Notícias

>

Eugênio Alves vence a 3ª etapa do Circuito Cearense de Surf 2022 – Categoria Profissional

Escrito por

George Noronha

|

Publicado em:

11/11/2022

|

Atualizado em:

14/11/2022

-

14:16

|

5 min de leitura

5 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 

PENA Iguape Pro – 2º Dia
3ª Etapa do CIRCUITO CEARENSE DE SURF 2022
Estreante Eugênio Alves vence e entra na briga pelo título de Campeão Cearense Profissional

 

O segundo dia do PENA Iguape Pro, a terceira etapa do Circuito Cearense de Surf 2022, evento que rola na Praia do Iguape, município de Aquiraz, foi repleto de emoções e terminou com a consagração do mais novo astro do surfe cearense. Estreante na categoria Profissional, Eugênio Alves mostrou todo o seu talento para superar grandes nomes do surfe cearense e nordestino e cravar seu nome no Hall dos Campeões que já venceram pelo menos uma etapa do Circuito Cearense de Surfe.

Eugenio Alves(CE) campeao Pena Iguape Pro – Foto Lima Jr

A grande final da principal categoria da competição foi um misto de experiência e renovação. Experiência com a participação de Edvan Silva, Tetracampeão Cearense Pro, Rafael Venuto, outro nome consagrado do surfe alencarino,  renovação com a energia e jovialidade de Eugênio Alves e Luiz Demétrio. Esse equilíbrio deu o tom da bateria mais acirrada dos dois primeiros dias da competição e ficou claro quando, até a metade da bateria, os quatro atletas estavam praticamente empatados. Foi quando o local da Praia do Icaraí, Eugênio Alves, desequilibrou pegando uma longa onda para a direita desferindo uma sequência de várias manobras para cravar um 7,25 e saltar da quarta colocação direto para o lugar mais alto do pódio. Com a vitória, Eugênio entrou na briga direta pelo Título do Circuito Cearense 2022, já que, dos três líderes, apenas Edvan Silva chegou à final.

Edvan Silva(CE) Pena Iguape Pro – Foto Lima Jr

“Estou muito feliz e só tenho a agradecer a Deus e a todos que me apoiam, minha família, meus amigos e todos que acreditaram em mim. Eu me profissionalizei esse ano e ainda não posso ter uma rotina de atleta profissional, já que acordo bem cedo todo dia para ir trabalhar e não tenho como treinar durante a semana. Apesar disso, eu acredito muito no meu potencial porque sei que o verdadeiro valor de qualquer pessoa está na sua educação, na maneira como você trata e cuida de sua família. É por isso que eu acredito que tudo vai dar certo e que no momento certo eu poderei me dedicar apenas ao surfe”, declarou o campeão.

Eugenio Alves(CE) 1Pena Iguape Pro – Foto Lima Jr

Na segunda colocação ficou Rafael Venuto, que chegou a liderar a bateria colocando pressão no multicampeão cearense, Edvan Silva, que comemorou muito a terceira colocação e principalmente, a presença em mais uma grande final.

Rafael Venuto(CE) Pena Iguape Pro – Foto Lima Jr

Na quarta colocação ficou o irreverente Luiz Demétrio, mais um representante dessa nova safra de grandes talentos que estão emergindo nos últimos tempos no surfe cearense. Apresentando um surfe moderno e fuido, Demétrio contagiou a torcida com sua presença energética e conquistou uma honrosa quarta colocação em um evento recheado de grandes nomes. Surfando sempre com um sorrido no rosto, Demétrio foi mais um destaque desse evento dentre os profissionais e certamente em muito breve, conquistará seu lugar ao sol.

Luiz Demetrio(CE) Pena Iguape Pro – Foto Lima Jr

Com os líderes Artur Silva e Glauciano Rodrigues, respectivamente primeiro e segundo do Ranking, perdendo antes das finais, a última etapa ganhou um ar quase dramático, pois apenas 15 pontos separam Artur Silva (2.085pts) de Glauciano (2.070pts). E como se isso já não bastasse, a disputa final será no quintal de casa de ambos os atletas, já que tanto Glauciano, quanto Artur são locais da Praia do Futuro.

Artur Silva(CE) Pena Iguape Pro – Foto Lima Jr

E também não podemos perder de vista que, com a ausência do líder e vice-líder do ranking na grande Final da 3ª Etapa, outros atletas como o potiguar Daniel Costa, atual 5º colocado do Ranking e Eugênio, o 4º na corrida pelo título, surgem com reais possibilidades de terminar o ano com um dos títulos mais cobiçados do surfe nordestino, o de Campeão Cearense de Surfe Profissional.

