Notícias

>

Seleção sul-americana já escalada no Mundial Junior da WSL na Califórnia

Escrito por

João Carvalho

|

Publicado em:

08/01/2024

|

Atualizado em:

08/01/2024

-

16:31

|

4 min de leitura

4 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Ryan Kainalo – Foto: divulgação.

A seleção sul-americana já está escalada para estrear no SAMBAZON World Junior Championships organizado por Best Western na Califórnia, Estados Unidos. São seis surfistas do Brasil e duas do Peru na disputa dos principais títulos das categorias de base no mundo. O campeão e a campeã mundial Junior Sub-20 da World Surf League, ganham convites para disputar vagas para a elite do Championship Tour no Challenger Series deste ano. O prazo da competição começa nesta terça-feira em Oceanside Pier e será transmitida ao vivo de San Diego pelo WorldSurfLeague.com.

O evnto define os últimos títulos mundiais de 2023 da World Surf League. São 24 concorrentes na categoria masculina e 24 na feminina, sendo 14 selecionados pelos sete escritórios regionais no mundo e 10 convidados (wildcards) pela WSL. Os rankings da WSL South America classificaram os campeões sul-americanos Pro Junior de 2023, Ryan Kainalo e Isabelle Nalu, bem como os vice-campeões, Heitor Mueller e a peruana Kalea Gervasi. Mais quatro surfistas ganharam wildcards da WSL, a peruana Sol Aguirre e os brasileiros Leo Casal, Laura Raupp e Sophia Medina.

O formato da competição do SAMBAZON World Junior Championships é parecido com o utilizado nas etapas do World Surf League Championship Tour. A primeira fase não é eliminatória. Os 24 participantes são divididos em 8 baterias com três competidores em cada. Os vencedores avançam direto para as oitavas de final, com o segundo e terceiro colocados tendo uma segunda chance de classificação na repescagem. Nesta primeira rodada eliminatória, começa os confrontos diretos entre dois atletas, que prosseguem até a grande final.

Pier de Ocean Side – Foto: divulgação.

RECORDE DE TÍTULOS – O Brasil é recordista com 9 títulos mundiais conquistados nas 22 edições do Mundial Junior da WSL disputadas desde 1998 até 2022. O primeiro campeão foi Pedro Henrique no ano 2000. O capitão Adriano de Souza ganhou o segundo em 2003, Pablo Paulino foi bicampeão em 2004 e 2007, depois Caio Ibelli conquistou o título de 2011, Gabriel Medina o de 2013, Lucas Silveira o de 2015, Mateus Herdy o de 2018 e Lucas Vicente o de 2019. Abaixo do Brasil, vem a Austrália com 6 títulos, o Havaí com 4 e mais três países têm um campeão mundial, África do Sul, Portugal e França.

Três surfistas vão tentar aumentar para 10 o recorde de títulos do Brasil no SAMBAZON World Junior Championships 2023. Eles foram escalados nos últimos confrontos da primeira fase. O novo campeão sul-americano, Ryan Kainalo, será o primeiro a competir nas ondas de Oceanside Pier, em San Diego. Ele vai enfrentar dois sul-africanos na sexta bateria, Luke Thompson e Mitch Du Preez. Heitor Mueller entra na sétima com o havaiano Shion Crawford e o australiano Harley Walters. E Leo Casal fecha a primeira fase com o norte-americano Taj Lindblad e o francês Sam Piter.

BATERIA SUL-AMERICANA – Na categoria feminina, sete surfistas vão tentar conquistar um inédito título mundial Pro Junior para a América do Sul e uma bateria será 100% sul-americana. Isso já garante uma vaga nas oitavas de final, porém duas terão que disputar a repescagem. Na sétima bateria, a tetracampeã sul-americana Pro Junior, Sol Aguirre, do Peru, enfrentará a atual campeã da WSL South America, Isabelle Nalu, além de Laura Raupp.

A atual campeã sul-americana, Isabelle Nalu, vai estrear no Mundial Junior da WSL – Foto: divulgação.

 

Na sequência, Sophia Medina fecha a primeira fase com a japonesa Nanaho Tsuzuki e a espanhola Annete Gonzalez Etxabarri. Já a peruana Kalea Gervasi será a primeira a estrear na Califórnia, na segunda bateria com a norte-americana Ellie Harrison e a sul-africana Louise Lepront.

O SAMBAZON World Junior Championships organizado por Best Western começa nesta terça-feira e tem prazo até o dia 14 para decidir os últimos títulos mundiais de 2023 da World Surf League. O evento é realizado com patrocínio da SAMBAZON, Best Western, Cup Noodles, Visit Oceanside, Original Sprout, Sun Diego, Boxed Water, Board na Brew e Tractor Beverage.

A competição será transmitida ao vivo dos Estados Unidos pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo e Canal da WSL no YouTube. O fuso horário da Califórnia é de 5 horas a menos do Brasil, então 8h00 em San Diego serão 13h00 no Brasil.

BATERIAS DO SAMBAZON WORLD JUNIOR CHAMPIONSHIPS 2023:

PRIMEIRA FASE FEMININA – 1.a=Oitavas de Final / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a: Bella Kenworthy (EUA), Talia Swindal (EUA), Keira Buckpitt (AUS)
2.a: Ellie Harrison (EUA), Louise Lepront (AFR), Kalea Gervasi (PER)
3.a: Erin Brooks (CAN), Janire Gonzalez Etxabarri (ESP), Cocona Kawase (JPN)
4.a: Sierra Kerr (AUS), Anastasia Venter (AFR), Sky Brown (ING)
5.a: Zahli Kelly (AUS), Nora Liotta (HAV), Noah Klapp (ALE)
6.a: Zoe Benedetto (EUA), Eweleiula Wong (HAV), Kana Nakashio (JPN)
7.a: Sol Aguirre (PER), Laura Raupp (BRA), Isabelle Nalu (BRA)
8.a: Nanaho Tsuzuki (JPN), Sophia Medina (BRA), Annete Gonzalez Etxabarri (ESP)

PRIMEIRA FASE MASCULINA – 1.o=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: Jackson Bunch (HAV), Tenshi Iwami (JPN), Ilay Bochan (ISR)
2.a: Jett Schilling (EUA), Adur Amatriain (ESP), Luke Brumby (AUS)
3.a: Levi Slawson (EUA), Marlon Harrison (AUS), Luc Lepront (AFR)
4.a: Jarvis Earle (AUS), Reed Platenius (CAN), Yuma Nagasawa (JPN)
5.a: Joel Vaughan (AUS), Brodi Sale (AFR), Monnojo Yahagi (JPN)
6.a: Luke Thompson (AFR), Ryan Kainalo (BRA), Mitch Du Preez (AFR)
7.a: Shion Crawford (HAV), Heitor Mueller (BRA), Harley Walters (AUS)
8.a: Leo Casal (BRA), Taj Lindblad (EUA), Sam Piter (FRA)

 

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

artigo do tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, que destaca um surfista prodígio de Búzios, Ben Almeida, 11 anos, que venceu no último fim de semana, a Trípice Coroa de Saquarema, na sub-12.

A praia da Caueira, em Itaporanga D'ajuda, recebe a segunda etapa do circuito dos ídolos do surfe nacional com recorde de inscritos.

