Notícias

>

Oi Rio Pro começa com seleção de 12 brazucas

A seleção brasileira ganhou mais um reforço e 12 surfistas vão competir no Oi Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema. A última novidade é Mateus Herdy, convocado para substituir o havaiano Barron Mamiya, que adoeceu e cancelou sua participação.

Escrito por

João Carvalho

|

Publicado em:

22/06/2022

|

Atualizado em:

22/06/2022

-

17:16

|

7 min de leitura

7 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Filipe Toledo já venceu a etapa brasileira do CT por três vezes – Foto: WSL

A seleção brasileira ganhou mais um reforço e 12 surfistas vão competir no Oi Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema. A última novidade é Mateus Herdy, convocado para substituir o havaiano Barron Mamiya, que adoeceu e cancelou sua participação. Com isso, o time masculino ficou completo com 11 titulares, incluindo os outros convidados, Yago Dora, João Chianca e Michael Rodrigues. No feminino, Tatiana Weston-Webb segue sendo a única representante e a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour terá, também, uma participação inédita de dois surfistas do Peru, Miguel Tudela e Sol Aguirre.

Todos já estão escalados para estrear no Oi Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema, que começa na quinta-feira na Capital Nacional do Surf da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Para marcar o retorno do maior campeonato de surfe da América Latina, que não foi realizado em 2020 e 2021 por causa da pandemia, uma enorme arena com mais de 3.000 m2 de área construída, vai receber os melhores surfistas do mundo na Praia de Itaúna. São mais de 20 marcas patrocinando a etapa brasileira do CT esse ano.

“É com grande orgulho e satisfação, que apresentamos, talvez, a maior arena construída para um campeonato de surfe em todos os tempos”, destaca Ivan Martinho, CEO da World Surf League na América Latina. “Trabalhamos bastante durante estes anos sem poder fazer o evento por causa da pandemia e só temos a agradecer todas estas marcas e empresas de várias vertentes, que acreditaram no nosso sonho e no potencial do nosso esporte, patrocinando este retorno do Oi Rio Pro, que certamente ficará marcado na história da World Surf League”.

O público prestigiando o evento em Saquarema – Foto: WSL

O Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema, será realizado com os patrocínios da Oi, Corona, Havaianas, Red Bull, Oakley, Hydro Flask, Expedia, Banco do Brasil, BB Asset, Localiza, 51 Ice, Australian Gold, Oakberry, TikTok, Unicesumar, Enel, NewOn (Grupo Prevent Senior), Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Saquarema, EY, Pura Vida, BFGoodrich e será transmitido ao vivo pelo Globoplay e SporTV, site e Aplicativo da WSL.

A arena construída na Praia de Itaúna terá várias ativações acontecendo durante os dias 23 e 30 de junho. E a torcida brasileira que sempre lota Saquarema, desde 2017 quando o Oi Rio Pro mudou da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para a Capital Nacional do Surf, poderá aproveitar tudo que os patrocinadores irão oferecer durante os dias da competição. Dentro d´água, o show de surfe é garantido e quase todas as baterias da primeira fase masculina, terão algum brasileiro disputando classificação direta para as oitavas de final.

Stephanie Gilmore – Foto: WSL

O Oi Rio Pro 2022 apresentado pela Corona já vai começar com o surfista local de Saquarema, João Chianca, estreando junto com o campeão mundial e medalha de ouro nas Olímpiadas, Italo Ferreira. O sul-africano Matthew McGillivray completa este primeiro confronto. No segundo, tem o primeiro convidado para substituir tops contundidos, Michael Rodrigues, contra dois norte-americanos, Griffin Colapinto campeão da última etapa em El Salvador e Jake Marshall.

Na terceira bateria, acontece a segunda participação dupla da seleção brasileira, disputando apenas uma vaga direta para as oitavas de final, com Samuel Pupo e Mateus Herdy enfrentando o vice-líder do ranking, Jack Robinson, da Austrália. Na disputa seguinte, entra o líder e tricampeão do Oi Rio Pro em 2015, 2018 e 2019, Filipe Toledo, vestindo a lycra amarela da World Surf League contra o americano Nat Young e o peruano Miguel Tudela.

Na quinta bateria, entra Yago Dora com o japonês Kanoa Igarashi e o americano Kolohe Andino. Na sexta, estreia o tricampeão mundial Gabriel Medina com dois australianos, Ethan Ewing e Connor O`Leary. E a oitava e última bateria da primeira fase do Oi Rio Pro apresentado pela Corona, será 100% brasileira, entre Miguel Pupo, Caio Ibelli e Jadson André. Ou seja, um está garantido nas oitavas de final, mas dois terão que passar pela repescagem.

Line Up em Saquarema – Foto: WSL

CATEGORIA FEMININA – Se a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour, for iniciada pela categoria feminina, a primeira bateria será entre a costa-ricense Brisa Hennessy, a norte-americana Lakey Peterson e a havaiana Gabriela Bryan. A vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb estreia na segunda, com a pentacampeã Carissa Moore e a convidada do Oi Rio Pro apresentado pela Corona, Sol Aguirre.

Ela será a segunda peruana a participar de uma etapa do World Surf League Championship Tour. A única tinha sido a campeã mundial de 2004, Sofia Mulanovich. Sol Aguirre já tem três títulos sul-americanos da categoria Pro Junior, sendo bicampeã em 2017 e 2018 e o tri conquistado em 2021 nas mesmas ondas da Praia de Itaúna. Sol está liderando o ranking regional da WSL Latin America esse ano, vencendo as duas últimas etapas que participou, nas Ilhas Galápagos no Equador e em Iquique no Chile. Agora, pela primeira vez vai enfrentar as melhores surfistas do mundo em uma etapa do Championship Tour.

Depois da participação dupla da América do Sul, a francesa Johanne Defay disputa a terceira vaga direta para as quartas de final do Oi Rio Pro apresentado pela Corona, com as norte-americanas Courtney Conlogue e Caroline Marks. E a última bateria será 100% australiana, entre a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore, Isabella Nichols e Sally Fitzgibbons, que defende o título da etapa brasileira em Saquarema, conquistado em 2019.

Crowd na areia de Saquarema – Foto: WSL

COLETIVA E RISING TIDES — Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb, Carissa Moore e Sol Aguirre, são alguns destaques do Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema, que vão atender aos jornalistas na Coletiva de Imprensa, que será iniciada às 11h00 desta quarta-feira no Centro de Treinamento Leo Neves, na Praia de Itaúna. Também na quarta-feira, logo após a Coletiva de Imprensa, acontecerá o Rising Tides, com cerca de 60 meninas de 9 a 15 anos, tendo a chance de surfar, conversar e trocar experiências com grandes estrelas do surfe feminino mundial.

O Oi Rio Pro apresentado pela Corona será a oitava etapa da temporada 2022 do World Surf League Championship Tour, já na reta final da batalha pelas vagas no grupo dos top-5 do ranking masculino e feminino, que vão disputar os títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals em Trestles, na Califórnia. No momento, os únicos brasileiros nessa lista são o líder Filipe Toledo e o campeão olímpico Italo Ferreira, que assumiu o quarto lugar no ranking ao chegar nas semifinais da etapa de El Salvador.

PRIMEIRA FASE DO OI RIO PRO APRESENTADO PELA CORONA:

MASCULINA — 1.o=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Segunda Fase:

1.a: Ítalo Ferreira (BRA), Matthew McGillivray (AFR), João Chianca (BRA)

2.a: Griffin Colapinto (EUA), Jake Marshall (EUA), Michael Rodrigues (BRA)

3.a: Jack Robinson (AUS), Samuel Pupo (BRA), Mateus Herdy (BRA)

4.a: Filipe Toledo (BRA), Nat Young (EUA), Miguel Tudela (PER)

5.a: Kanoa Igarashi (JPN), Kolohe Andino (EUA), Yago Dora (BRA)

6.a: Ethan Ewing (AUS), Connor O´Leary (AUS), Gabriel Medina (BRA)

7.a: Callum Robson (AUS), Jordy Smith (AFR), Jackson Baker (AUS)

8.a: Miguel Pupo (BRA), Caio Ibelli (BRA), Jadson André (BRA)

FEMININA — 1.a=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Segunda Fase:

1.a: Brissa Hennessy (CRI), Lakey Peterson (EUA), Gabriela Bryan (HAV)

2.a: Carissa Moore (HAV), Tatiana Weston-Webb (BRA), Sol Aguirre (PER)

3.a: Johanne Defay (FRA), Courtney Conlogue (EUA), Caroline Marks (EUA)

4.a: Stephanie Gilmore (AUS), Isabella Nichols (AUS), Sally Fitzgibbons (AUS)

CAMPEÕES DO OI RIO PRO:

2019: Filipe Toledo (BRA) e Sally Fitzgibbons (AUS) em Saquarema

2018: Filipe Toledo (BRA) e Stephanie Gilmore (AUS) em Saquarema

2017: Adriano de Souza (BRA) e Tyler Wright (AUS) em Saquarema

2016: John John Florence (HAV) e Tyler Wright (AUS) na Barra da Tijuca

2015: Filipe Toledo (BRA) e Courtney Conlogue (EUA) na Barra da Tijuca

RANKING DO WSL CHAMPIONSHIP TOUR – 7 etapas:

1.o- Filipe Toledo (BRA) — 40.040 pontos

2.o- Jack Robinson (AUS) — 36.905

3.o- Griffin Colapinto (EUA) — 32.150

4.o- Italo Ferreira (BRA) — 28.300

5.o- Kanoa Igarashi (JPN) — 28.110

6.o- John John Florence (HAV) — 28.025

7.o- Ethan Ewing (AUS) — 27.650

8.o- Callum Robson (AUS) — 23.835

9.o- Barron Mamiya (HAV) — 22.620

10.o- Miguel Pupo (BRA) — 22.120

11.o- Caio Ibelli (BRA) — 21.470

12.o- Jordy Smith (AFR) — 20.780

13.o- Connor O´Leary (AUS) — 20.695

14.o- Kolohe Andino (EUA) — 19.355

15.o- Matthew McGillivray (AFR) — 19.065

16.o- Kelly Slater (EUA) — 18.640

17.o- Jake Marshall (EUA) — 17.365

17.o- Samuel Pupo (BRA) — 17.365

17.o- Nat Young (EUA) — 17.365

20.o- Seth Moniz (HAV) — 16.800

21.o- Jadson André (BRA) — 15.375

22.o- Jackson Baker (AUS) — 13.950

23.o- Gabriel Medina (BRA) — 13.230

24.o- Yago Dora (BRA) — 5.710

25.o- Rio Waida (IDN) — 3.320

RANKING DO WSL CHAMPIONSHIP TOUR – 7 etapas:

1.a- Carissa Moore (HAV) — 36.840 pontos

2.a- Johanne Defay (FRA) — 35.065

3.a- Stephanie Gilmore (AUS) — 32.930

3.a- Brisa Hennessy (CRI) — 32.930

5.a- Lakey Peterson (EUA) — 31.650

6.a- Tyler Wright (AUS) — 28.660

7.a- Isabella Nichols (AUS) — 27.320

8.a- Courtney Conlogue (EUA) — 26.880

9.a- Tatiana Weston-Webb (BRA) — 26.525

10.a- Gabriela Bryan (HAV) — 24.325

11.a- Sally Fitzgibbons (AUS) — 22.065

12.a- Bronte Macaulay (AUS) — 20.570

13.a- Caroline Marks (EUA) — 12.875

 

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Tudo pronto para o Quiksilver Roxy King and Queen of the Groms 2026 na praia de Itamambuca, Ubatuba(SP). A competição reunirá os melhores surfistas Sub-16 do país nas categorias Masculino e Feminino

Ainda tem vagas no masculino e feminino para surfistas de todo o país disputarem a premiação de 100 mil reais do circuito estadual mais rico da história na Praia de Palmas

Atual campeão mundial e líder do ranking da World Surf League (WSL) em 2026, Yago Dora já começa a olhar para um objetivo que ganhou espaço definitivo em sua carreira: disputar os Jogos Olímpicos.

O Evento contou com grandes momentos na competição chegando ao fim o primeiro Challenger Séries da história de São Sebastião.

A WSL promove, durante o Banco do Brasil São Sebastião Pro, o plantio de mais de 50 mudas nativas da Mata Atlântica em parceria com o Instituto Conservação Costeira e a Prefeitura de São Sebastião.

Um novo formato de competição chega às ondas de Santos nos dias 10 e 11 de outubro.

Oito estados disputaram o Jisk apresenta Pernambucano de Surf 2026 com supremacia dos atletas pernambucanos. José Cláudio vence a Open e lidera o circuito.

O Banco do Brasil São Sebastião Pro teve nesta terça-feira (29), mais um dia de disputas na Praia de Maresias, com Jackson Bunch assumindo provisoriamente a liderança do Challenger Series após a maior nota da competição até agora.

Marca premium da Ambev patrocina a etapa de Maresias da World Surf League (WSL) e reforça sua conexão com um território onde o surfe impulsiona cultura, turismo e desenvolvimento local

Cearense radicado no Rio, Cauã Costa, e a buziana Aysha Ratto vencem a etapa da Barra da Tijuca do Rio Surf Pro 2026 e são bicampeões estaduais no Rio de Janeiro.

Competidores de vários estados se reúnem no Zé Pequeno para a segunda etapa do mais antigo Circuito do País

Começou a apresentação dos 106 surfistas de 13 estados que representam o futuro do surf brasileiro nas ondas da Praia Central de Navegantes

Um dos campeonatos de surf - para jovens surfistas - mais influentes do mundo, o "Quiksilver King and Queen of the Groms" volta a ser disputado no Brasil após 11 anos.

Federação Pernambucana de Surf finaliza segunda etapa do circuito pernambucano dando exemplo de competição com inclusão com diversão junto a natureza

Caminho para o Championship Tour de 2027 esquenta em Maresias. Challenger Series faz visita histórica inédita a São Paulo. WSL Sunset Reggae Edition e WSL Wellness ampliam a experiência para além da competição

Jackson Bunch conquistou o título masculino após superar Luke Tema na grande final do QS 6.000 International. No feminino, Alyssa Spencer venceu Ariane Ochoa e encerrou a semana no lugar mais alto do pódio em Itaúna

Últimas notícias

Tudo pronto para o Quiksilver Roxy King and Queen of the Groms 2026 na praia de Itamambuca, Ubatuba(SP). A competição reunirá os melhores surfistas Sub-16 do país nas categorias Masculino e Feminino

Ainda tem vagas no masculino e feminino para surfistas de todo o país disputarem a premiação de 100 mil reais do circuito estadual mais rico da história na Praia de Palmas

Atual campeão mundial e líder do ranking da World Surf League (WSL) em 2026, Yago Dora já começa a olhar para um objetivo que ganhou espaço definitivo em sua carreira: disputar os Jogos Olímpicos.

O Evento contou com grandes momentos na competição chegando ao fim o primeiro Challenger Séries da história de São Sebastião.

A WSL promove, durante o Banco do Brasil São Sebastião Pro, o plantio de mais de 50 mudas nativas da Mata Atlântica em parceria com o Instituto Conservação Costeira e a Prefeitura de São Sebastião.

Um novo formato de competição chega às ondas de Santos nos dias 10 e 11 de outubro.

Oito estados disputaram o Jisk apresenta Pernambucano de Surf 2026 com supremacia dos atletas pernambucanos. José Cláudio vence a Open e lidera o circuito.

O Banco do Brasil São Sebastião Pro teve nesta terça-feira (29), mais um dia de disputas na Praia de Maresias, com Jackson Bunch assumindo provisoriamente a liderança do Challenger Series após a maior nota da competição até agora.

Marca premium da Ambev patrocina a etapa de Maresias da World Surf League (WSL) e reforça sua conexão com um território onde o surfe impulsiona cultura, turismo e desenvolvimento local

Cearense radicado no Rio, Cauã Costa, e a buziana Aysha Ratto vencem a etapa da Barra da Tijuca do Rio Surf Pro 2026 e são bicampeões estaduais no Rio de Janeiro.

Competidores de vários estados se reúnem no Zé Pequeno para a segunda etapa do mais antigo Circuito do País

Começou a apresentação dos 106 surfistas de 13 estados que representam o futuro do surf brasileiro nas ondas da Praia Central de Navegantes

Um dos campeonatos de surf - para jovens surfistas - mais influentes do mundo, o "Quiksilver King and Queen of the Groms" volta a ser disputado no Brasil após 11 anos.

Federação Pernambucana de Surf finaliza segunda etapa do circuito pernambucano dando exemplo de competição com inclusão com diversão junto a natureza

Caminho para o Championship Tour de 2027 esquenta em Maresias. Challenger Series faz visita histórica inédita a São Paulo. WSL Sunset Reggae Edition e WSL Wellness ampliam a experiência para além da competição

Jackson Bunch conquistou o título masculino após superar Luke Tema na grande final do QS 6.000 International. No feminino, Alyssa Spencer venceu Ariane Ochoa e encerrou a semana no lugar mais alto do pódio em Itaúna

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula