A Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, sediará o Mundial Junior da International Surfing Association (ISA) de 24 de novembro a 3 de dezembro. O evento contará com os principais surfistas juniores do mundo, divididos nas seguintes categorias: Masculino Sub 18; Masculino Sub 16; Feminino Sub 18 e Feminino Sub 16. A formação da equipe brasileira foi determinada a partir do ranking do Circuito Brasileiro Amador de 2022, competição promovida pela CBSurf. Como critério de seleção, foram escolhidos os três primeiros colocados do ranking para compor o time.
A equipe é composta por atletas de São Paulo (2); Rio Grande do Norte (1); Pernambuco (1), Rio de Janeiro (2); Paraná (2), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (1), destacando a abrangência dos circuitos promovidos pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), que realiza o Mundial Junior em parceria com a International Surfing Association (ISA).
Apesar da juventude dos competidores da seleção brasileira, alguns nomes já despontam no cenário internacional, como o paulista Ryan Kainalo que disputa as séries classificatórias para o a elite mundial do surfe Challenger Series. Para Ricardo Bocão, diretor de comunicação da CBSurf, esta é uma ótima oportunidade para os atletas brasileiros mostrarem seu potencial. “Nos esforçamos para fazer o melhor evento possível. Nosso principal compromisso é com o surfe de base brasileiro. Nós, da CBSurf, em colaboração com a ISA, estamos entusiasmados em trazer este prestigiado campeonato de volta ao Brasil,” afirmou Bocão.
Esta é a 19ª edição do evento e a segunda a ser realizada no Brasil; a primeira ocorreu em 2006 na Praia de Maresias, São Paulo. Teco Padaratz, presidente da CBSurf, também salientou a importância do evento. “A CBSurf está trabalhando incansavelmente em parceria com a ISA para garantir o sucesso deste evento. Contamos com o apoio fundamental do Comitê Olímpico Brasileiro, na pessoa do presidente Paulo Wanderley, da Secretaria de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, do secretário Rafael Picciani, da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, do secretário Gustavo Tutuca, da Secretaria de Esportes da cidade do Rio de Janeiro, do secretário Guilherme Schleder, e do Ministério do Esporte, na pessoa do ministro André Fufuca.”
Além da equipe brasileira, o evento contará com 43 delegações. A competição receberá países consagrados no surfe, como Havaí, Estados Unidos, Austrália (todos com campeões mundiais na elite), além de outros que não têm tanta tradição, mas que podem surpreender nas disputas individuais, entre eles: Alemanha, Holanda, Japão, Itália, Noruega, Espanha, Bélgica e Colômbia. Esse acontecimento histórico só foi possível graças ao profundo comprometimento dos seguintes parceiros:
• Comitê Olímpico Brasileiro
• Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
• Secretaria de Esportes do Estado do Rio de Janeiro
• Secretaria de Esportes da cidade do Rio de Janeiro
• Ministério do Esporte
• M2 Eventos
• 4BTS
• Galápagos Outdoor
• Fu Wax
Quando: 24 de novembro a 03 de dezembro de 2023.
Onde: Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.
Confira as equipes da seleção brasileira Sub 18:
Masculino Sub 18
Ryan Kainalo (SP)
Samuel Joquinha (RN)
Luan Ferreyra (PE)
Masculino Sub 18
Guilherme Lemos (RJ)
Ryan Coelho (PR)
Anuar Chiah (PR)
Feminino Sub 18
Kiany Hyakutake (SC)
Alexia Monteiro (RS)
Sophia Gonçalves (SP)
Feminino Sub 16:
Aysha Ratto (RJ)
Luara Mandelli (PR)
Gabriely Vasque (PR)
Confira o cronograma:
24 de novembro (sexta-feira)
15h30 – Cerimônia de abertura
25 de novembro (sábado)
7h às 18h – Competição
26 de novembro (domingo)
7h às 18h – Competição
27 de novembro (segunda-feira)
7h às 18h – Competição
28 de novembro (terça-feira)
7h às 18h – Competição
29 de novembro (quarta-feira)
7h às 18h – Competição
30 de novembro (quinta-feira)
7h às 18h – Competição
1 de dezembro (sexta-feira)
7h às 18h – Competição
2 de dezembro (sábado)
7h às 18h – Competição
3 de dezembro (domingo)
7h às 18h – Competição
Após a final haverá a cerimônia de encerramento.