivo (Webcast), pelo Youtube da Wave Data Systems, com o apoio e suporte técnico da LS INTERNET. Todo o evento ainda pode ser visto no youtube da FESERJ.

O evento foi apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da Secretaria de de Lazer e Esporte. O Búzios Surf Pro Am 2022 contou com co-patrocínio da Garytos. E com o apoio do Shaper Ricardo Astral, Mantra Restaurante, Pousada Marbella, Solar Hostel, e Casa do Pedreiro. E a transmissão ao vivo foi realizada pela equipe da Wave Data, com o suporte e conexão da LS Internet. A realização ficou a cargo da FESERJ, com suporte da ABRASP, em parceria com a ASB.

RESULTADOS:

Masculino Pro

1- Cauã Costa

2- Pedro Neves

3- Alan Jhones

4- Krystian Kimerson

Feminino Pro

1- Yanca Costa

2- Gabriela Teixeira

3- Julia Duarte

4- Tais Almeida

Sub 18

1- Sunny Pires

2- Guilherme Lemos

3- Rickson Falcão

4- Rafael Lutfy

Sub 18 Feminino

1- Kemily Sampaio

2- Paloma Oliveiro

3- Maria Laura Ferreira

4- Lais Costa

Sub 16

1- Rickson Falcão

2- Vitor Gabriel Lima

3- Guilherme Lemos

4- Luan Ferreira

Sub 16 Feminino

1- Paloma Oliveiro

2- Sarah Ozorio

3- Luana Paes

4- Sofia Tinoco

Sub 14

1- Pablo Gabriel

2- Nathan Hereda

3- Bernardo Bicalho

4- Eric Grattz

Sub 14 Feminino

1- Sarah Ozorio

2- Leticia Calleia

3- Sofia Tinoco

4- Lanay Thompson

Sub 12

1- Eric Grattz

2- Matheus Jhones

3- Petrus Dantas

4- Guilherme Barreto

Sub 12 Feminino

1- Aninha Dagostini

2- Alice Pitanga

3- Lanay Thompson

4- Eloah de Souza

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Ele nasceu há 10 mil anos atrás, no Rio de Janeiro. A vida repleta de acontecimentos define o carioca Evandro Mesquita. Filho

Tricampeão Mundial de Longboard chegou do Havaí e vem treinando em Búzios para competição, válida pelo ranking sul-americano da WSL, Além de atleta, o carioca é shaper e desenvolve suas pranchas e começa nesta quarta-feira a disputa na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)

Apresentação será na véspera do início da etapa e toda a renda líquida do show será doada ao Fundo Social de São Sebastião

Tendência global fortalece a preparação de atletas e amplia o acesso ao esporte

Isaac Benayon Sabbá, o terceiro dos sete filhos do casal de marroquinos Primo e Fortunata Sabbá, nasceu em Belém do Pará, em

Rapper e compositor brasileiro será uma das atrações de evento que promete ser o maior de surfe já realizado no estado de São Paulo

Lorenzo Abreu brilha entre jovens talentos do surfe brasileiro. Aos 10 anos, ele já acumula títulos importantes. Com treinos intensos e apoio jovem surfista busca se consolidar no cenário nacional e internacional.

  Na distante noite de 1978, a casa de Caetano e de Dedé Gadelha se abriu para receber seus convidados, entre eles

Após a etapa do Uruguai, atleta encara a segunda do QS pelo ranking sul-americano da WSL , Essa será a 4ª participação do carioca na competição, que acontecerá de 12 a 20/4, na Praia de Itaúna, Região dos Lagos (RJ)

Prefeitura de Aquiraz e FTrade Apresentam: Circuito Aquiraz de Bodyboarding 2025 Contagem regressiva para o início do principal certame municipal da modalidade no Estado do Ceará

O maior circuito de surf da América Latina segue em ritmo acelerado, promovendo novos talentos e fortalecendo a cena competitiva do surf sul-americano

Maior evento de cultura surfe à beira mar da América do Sul acontecerá de 12 a 20 de abril, na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

Competição em Santa Catarina marca o fim da temporada 2024/25 da WSL América do Sul

Praia do Futuro recebe primeira etapa do certame estadual de bodyboarding 2025

Atleta estará com uma equipe para gravar cenas para o documentário que abordará a sua volta às competições mundiais, sua superação após o tratamento de câncer

Cidade é a única do mundo a receber todas as etapas do Circuito Mundial de Surfe

Últimas notícias

Ele nasceu há 10 mil anos atrás, no Rio de Janeiro. A vida repleta de

Tricampeão Mundial de Longboard chegou do Havaí e vem treinando em Búzios para competição, válida pelo ranking sul-americano da WSL, Além de atleta, o carioca é shaper e desenvolve suas pranchas e começa nesta quarta-feira a disputa na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)

Apresentação será na véspera do início da etapa e toda a renda líquida do show será doada ao Fundo Social de São Sebastião

Tendência global fortalece a preparação de atletas e amplia o acesso ao esporte

Isaac Benayon Sabbá, o terceiro dos sete filhos do casal de marroquinos Primo e Fortunata

Rapper e compositor brasileiro será uma das atrações de evento que promete ser o maior de surfe já realizado no estado de São Paulo

Lorenzo Abreu brilha entre jovens talentos do surfe brasileiro. Aos 10 anos, ele já acumula títulos importantes. Com treinos intensos e apoio jovem surfista busca se consolidar no cenário nacional e internacional.

  Na distante noite de 1978, a casa de Caetano e de Dedé Gadelha se

Após a etapa do Uruguai, atleta encara a segunda do QS pelo ranking sul-americano da WSL , Essa será a 4ª participação do carioca na competição, que acontecerá de 12 a 20/4, na Praia de Itaúna, Região dos Lagos (RJ)

Prefeitura de Aquiraz e FTrade Apresentam: Circuito Aquiraz de Bodyboarding 2025 Contagem regressiva para o início do principal certame municipal da modalidade no Estado do Ceará

O maior circuito de surf da América Latina segue em ritmo acelerado, promovendo novos talentos e fortalecendo a cena competitiva do surf sul-americano

Maior evento de cultura surfe à beira mar da América do Sul acontecerá de 12 a 20 de abril, na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

Competição em Santa Catarina marca o fim da temporada 2024/25 da WSL América do Sul

Praia do Futuro recebe primeira etapa do certame estadual de bodyboarding 2025

Atleta estará com uma equipe para gravar cenas para o documentário que abordará a sua volta às competições mundiais, sua superação após o tratamento de câncer

Cidade é a única do mundo a receber todas as etapas do Circuito Mundial de Surfe

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula