
Carlos Bahia / Foto: Carlos Matias Surfmappers
Carlos Bahia é o melhor do primeiro dia do Olasprotour e está garantido na semi da Long Pro. Pablo Gabriel decola na Praia da Macumba e é o cara nas pranchinhas.
A quinta-feira (27) bombou ondas com excelente formação na Praia da Macumba para o início da etapa brasileira do Olasprotour, circuito latino-americano que premia a garotada da Sub 14 à Sub 18 com premiação em dólar, além dos profissionais da categoria Longboard. Carlos Bahia mostrou intimidade com o pico carioca e foi o melhor do dia nos pranchões. Já Pablo Gabriel deu as cartas nas pranchinhas.
Clique aqui para conferir todos os resultados e o cronograma
https://www.wavedatasystems.com/live/liveScores4.0.html?2025c0783a789fd24e6d99a6d232d85d7c9b

Praia da Macumba / Foto: Carlos Matias Surfmappers
A Praia da Macumba amanheceu com céu limpo, vento terral e boas ondas de 1 a 1,5 metro. No meio da manhã o vento passou para lateral e as condições mudaram um pouco, porém as paredes seguiram limpas e oferecendo boas seções para manobras. Somente os homens competiram no dia.
Carlos Bahia abriu a categoria Longboard Profissional e não estava bem na disputa, mas encontrou uma boa direita e conquistou 8.50 pontos, a maior nota da quinta-feira. Ele venceu com 12.90 no placar.
“Primeiramente, quero dar os parabéns a todos os organizadores do evento. Mais uma vez o Dionísio (Santos – Pres. do Recreio Surfe Clube) representando em grandes momentos aqui da Macumba. Estava faltando isso, essa festa do Longboard junto com a nova geração do Longboard, junto com a nova geração do shortboard internacional que é o evento Olasprotour. Cara, me senti em casa na bateria. Meu melhor resultado foi nessa praia. Lembro muito dos resultados conquistados aqui. O Carlos Bahia em si, no Petrobras (Longboard Classic), veio daqui, então eu esperei, pedi a Ele e falei ‘Vai vir’, e veio essa direita”, contou Bahia, que voltou a garantir nota no critério excelente na segunda fase e avançou às semifinais com 15.67 pontos (8.00 e 7.67), o maior somatório de todas as disputas do dia.
Quem deu show na categoria Longboard Progressive foi Geraldo Lemos. O surfista garantiu lugar na semifinal com a maior nota (8.00) e o maior somatório (13.67) da categoria.
O melhor nas pranchinhas – O melhor surfista do dia nas pranchinhas foi Pablo Gabriel. O cabo-friense venceu nas duas fases realizadas na Sub 14 com os dois maiores somatórios do primeiro dia do Olasprotour nas disputas amadoras. No Round 1 ele voou de frontside com rotação para conquistar 8.25, a maior nota no shortboard. A vitória foi com 13.75 pontos. Na sequência, ele anotou 7.00 e 6.50 para garantir lugar na semifinal com 13.50 no placar.
“A bateria foi bem legal, o evento está sendo maneiro, tem altas ondinhas, água boa, sol… Consegui fazer o 8.50 agora na direitinha com aéreo e deu certo, graças a Deus. É isso aí, vamos com tudo”, disse Pablo logo após a primeira apresentação na Sub 16.
Sub 18 – O cearense radicado no Rio, Phellype Silva, foi o melhor nas duas fases realizadas da categoria Sub 18. O atleta passou em segundo lugar na estreia, mas depois venceu com 12.50 pontos no placar. A sua melhor atuação teve duas batidas fortes de backside que valeram 7.00 pontos. Petrus Dantas também foi destaque na Sub 18. Ele venceu as duas baterias que disputou e no Round 2 conquistou 7.35 com duas potentes pancadas de frontside. Petrus passou para a semifinal com a segunda maior média da categoria: 12.35 pontos.
Sub 14 – O paulista Leo Yagi surfou bem na Sub 14. Ele abriu a categoria com 7.50 e 5.50 para vencer com 13.00 pontos. A melhor atuação dele na disputa teve duas batidas de backside. Outro que também anotou 7.50 na Sub 14 foi Cauã Diniz. A atuação teve duas batidas de backside.
Sábado de estreias e finais – As mulheres estreiam no Olasprotour neste sábado (28). As disputas começam às 7h com o Round 2 da categoria Sub 14 Masculino, seguida da Sub 12 também dos homens. Depois, elas entram em ação na Sub 16 e na Longboard Profissional. O dia terá ainda as semifinais da Sub 16 e Sub 18 do Feminino e conheceremos os campeões da Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18 do Masculino. O Olasprotour acontece até o sábado (29). Assista ao vivo no canal Surfe TV no Youtube.
Evento: Olasprotour Latin American Surf Tour – 2ª etapa do circuito 2025/2026
Local: Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes (RJ)
Data: De 27 a 30 de novembro
Apresentação: M2
Patrocínio: Eagle Jeep e Colégio St. Georges
Co-patrocínio: Melty, Longboard Paradise, AgenciaLabi, Surfmappers, ASA Rio, Natural Rio e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Apoio: Remembeer, Lopes, Atual, Edgo Surfboards, Boom Mix, Blu, Aho, Tid Bits, Keahana, Vida e Os Cavalos do Recreio.
Shapers: One Way, Phil Rajzman, Pitasi e Skeleton.
Colaboração: Fu Wax, Guara Army, 3 Irmãos, 3 Amores, Old Surfers, Rico Point, Perfect Body, XEID, Casa da Coluna, Waves, Woohoo Surf e Surfe TV.
Apoio institucional: Prefeitura do Rio, FESERJ e Recreio Surfe Clube.



