Os organizadores do evento estão monitorando a possibilidade de uma swell que pode animar Point Malibu e permitir a realização da competição no sábado, 7 de outubro, ou domingo, 8 de outubro. Com uma previsão promissora mais tarde no período de espera, a expectativa é alta para o evento de um dia, em que o vencedor leva tudo e determinará os Campeões Mundiais de Longboard de 2023 da World Surf League (WSL).
“Estamos acompanhando de perto a atividade das ondulações nos últimos dias com nossos parceiros de previsão da Surfline, e há uma swell promissora na previsão”, disse Will Hayen-Smith, Gerente Sênior de Desenvolvimento Global da WSL.
“O fim de semana de 7 e 8 de outubro parece proporcionar alguma possibilidade de realização da competição e coroação dos nossos Campeões Mundiais de Longboard de 2023. Também estamos vendo algumas opções de swell potencial nos últimos dias do período de espera que estamos acompanhando de perto, mas há muita expectativa pelo que o dia 7 ou 8 poderia proporcionar.”
Os oito melhores do Campeonato de Longboard estão prontos e aguardando o momento de brilhar em First Point Malibu, uma das principais quebras de onda de point break do mundo. A onda icônica coroou os Campeões Mundiais de Longboard nas últimas três temporadas. O evento deste ano apresentará um novo formato de um dia, vencedor leva tudo, semelhante às Finais da WSL.
A atual bicampeã mundial de Longboard, Soleil Errico (EUA), está de volta à sua praia local de Malibu e pronta para se destacar novamente para seus amigos e familiares. Errico conseguiu garantir a segunda posição indo para Malibu, e ela tem a intenção de conquistar seu terceiro título mundial.
“Quanto mais alto o seed, melhores são as chances de sucesso, e para mim pessoalmente, eu prefiro ter esse seed alto apenas para surfar menos”, disse Errico. “Isso aumentará suas chances ainda mais, e estou realmente ansiosa para surfar na minha praia local. Estou surfando exclusivamente em pranchas single-fin, e CJ Nelson me ensinou muito sobre o surf com single-fin e o surf de envolvimento. Tem sido muito legal progredir ao longo dos anos e aprender sobre a história. Estou feliz com o meu surf no momento.”
O tricampeão mundial de Longboard, Taylor Jensen (EUA), entra no Campeonato Original Sprout Malibu Longboard apresentado pela Tractor Beverage Co. como o terceiro colocado entre os homens. Ele terá que superar o vencedor do Match 2, o segundo colocado Kai Sallas (HAW), e o primeiro colocado Kaniela Stewart (HAW), se quiser conquistar um histórico quarto título mundial.
“Há uma grande vantagem [ter um seed mais alto], você está surfando muitas baterias em um dia em Malibu”, disse Jensen. “Se você está na parte inferior do ranking, os três primeiros têm uma grande vantagem e, obviamente, sendo o primeiro, você vê o que o Filipe (Toledo) faz todo ano. É uma grande vantagem. Não vi ninguém conseguir quatro títulos mundiais na minha carreira. O Nat (Young) fez isso no final dos anos 80 quando conseguiu o quarto, e seria legal fazer. É apenas um objetivo que estabeleci, é meio louco, e estou aqui tentando fazer isso.”
Errico e Jensen terão que lidar com os atuais líderes Stewart e Kelis Kaleopa’a (HAW) e um campo competitivo, incluindo a tricampeã mundial de Longboard Honolua Blomfield (HAW), a campeã de Longboard de 2015, Rachael Tilly, e a estrela em ascensão das Filipinas Rogelio Jr Esquievel (PHL).
A brasileira Chloé Calmon está escalada na primeira bateria contra Rachel Tilly e Mason Schremmer. Se ela avançar, vai para o segundo confronto e assim sucessivamente em um formato parecido com o WSL Finals.