AMADORES TAMBÉM DÃO SHOW

O segundo dia de competição também foi marcado pelo show de surfe das categorias de base e da Open. As categorias Sub 14, Sub 16 definiram seus semifinalistas e a Sub 18 e Open já carimbaram os passaportes dos finalistas que irão se enfrentar no grande domingo de decisões.

Na Base os destaques ficaram por conta de Phelipe Silva na Sub 14 e Pedro Rian na Sub 16. Na Sub 18 e na Open destaque novamente para Pedro Rian e também para Raoni Rocha, que carimbaram os passaportes para as Finais de ambas as categorias.

Raoni Rocha(CE) Pena Iguape Pro – Foto Lima Jr

 

SÁBADO E DOMINGO – AGORA É A VEZ DOS AMADORES

Com a definição da categoria profissional todos os holofotes agora se voltam para as disputas das demais categorias amadoras. Homens e mulheres estarão disputando até o domingo (13) os títulos de todas as 16 categorias amadoras da 3ª Etapa e também do circuito, já que atletas como Marcelo Bibita já colecionam duas vitórias em duas etapas.

 

TRANSMISSÃO AO VIVO

Com duas estruturas montadas em diferentes praias a ação nos dois últimos dias do evento promete ser muito dinâmica e vale a pena ficar ligado para não perder nada dessa etapa que poderá decidir o destino de muitos atletas.

Você pode conferir tudo o que rola Ao Vivo no PENA Iguape Pro 2022 através do Canal do You Tube da Federação de Surf do Estado do Ceará e do www.pena.com.br

Todos os resultados de baterias, estatísticas, ranking, cronograma (SUJEITO A ALTERAÇÕES) e o Livro de Regras do Circuito podem ser acessados através do link www.surfbyte.com.br

 

CATEGORIAS EM DISPUTA

Ao todo são 17 categorias em disputa na 3ª Etapa do Circuito Cearense de Surf 2022: Sub 08, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, Open (sem limite de idade), Local (sem limite de idade), Profissional (sem limite de idade), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Longboard Open (sem limite de idade), Longboard Master (a partir de 35 anos), Longboard Feminino (sem limite de idade), Feminino Junior (até 18 anos) e Feminino Open (sem limite de idade).

 

PREMIAÇÃO

Na categoria Profissional a premiação será de R$ 10.000,00 (DEZ MIL REAIS), distribuídos entre os melhores competidores.

A premiação dos Amadores será composta de 16 Blocos Teccel + 64 Kits PENA + 64 Trofeus, distribuídos entre os finalistas.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

O Planejamento Esportivo 2026 da CBSurf confirma premiação de R$ 450 mil para o "Festival de Surf" do Longboard e Stand Up Paddle nas modalidades SUP Surf e SUP Race

Evento reúne lendas do big surf e contará com o carioca como único competidor usando skimboard, neste domingo (17)

Em agosto, o carioca Rajzman venceu o desafio Hang Five na plataforma Dare, criada para conectar inicialmente amantes do surfe e skate

A quarta etapa da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf inicia nesta quinta-feira na cidade do campeão olímpico Italo Ferreira no Rio Grande do Norte

Primeiro dia do Circuito Paulista EDP de Surf Colegial 2025 testa coragem e técnica da nova geração com mar agitado e avanço da maré em São Sebastião

Mirella Almeida prefeita de Olinda, recebeu campeões e dirigentes do surfe nacional em seu gabinete e recebeu o convite para prestigiar os grandes eventos que acontecerão no Bairro Novo

Etapa acontece nos dias 9 e 10 de agosto com disputas nas categorias Sub-12 e Sub-14 e soma pontos na corrida por vaga no Brasileiro de 2026

Em sessão inédita, lendas mundiais do esporte surfam juntos na maior piscina de ondas Wavegarden do planeta, enquanto Rodrigo Santoro – um dos atores mais premiados do Brasil, experimenta o jeito de viver exclusivo do novo clube high experience de São Paulo

No total a etapa inicial reuniu mais de 130 atletas de base em dois dias de disputas no Quebra-Mar, em Santos; campeões largam na frente rumo a Portugal

A primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2025 apresentado pela Mini Kalzone e Surfland Brasil será disputada neste próximo final de semana em Balneário Camboriú(SC). A competição, tem o patrocínio da Prefeitura de Balneário Camboriú(SC) e Fundação Municipal de Esportes, será a primeira desta temporada valendo 10 mil pontos para o ranking do Circuito Fecasurf de Base 2025.

