Notícias

>

CT: confira as chances dos brasileiros chegarem ao WSL Finals

O potiguar Ítalo Ferreira, campeão mundial de 2019 e terceiro no ranking de 2021 dominado pelo Brasil, com Gabriel Medina conquistando o tricampeonato na melhor de três com Filipe Toledo, chega ao Taiti ameaçado por três surfistas.

Escrito por

João Carvalho

|

Publicado em:

10/08/2022

|

Atualizado em:

10/08/2022

-

15:51

|

6 min de leitura

6 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 

Ítalo Ferreira pode garantir sua vaga no WSL Finals chegando às semifinais no Taiti – Foto: WSL

O Outerknown Tahiti Pro vai definir as seis últimas vagas para a decisão dos títulos mundiais de 2022 no Rip Curl WSL Finals em Trestles, em setembro, na Califórnia. Filipe Toledo, Jack Robinson, Carissa Moore e Johanne Defay, já garantiram seus nomes entre os top-5 e as top-5 nos rankings das dez etapas do World Surf League (WSL) Championship Tour. A primeira chamada para começar o desafio nos tubos de Teahupo´o, será às 7h15, desta quinta-feira no Taiti, 14h15 no Brasil, e o evento será transmitido ao vivo pelo Globoplay e pelo site da WSL

Surfistas da “seleção brasileira” que disputaram os títulos mundiais de 2021 na estreia do formato mata-mata do Rip Curl WSL Finals, estão entre os top-5 do ranking que vão defender suas classificações no Outerknown Tahiti Pro. O campeão olímpico Ítalo Ferreira ocupa a quarta posição e vai competir na primeira bateria, com o sul-africano Matthew McGillivray e outro brasileiro, Yago Dora. Quem vencer, avança direto para as oitavas de final, mas os perdedores têm uma segunda chance nos duelos homem a homem da repescagem.

As previsões indicam ondas pequenas nos primeiros dias da janela de espera – Foto: WSL

A vice-campeã mundial de 2021, Tatiana Weston-Webb, está em terceiro no ranking e é a única que ganhou duas etapas este ano, em Portugal e na África do Sul. Ela foi escalada na quarta e última bateria da primeira fase, com as norte-americanas Lakey Peterson que está em sexto lugar e Courtney Conlogue, já fora da briga por vagas nas top-5. Tanto Tatiana, como Ítalo, confirmam seus nomes no Rip Curl WSL Finals nas semifinais do Outerknown Tahiti Pro.

No entanto, uma combinação de resultados pode garantir suas classificações até antes disso. As participantes desta última etapa do CT 2022 nunca competiram nos temidos tubos de Teahupo´o, pois o último evento feminino da WSL no Taiti, aconteceu 13 anos atrás. Se Tatiana vencer sua primeira bateria e passar direto para as quartas de final, a quarta colocada no ranking, Stephanie Gilmore, terá que chegar às semifinais para ultrapassá-la, a quinta, Brisa Hennessy, precisará chegar na final e Lakey Peterson vencer o campeonato. Se a brasileira passar mais uma, já garante nas semifinais a vaga no Rip Curl WSL Finals.

Jhon Jhon está fora da etapa por conta de uma contusão – Foto: WSL

O potiguar Ítalo Ferreira, campeão mundial de 2019 e terceiro no ranking de 2021 dominado pelo Brasil, com Gabriel Medina conquistando o tricampeonato na melhor de três com Filipe Toledo, chega ao Taiti ameaçado por três surfistas. O quinto colocado no ranking, Griffin Colapinto, já precisa chegar nas oitavas de final para ultrapassá-lo, o sexto, Kanoa Igarashi, consegue isso nas semifinais e o sétimo, Callum Robson, só se vencer o Outerknown Tahiti Pro.

Se Ítalo vencer sua primeira bateria, ou passar pela repescagem, já obriga Colapinto a chegar nas semifinais, Igarashi na grande final e tira Robson da briga. Se for para as quartas de final, o campeão olímpico só perderá sua vaga nos top-5 se Colapinto for o vice-campeão e Igarashi vencer o campeonato. Os irmãos Pupo têm chances matemáticas, mas Miguel e Samuel já necessitam da vitória em Teahupo´o. Além disso, se Colapinto passar uma bateria já tira o Samuca da briga e ele e Igarashi eliminam o Miguel nas quartas de final.

Na mesma situação do Miguel Pupo, está o australiano Connor O´Leary, pois os dois dividem a nona posição no ranking. A etapa do Taiti não foi realizada em 2020 e 2021 por causa da pandemia do Covid-19 e retorna agora para fechar os rankings do CT 2022 em uma das ondas mais perigosas do mundo. Será um bom teste para todos, especialmente para as mulheres, já que Teahupo´o será o palco do surfe nas Olimpíadas da França de 2024.

Visual taitiano – Foto: WSL

Ausências – Os campeões mundiais Gabriel Medina e John John Florence seguem se recuperando de lesões e não competirão no Outerknown Tahiti Pro. O californiano Kolohe Andino também cancelou sua participação. Entrarão em suas vagas, o catarinense Yago Dora substituindo o tricampeão mundial na “seleção brasileira”, o australiano Nathan Hedge e o taitiano Michel Bourez. Outro participante do Taiti será Kauli Vaast, vencedor da triagem realizada no domingo em Teahupo´o.

Yago Dora foi escalado junto com Ítalo Ferreira na primeira bateria, Kauli Vaast entra na segunda, Michel Bourez na terceira e o veterano Nathan Hedge na quarta, encabeçada pelo líder do ranking 2022 e vice-campeão mundial de 2021, Filipe Toledo. O onze vezes campeão mundial, Kelly Slater, completa este confronto. Na disputa seguinte, estreia o mais experiente da “seleção brasileira”, Jadson André, com Griffin Colapinto (EUA) e Jordy Smith (AFR).

Depois, tem Caio Ibelli na sexta bateria com Kanoa Igarashi (JPN) e Jackson Baker (AUS), Samuel Pupo na sétima com Callum Robson (AUS) e Seth Moniz (HAV) e Miguel Pupo fechando a primeira fase com Connor O´Leary (AUS) e Jake Marshall (EUA). Esta rodada de apresentação dos melhores surfistas não é eliminatória. Os vencedores das baterias avançam direto para as oitavas de final, mas os perdedores têm uma segunda chance de classificação na repescagem.

 

Kelly Slater cai na quarta bateria contra Filipe Toledo e Nathan Hedge – Foto: WSL

Transmissão ao vivo — A janela do Outerknown Tahiti Pro abre nesta quinta-feira (dia 11) e vai até 21 de agosto. O evento será transmitido ao vivo pelo site, Canal da WSL no Youtube, no Aplicativo da WSL e, no Brasil, também pelo Globoplay e Sportv. Esta décima etapa do WSL Championship Tour será realizada com patrocínios da Outerknown, Tahiti Tourism, Corona, Pura Vida, Red Bull, Oakley, Hydro Flask, Expedia, True Surf, Surfline, Polynesia 1, Vini e Air Tahiti Nui.

PRIMEIRA FASE DO OUTERKNOWN TAHITI PRO:

CATEGORIA MASCULINA — 1.o=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Segunda Fase:

1.a: Ítalo Ferreira (BRA), Matthew McGillivray (AFR), Yago Dora (BRA)

2.a: Ethan Ewing (AUS), Barron Mamiya (HAV), Kauli Vaast (FRA)

3.a: Jack Robinson (AUS), Nat Young (EUA), Michel Bourez (FRA)

4.a: Filipe Toledo (BRA), Kelly Slater (EUA), Nathan Hedge (AUS)

5.a: Griffin Colapinto (EUA), Jordy Smith (AFR), Jadson André (BRA)

6.a: Kanoa Igarashi (JPN), Caio Ibelli (BRA), Jackson Baker (AUS)

7.a: Callum Robson (AUS), Samuel Pupo (BRA), Seth Moniz (HAV)

8.a: Miguel Pupo (BRA), Connor O´Leary (AUS), Jake Marshall (EUA)

CATEGORIA FEMININA — 1.a=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Segunda Fase:

1.a: Stephanie Gilmore (AUS), Brisa Hennessy (CRI), Isabella Nichols (AUS)

2.a: Carissa Moore (HAV), Gabriela Bryan (HAV), Vahine Fierro (FRA)

3.a: Johanne Defay (FRA), Tyler Wright (AUS), Caroline Marks (EUA)

4.a: Tatiana Weston-Webb (BRA), Lakey Peterson (EUA), Courtney Conlogue (EUA)

TOP-10 DO WORLD SURF LEAGUE 2022 – 9 etapas:

1.o: Filipe Toledo (BRA) — 53.360 pontos

2.o: Jack Robinson (AUS) — 48.025

3.o: Ethan Ewing (AUS) — 40.970

4.o: Ítalo Ferreira (BRA) — 39.130

5.o: Griffin Colapinto (EUA) — 36.800

6.o: Kanoa Igarashi (JPN) — 35.525

7.o: Callum Robson (AUS) — 31.900

8.o: John John Florence (HAV) — 30.685

9.o: Miguel Pupo (BRA) — 30.185

9.o: Connor O´Leary (AUS) — 30.185

——–outros brasileiros:

11: Samuel Pupo (BRA) — 29.910 pontos

12: Caio Ibelli (BRA) — 28.110

22: Jadson André (BRA) — 18.035

23: Yago Dora (BRA) — 17.880

24: Gabriel Medina (BRA) — 15.890

RANKING WORLD SURF LEAGUE 2022 – 9 etapas:

1.a: Carissa Moore (HAV) — 52.925 pontos

2.a: Johanne Defay (FRA) — 47.610

3a: Tatiana Weston-Webb (BRA) — 42.610

4.a: Stephanie Gilmore (AUS) — 41.625

5.a: Brisa Hennessy (CRI) — 40.285

6.a: Lakey Peterson (EUA) — 39.005

7.a: Tyler Wright (AUS) — 36.460

8.a: Gabriela Bryan (HAV) — 35.155

9.a: Isabella Nichols (AUS) — 34.675

10.a: Courtney Conlogue (EUA) — 32.100

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Atleta, que vai disputar a Challenger Series neste ano, vai levar a iniciativa na ponta da prancha em ação inédita pela valorização do jornalismo regional

Ideia é conectar as marcas já consagradas no mundo da suplementação e saudabilidade ao universo do surfe; consumidores vão concorrer a chance de ir ao Vivo Rio Pro 2025

Em continuidade com a campanha de limpeza de praias, rios, lagos e lagoas, a Amigança Produções, o Clean Up The World e

Iniciativa propõe abordagem multidisciplinar com foco em saúde mental, apoio familiar e prática esportiva como ferramenta de transformação social

Com janela de espera por ondas perfeitas e premiação especial, ASN inova no campeonato Open em Niterói com apoio !

De 30 de maio a 15 de junho, evento gratuito reúne competições internacionais, cultura, educação ambiental e grandes nomes do esporte e da música

Potiguares querem repetir bom desempenho que tiveram no ano passado

Iniciativa no Recreio transforma esporte em ferramenta de cidadania, e formação integral para jovens do Rio

Atual campeã por equipes, São Paulo entra forte na disputa da Seletiva Brasileira CBSurf em Pernambuco, entre os dias 3 e 11 de maio, com promessa de grandes atuações e foco no Mundial ISA Junior.

As aulas tiveram início no mês de abril e oferece todo suporte ao surf adaptado para participantes com diferentes tipos de deficiência

Tricampeão Mundial de Longboard vence a final eletrizante no sábado, na Praia de Itaúna (RJ) Com o título do REMA, o carioca ocupa a vice-liderança no ranking do LQS !

Ele nasceu há 10 mil anos atrás, no Rio de Janeiro. A vida repleta de acontecimentos define o carioca Evandro Mesquita. Filho

Tricampeão Mundial de Longboard chegou do Havaí e vem treinando em Búzios para competição, válida pelo ranking sul-americano da WSL, Além de atleta, o carioca é shaper e desenvolve suas pranchas e começa nesta quarta-feira a disputa na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)

Apresentação será na véspera do início da etapa e toda a renda líquida do show será doada ao Fundo Social de São Sebastião

Tendência global fortalece a preparação de atletas e amplia o acesso ao esporte

Isaac Benayon Sabbá, o terceiro dos sete filhos do casal de marroquinos Primo e Fortunata Sabbá, nasceu em Belém do Pará, em

Últimas notícias

Atleta, que vai disputar a Challenger Series neste ano, vai levar a iniciativa na ponta da prancha em ação inédita pela valorização do jornalismo regional

Ideia é conectar as marcas já consagradas no mundo da suplementação e saudabilidade ao universo do surfe; consumidores vão concorrer a chance de ir ao Vivo Rio Pro 2025

Em continuidade com a campanha de limpeza de praias, rios, lagos e lagoas, a Amigança

Iniciativa propõe abordagem multidisciplinar com foco em saúde mental, apoio familiar e prática esportiva como ferramenta de transformação social

Com janela de espera por ondas perfeitas e premiação especial, ASN inova no campeonato Open em Niterói com apoio !

De 30 de maio a 15 de junho, evento gratuito reúne competições internacionais, cultura, educação ambiental e grandes nomes do esporte e da música

Potiguares querem repetir bom desempenho que tiveram no ano passado

Iniciativa no Recreio transforma esporte em ferramenta de cidadania, e formação integral para jovens do Rio

Atual campeã por equipes, São Paulo entra forte na disputa da Seletiva Brasileira CBSurf em Pernambuco, entre os dias 3 e 11 de maio, com promessa de grandes atuações e foco no Mundial ISA Junior.

As aulas tiveram início no mês de abril e oferece todo suporte ao surf adaptado para participantes com diferentes tipos de deficiência

Tricampeão Mundial de Longboard vence a final eletrizante no sábado, na Praia de Itaúna (RJ) Com o título do REMA, o carioca ocupa a vice-liderança no ranking do LQS !

Ele nasceu há 10 mil anos atrás, no Rio de Janeiro. A vida repleta de

Tricampeão Mundial de Longboard chegou do Havaí e vem treinando em Búzios para competição, válida pelo ranking sul-americano da WSL, Além de atleta, o carioca é shaper e desenvolve suas pranchas e começa nesta quarta-feira a disputa na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)

Apresentação será na véspera do início da etapa e toda a renda líquida do show será doada ao Fundo Social de São Sebastião

Tendência global fortalece a preparação de atletas e amplia o acesso ao esporte

Isaac Benayon Sabbá, o terceiro dos sete filhos do casal de marroquinos Primo e Fortunata

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula