O I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, competição que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf, e está sendo realizado na praia de São Conrado, contou com uma quinta-feira (28) de disputas emocionantes e que transformaram a contagem de pontos para as decisões dos campeões brasileiros.
Pela manhã, os homens deram continuidade às baterias que foram pausadas no meio da tarde da quarta-feira (27) e várias disputas chamaram atenção do público. Na bateria de número 8, Douglas Silva levou a melhor no homem a homem, somando 10.43 pontos e eliminando o catarinense Heitor Alves. Com o resultado, Douglas segue na briga pelo título. “Pra mim o objetivo mais importante era passar, estou bem e indo atrás do resultado com a cabeça boa e está fluindo. Comecei um ano difícil, mas tudo está melhorando. Agora vou acompanhar os resultados dos outros atletas e me adaptar as condições”, diz Douglas.
Na sequência, o wildcard Rickson Falcão, de apenas 16 anos, tirou o santista Edgard Groggia da disputa pelo título após dar um show de surfe e sofrer interferência durante a disputa. O local de Saquarema finalizou a bateria com a somatória de 11.57. “Não fui muito bem nas outras etapas da CBSurf, mas estou feliz em retornar surfando bem e botando a cara. Vencer por interferência não é o que queremos pra uma bateria, mas independente disso fui lá e fiz o meu trabalho. Quero parabenizar o Ed por tudo que fez esse ano, respeito máximo. Uma das minhas maiores missões era passar ele, agora vamos bateria por bateria, porque tem mais onda do que parece”, diz Rickson.
Representante de Ubatuba, Wesley Leite, que após a eliminação de Edgard Groggia também entrou na briga pelo título, venceu a última bateria masculina do dia contra Jonathan Santos, do Rio Grande do Norte. O pernambucano Luan Ferreyra é mais um candidato ao título de campeão dependendo dos próximos resultados.
Definindo as quartas de final feminina, as surfistas entraram na água no período da tarde. Já na bateria de número 4, a emoção ficou ainda maior, quando a atual campeã brasileira Tainá Hinckel, com a somatória de 13.17, venceu a hexacampeã brasileira Silvana Lima, que está fora da briga pelo título da etapa e do Circuito.
“Estou muito feliz em ter avançado aqui no Rio de Janeiro, as ondas estão muito difíceis, mas deu pra achar e avançar para as quartas de final. Soltei o meu surfe e é isso que espero para as próximas baterias, porque brigar pela etapa é sempre muito bom e é meu último evento do ano, quero realmente fazer o meu melhor. Não estou na disputa do título esse ano, mas de alguma forma estou defendendo a minha posição”, conta Tainá Hinckel
Após as eliminações de Silvana Lima e Juliana dos Santos, a catarinense Laura Raupp precisa vencer a etapa para levar o título de campeã brasileira. Nesta quinta, ela eliminou a wildcard Maria Eduarda na bateria de número 5, com a somatória de 9.83. “A Maria estava surfando superbem e eu sabia do potencial dela, então não podia dar mole. Vim instigada para a água, apesar das ondas estarem pequenas, mas queria muito competir. Acabei de ver a Silvana sendo eliminada e a Juju foi ontem de manhã, então agora só depende de mim e o resultado está mais aberto. Vamos ver o que me aguarda, porque quero mostrar meu surfe. Estou feliz em estar em São Conrado no Dream Tour que é um evento irado”, diz Laura.
A sexta-feira (29) dará sequência ao quarto dia de disputas do I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ e a definição dos títulos de campeão e campeã brasileira de 2024.
Confira as ações durante a janela de competição:
*Programação sujeita a alteração*
Sonho Azul
A ação socioambiental Sonho Azul irá promover um mutirão de limpeza de praia em ação liderada pelo Instituto AEGEA, através da concessionária local Águas do Rio, em parceria com a Blue Keepers (do Pacto Global da Onu – Rede Brasil), e as instituições Route Brasil e Salvemos São Conrado. A ativação é aberta ao público.
Data: 30/11
Horário: 8h30 às 11h
Local: Praia de São Conrado
Dream Tour das Comunidades
Em parceria com a Associação de Surf de São Conrado, o programa Vivendo Sonho Surf, Associação de Surf da Rocinha entre outros projetos sociais, a ativação promove um campeonato paralelo às competições oficiais, integrando atletas profissionais do Circuito e amadores da comunidade local, formando times mistos para participar da disputa, em formato de tag team, onde 4 equipes mistas, em formato de revezamento, surfam em buscam de pontos e prêmios exclusivos.
Data: 29/11
Horário: a definir
Local: Praia de São Conrado
Sunset Corona
Experiência com DJ e ambientação exclusiva, unindo música, lazer e boas vibrações à beira-mar.
Datas: 29 e 30/11
Horário: 16h às 18h
Local: Quiosque Rio Eco (em frente a arena do Campeonato)
Oficina de Live Painting
Oficina que mistura arte ao esporte em uma atividade interativa e criativa para o público, que poderá levar suas pranchas para serem pintadas pela artista.
Data: 30/11
Horário: 10h às 15h
Artista: Di Couto
Ativação Estácio
Tenda personalizada na areia com cadeiras, óculos, binóculos, brindes e atividades de interação com o público.
Data e horário: durante todo o campeonato
Estação de Previsão Meteoceanográfica – OceanPact
Relacionando tecnologia e inovação, a parceria com a OceanPact proporcionará bóias meteorológicas instaladas a 1 e 2 km da costa, entregando aos atletas, organização e espectadores do circuito dados diários nas transmissões ao vivo e nos painéis na área dos convidados e atletas, transmitindo a previsão meteoceanográfica em tempo real.
Data: durante todo o campeonato
O Dream Tour é apresentado pela PRIO, tem a Corona Cero e o Instituto Aegea, através da concessionária local Águas do Rio, como Patrocinadores Master e a Gerdau como Patrocinadora. A Estácio, Instituto Yduqs e OceanPact são os apoiadores locais.
Para mais informações e atualizações, siga @dreamtoursurf no Instagram e acesse o site oficial da CBSurf.org.br. A competição será transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do YouTube e estará disponível no sportv a partir das semifinais.
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.
Sobre a CBSurf
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabeleceu um padrão inédito e histórico no mundo do surfe brasileiro.
Sobre a Dream Factory
Com mais de 22 anos de existência, a Dream Factory está entre as empresas líderes do mercado nacional de entretenimento ao vivo. Inicialmente como produtores de eventos, a empresa nasceu após produzir a volta do Rock in Rio para o Brasil, em 2001. Nos momentos seguintes, foi uma das pioneiras na evolução do setor com a criação e implementação de experiências de marca integradas em projetos de entretenimento ao vivo.
Hoje, a Dream Factory já pode ser considerada o primeiro ecossistema integrado de entretenimento ao vivo com eventos proprietários, serviços e gestão de comunidades. Atuando como uma holding, agrega e potencializa plataformas de entretenimento em diversos territórios temáticos, inspirados no mosaico da cultura brasileira. Entre seus eventos proprietários estão a Maratona do Rio, ArtRio, Sertões, Árvore do Rio e Natal da Lagoa, Glocal, MNFST, Dream Tour, Carnaval de Rua, Mano a Mano e outros.
A Dream Factory apresenta, ainda, em seu guarda-chuva de negócios a Dream Strategy, que oferece consultorias estratégicas para marcas e empresas líderes de mercado; a Dream Experience, agência de brand experience, a Dreamloc, encarregada de logística e infraestrutura; a Dream Venue, responsável pela administração de espaços como a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e a GoDream, que gerencia as vendas de ingressos.
Prazer, PRIO
Somos a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com cinco ativos na Bacia de Campos, temos foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.
Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O&G: queremos extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, buscamos envolver e devolver esse crescimento para a sociedade por meio do incentivo a iniciativas conectadas ao esporte, à cultura e à educação – que fazem parte do da nossa plataforma de patrocínios I ❤ PRIO.
Site: https://www.prio3.com.br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/prio3
Instagram: https://www.instagram.com/prio3_/
I ❤ PRIO: https://www.instagram.com/iloveprio
Sobre a Aegea
A Aegea atua por meio de ativos de saneamento em todas as regiões do País. Com um crescimento sustentável, a Companhia saltou de seis municípios atendidos em 2010 para mais de 500 em 2024, distribuídos em 15 estados, beneficiando mais de 31 milhões de pessoas. Em 2023, a empresa ampliou sua atuação em mais uma frente do saneamento com a gestão dos resíduos sólidos urbanos iniciando suas atividades na região do Cariri, no Ceará, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e com ações que geram impacto positivo para a população, principalmente a mais vulnerável, e o meio ambiente. A posição de liderança que a empresa ocupa e essa evolução foram possíveis devido ao modelo de negócio da Companhia, que tem como base eficiência e expertise operacional, disciplina financeira e o alinhamento aos princípios ESG. Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/
Sobre o Instituto Aegea
O Instituto Aegea é o braço das iniciativas de impacto socioambiental da Aegea, Companhia referência em saneamento no Brasil. Tem como compromisso promover parcerias, programas, projetos e ações em dois eixos estratégicos: inclusão social e proteção ambiental. Com abrangência nacional, atua nas regiões em que as empresas do grupo estão presentes, com ações para melhoria do meio ambiente, desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida da população, gerando impacto positivo e prosperidade compartilhada.
Sobre a Águas do Rio
A Águas do Rio, concessionária da Aegea, atende 10 milhões de pessoas em 27 municípios fluminenses, incluindo 124 bairros da capital. Em três anos de atuação, já destinou R$ 3,5 bilhões à infraestrutura sanitária do estado. Com a meta de fornecer água para 99% da população e garantir coleta e tratamento de esgoto para
90% dos moradores, a companhia prevê um total de R$ 24,4 bilhões em investimentos nesta década, em conformidade com o Marco Legal do Saneamento. Além de priorizar a eficiência e a sustentabilidade, a Águas do Rio ainda apoia iniciativas que geram renda e impulsionam a economia local de forma responsável.
CORONA
Corona nasceu no México em 1925 e é a marca de cerveja mexicana mais popular do mundo, exportada para mais de 150 países. Criada na natureza, é sinônimo de praia e de celebração dos momentos ao ar livre, convidando as pessoas a fazerem uma pausa e relaxarem. Corona é vendida no Brasil pela Ambev desde 2014 e é parceira de iniciativas sustentáveis, tendo recolhido mais de 17,5 toneladas de lixo em 77 limpezas de praia pelo país. A marca também foi pioneira ao lançar a primeira long neck premium retornável do Brasil e foi reconhecida em 2021 como a primeira marca global de bebidas neutra em resíduos plásticos, o que significa que a marca recupera e recicla mais plástico do que utiliza em sua cadeia de produção e distribuição.
Sobre a Gerdau
Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: mais de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).
Sobre Instituto Yduqs no Esporte
O Instituto Yduqs é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental que tem como objetivo estabelecer pontes em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O Instituto acredita que o Esporte, quando associado à educação, promove transformações significativas, e, por isso, incentiva a formação de campeões dentro e fora da sala de aula por meio de seu Programa de Transição de Carreira para atletas. Nos jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, 10% dos esportistas brasileiros contavam com o apoio do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio. Já em Paris, este número representou quase 14% da delegação brasileira nas duas competições. Integrante do Conselho do Pacto pelo Esporte e membro do SIGA Latin America, o Instituto Yduqs é parceiro de mais de 50 instituições, incluindo Confederações, Federações, Clubes e Institutos ligados ao esporte, como o Instituto Fernanda Keller, Instituto Guga Kuerten, Instituto Reação, Comitê Olímpico do Brasil, e Comitê Paralímpico Brasileiro, entre outros. Saiba mais em institutoyduqs.com.br
Sobre a OceanPact
A OceanPact é uma empresa brasileira que desenvolve e implanta soluções seguras, eficientes e inovadoras nas áreas de meio ambiente, operações submarinas e logística e engenharia. Referência em conhecimento e serviços no mar, a OceanPact oferece serviços para o estudo, proteção, monitoramento e uso sustentável dos ecossistemas marinhos, contando com embarcações modernas e equipadas para esses propósitos. A companhia atende clientes nos setores de óleo e gás, energia, mineração, telecomunicações, portuário, navegação, turismo, pesca e aquicultura. A missão da OceanPact é ajudar a sociedade e os clientes a conhecer, usar e explorar o litoral, os oceanos e suas riquezas garantindo sua proteção e conservação.
Site: oceanpact.com
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/oceanpact
Instagram: grupooceanpact
Facebook: OceanPact
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 18 mil participantes, distribuídos em 65 redes locais, que abrangem 162 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org. O Pacto Global da ONU – Rede Brasil foi criado em 2003, tornando-se a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br
Sobre Blue Keepers
O Blue Keepers é um programa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceano, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar. Saiba mais no perfil @blue.keepers no Instagram e no hotsite: https://www.pactoglobal.org.br/blue-keepers/
Mais informações do Dream Tour para a imprensa:
Esporte&Negócio
www.esporteenegocio.com.br
@esporteenegocio
Chris Volpe – chris.volpe@esporteenegocio.com.br – (13) 99177 1529
Guto Francischini – guto@esporteenegocio.com.br – (11) 98437 6545