O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, apresenta: Circuito Paulista de Surf Colegial. A nova vitrine do surfe de base no estado acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Quebra-Mar, em Santos, e abre caminho para definição dos campeões paulistas e da equipe que representará São Paulo no Brasileiro de 2026.

*Por Phil Rajzman Surfar aos 40 anos é uma experiência diferente. Já não é mais só sobre performance, vitórias ou títulos —

O campeão da Taça Brasil 2024, Ryan Kainalo, vai competir em casa pela primeira vez e a campeã brasileira do Dream Tour, Juliana dos Santos, pode liderar os dois rankings

A Layback e World Surf League confirmam realização do WSL Layback Pro Prainha Rio 2025, agora com status QS 4000 ( Em suas primeiras edições, o evento contava com o status QS 1000) O campeonato - sétima etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS), sul-americano - , será realizado de 9 a 13 de julho de 2025 na icônica e paradisíaca Prainha, Zona Oeste da cidade do Rio.

Baterias eletrizantes e high scores marcaram o sexto dia da janela do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Quatro brasileiros seguem na briga pelos títulos do masculino e feminino da nona etapa do Championship Tour (CT) da WSL.

Impulsionando histórias potentes e inspiradoras, a marca apoia novos talentos e modalidades, além de investir em projetos sociais transformadores no esporte

Últimas notícias

O Planejamento Esportivo 2026 da CBSurf confirma premiação de R$ 450 mil para o "Festival de Surf" do Longboard e Stand Up Paddle nas modalidades SUP Surf e SUP Race

Evento reúne lendas do big surf e contará com o carioca como único competidor usando skimboard, neste domingo (17)

Em agosto, o carioca Rajzman venceu o desafio Hang Five na plataforma Dare, criada para conectar inicialmente amantes do surfe e skate

A quarta etapa da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf inicia nesta quinta-feira na cidade do campeão olímpico Italo Ferreira no Rio Grande do Norte

Primeiro dia do Circuito Paulista EDP de Surf Colegial 2025 testa coragem e técnica da nova geração com mar agitado e avanço da maré em São Sebastião

Mirella Almeida prefeita de Olinda, recebeu campeões e dirigentes do surfe nacional em seu gabinete e recebeu o convite para prestigiar os grandes eventos que acontecerão no Bairro Novo

Etapa acontece nos dias 9 e 10 de agosto com disputas nas categorias Sub-12 e Sub-14 e soma pontos na corrida por vaga no Brasileiro de 2026

Em sessão inédita, lendas mundiais do esporte surfam juntos na maior piscina de ondas Wavegarden do planeta, enquanto Rodrigo Santoro – um dos atores mais premiados do Brasil, experimenta o jeito de viver exclusivo do novo clube high experience de São Paulo

No total a etapa inicial reuniu mais de 130 atletas de base em dois dias de disputas no Quebra-Mar, em Santos; campeões largam na frente rumo a Portugal

A primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2025 apresentado pela Mini Kalzone e Surfland Brasil será disputada neste próximo final de semana em Balneário Camboriú(SC). A competição, tem o patrocínio da Prefeitura de Balneário Camboriú(SC) e Fundação Municipal de Esportes, será a primeira desta temporada valendo 10 mil pontos para o ranking do Circuito Fecasurf de Base 2025.

O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, apresenta: Circuito Paulista de Surf Colegial. A nova vitrine do surfe de base no estado acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Quebra-Mar, em Santos, e abre caminho para definição dos campeões paulistas e da equipe que representará São Paulo no Brasileiro de 2026.

*Por Phil Rajzman Surfar aos 40 anos é uma experiência diferente. Já não é mais

O campeão da Taça Brasil 2024, Ryan Kainalo, vai competir em casa pela primeira vez e a campeã brasileira do Dream Tour, Juliana dos Santos, pode liderar os dois rankings

A Layback e World Surf League confirmam realização do WSL Layback Pro Prainha Rio 2025, agora com status QS 4000 ( Em suas primeiras edições, o evento contava com o status QS 1000) O campeonato - sétima etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS), sul-americano - , será realizado de 9 a 13 de julho de 2025 na icônica e paradisíaca Prainha, Zona Oeste da cidade do Rio.

Baterias eletrizantes e high scores marcaram o sexto dia da janela do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Quatro brasileiros seguem na briga pelos títulos do masculino e feminino da nona etapa do Championship Tour (CT) da WSL.

Impulsionando histórias potentes e inspiradoras, a marca apoia novos talentos e modalidades, além de investir em projetos sociais transformadores no esporte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula