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Surfista Italo Ferreira lança marca de café especial inspirado em suas conquistas no esporte

Campeão Olímpico de surfe, Italo Ferreira, lançou nesta terça-feira (6), sua própria marca de café especial, o ‘Stoke-Ed Coffee’, produzido na Chapada Diamantina

Escrito por

Almar Comunicação

|

Publicado em:

08/08/2024

|

Atualizado em:

08/08/2024

-

19:33

|

4 min de leitura

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O surfista Italo Ferreira, conhecido por suas conquistas no esporte, está ampliando seus horizontes e investindo no lançamento da sua própria marca de café especial. Inspirado por sua paixão pela bebida e pelo desejo de empreender, Italo lançou nesta terça-feira, 6 de agosto, em São Paulo, o “Stoke-Ed Coffee”, um café especial produzido na região da Chapada Diamantina, na Bahia, pela empresa Latitude 13. O produto pode ser encontrado nas cidades de Fortaleza e São Paulo, além do e-commerce da Latitude 13 e pelo Mercado Livre a partir de R$ 34,00.

 

A ideia para a marca surgiu durante sua viagem às Maldivas em 2020. “Eu amo café, uma bebida que consumo desde criança. Essa ideia de criar minha própria marca sempre esteve na minha mente”, compartilha Italo Ferreira. Além do sonho, o surfista e empresário participou de todo o desenvolvimento do café. “Eu estive na fazenda, conheci todo o processo. Estamos focados no café, em colher o melhor grão, em fazer a melhor produção para que seja realmente um café especial”, acrescenta.
Batizado de “Stoke-Ed Coffee”, o nome da marca surgiu de uma brincadeira no seu primeiro ano no circuito mundial de surfe, a WSL. “Quando entrei no circuito o meu inglês era limitado e eu só sabia falar ‘Stoked’ (muito animado, amarradão). Como eu tinha um sotaque, a turma começou a brincar e colocaram o ‘ed’. Isso foi em 2019. Depois eu tatuei no meu braço e vim com essa imagem e sentimento de empolgação que eu queria transmitir através do café”, relembra.

crédito de foto: JP Maia | IF15 @asfotosdejoao

Cores inspiradas na história e promessa

As cores escolhidas para a marca, preto e dourado, também possuem significados profundos para o atleta. O preto faz referência à sua primeira prancha de surf, quando ele começou a se destacar como surfista ainda júnior. O dourado, por sua vez, simboliza sua conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas, tornando o café ainda mais especial.

 

“Eu coloquei o dourado no meio do projeto porque sou o primeiro surfista da história das Olimpíadas a conquistar uma medalha de ouro (de Tóquio 2021). E eu sou movido a desafios, então em 2021 coloquei a medalha como mais um objetivo na minha carreira e para esse projeto também. Se não tivesse conquistado a medalha de ouro, eu teria que alterar a cor da Stoke-Ed Coffee, então não ia ter o dourado na embalagem, nem em toda identidade visual da marca, e o café não seria especial na qualidade e nem no significado. No final foi tudo perfeito”, comenta.

 

Parceria com produção sustentável

O processo de produção do “Stoke-Ed Coffee” é uma colaboração com a Latitude 13 – produtora nacional de cafés que mescla processos de cultivo moderno e manejo sustentável, uma parceria baseada em valores compartilhados e em uma visão de excelência. “Desde o início, estamos focados em colher os melhores grãos e produzir um café verdadeiramente especial. A equipe da Latitude 13 compartilha dos mesmos valores e essa parceria será fundamental para o sucesso da marca”, reforça o surfista e empresário.

 

Segundo Juli Allegro, sócia fundadora da Latitude 13 Cafés Especiais e produtora de café, essa parceria com Italo Ferreira foi diferente, principalmente pelo envolvimento do atleta em todos os processos de desenvolvimento da Stoke-Ed Coffee.
“O Italo conheceu nosso café através de um amigo e decidiu levar na mala para as Olimpíadas de Tóquio em 2021. Podemos dizer que esse é literalmente o café de ouro (risos). A parceria junto ao Italo e à IF15 foi muito construtiva. Ele quis conhecer todo o processo e participou ativamente da escolha do blend. Essa foi uma condição que não abrimos mão, porque queremos ele envolvido em todos os processos, então o Italo foi para a Chapada Diamantina, conheceu todos os processos de produção, provou o café e escolheu o café dele. Todos os cafés da Latitude 13 são cafés especiais, de produção própria direto das nossas fazendas”, conta Juli.

 

Esta não é a primeira incursão no mundo dos negócios, sendo já o segundo empreendimento além do esporte. Desde o ano passado ele é sócio do restaurante Oyá, que fica em Bali, na Indonésia. “Estou começando a gostar de ter outras funções na minha vida. Colocar minhas ideias para fora e ver tudo fluir está sendo uma experiência gratificante”, finaliza.=
Informações Técnicas

 

  • Stoke-Ed Coffee é produzido na Fazenda Progresso Mucugê Bahia.
  • Café especial com pontuação acima de 85 pontos, torra média, variedade catuai vermelho, blend de café natural e despolpado. Notas frutadas e de chocolate , bebida intensa, encorpada, sedosa e delicada.
  • Pontos de Venda: Padoca Le Cousin em Fortaleza, E Commerce e Loja Física de Salvador da Latitude 13 cafés especiais, casa Santa Luzia em São Paulo e pelo Mercado Livre a partir do dia 10 de agosto.
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