Embora já tenha patrocinado outro evento da World Surf League no Havaí, a parceria é inédita no Brasil; A linha do atleta será a responsável pelos uniformes do staff para a etapa do VIVO Rio Pro apresentado por Corona, em Saquarema

Cantor carioca fará apresentação gratuita na cidade de Saquarema durante o Aloha Spirit Festival

Região Sudeste e Nordeste tem praticamente o mesmo número de participantes em 2024

A jovem canadense de apenas 16 anos, Erin Brooks, e o australiano Mikey McDonagh de 22, foram os campeões do Bonsoy Gold

Vai começar o Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 - Apresentado pela Powerlight Surfboards e Magic - neste próximo final de semana (4 e 5 de maio) na praia da Joaquina. A competição abrirá a temporada de competições deste ano da Associação de Surf da Joaquina.

A World Surf League (WSL) atingiu uma marca histórica ao transmitir ao vivo - em uma única semana - mais de 100h de competição divididas entre as disputas do Championship Tour (CT), em Margaret River, na Austrália, e da 2ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe durante o QS 5000 do Saquarema Surf Festival, realizado no Rio de Janeiro.

Com onda surfada na Barrinha, em Saquarema, atleta conseguiu a vitória na principal categoria da noite: Ocyan Onda do Ano Masculino. No feminino, Michaela Fregonese foi a campeã com onda também da Barrinha.

Grandes ondas do litoral do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo lideram as indicações. Atletas como Lucas Chumbo e Michelle Des Bouillons, destaques mundiais em ondas gigantes, são finalistas na competição. Cerimônia de premiação acontece no Rio de Janeiro só para convidados

World Surf League anuncia os convites para Filipe Toledo e João Chianca disputarem o CT 2025, Kelly Slater é confirmado nas etapas do CT 2024 no Tahiti e em Fiji !

Porto de Galinhas recebe a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf em maio, com premiação igualitária para homens e mulheres

O paulista e o carioca carimbaram seus passaportes para a Europa, antes da grande final do Semillero Olas Pro Tour 2024 no Rio de Janeiro, onde serão definidos os campeões do circuito nas categorias Sub 18 Masculino e Feminino e Sub 16 Feminino. Outros brasileiros também conquistaram pódios na sexta etapa.

Encerrou-se neste domingo (14) o Maresia Pro Taíba 2024, evento válido como etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Nacional, que teve início na quinta-feira (11).

Segundo dia do Maresia Pro Taíba, foi marcado pela estreia dos pré-classificados do certame estadual e da Taça Brasil e por grandes perfomances de alguns dos maiores astros do surf brasileiro.

Teve inicio da primeira etapa do circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a divisão de acesso à Elite do Surf Nacional, que aconteceu até domingo (14).

Últimas notícias

artigo do tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, que destaca um surfista prodígio de Búzios, Ben Almeida, 11 anos, que venceu no último fim de semana, a Trípice Coroa de Saquarema, na sub-12.

A praia da Caueira, em Itaporanga D'ajuda, recebe a segunda etapa do circuito dos ídolos do surfe nacional com recorde de inscritos.

Embora já tenha patrocinado outro evento da World Surf League no Havaí, a parceria é inédita no Brasil; A linha do atleta será a responsável pelos uniformes do staff para a etapa do VIVO Rio Pro apresentado por Corona, em Saquarema

Cantor carioca fará apresentação gratuita na cidade de Saquarema durante o Aloha Spirit Festival

Região Sudeste e Nordeste tem praticamente o mesmo número de participantes em 2024

A jovem canadense de apenas 16 anos, Erin Brooks, e o australiano Mikey McDonagh de 22, foram os campeões do Bonsoy Gold

Vai começar o Circuito Fico Kids and Kings ASJ 2024 - Apresentado pela Powerlight Surfboards e Magic - neste próximo final de semana (4 e 5 de maio) na praia da Joaquina. A competição abrirá a temporada de competições deste ano da Associação de Surf da Joaquina.

A World Surf League (WSL) atingiu uma marca histórica ao transmitir ao vivo - em uma única semana - mais de 100h de competição divididas entre as disputas do Championship Tour (CT), em Margaret River, na Austrália, e da 2ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe durante o QS 5000 do Saquarema Surf Festival, realizado no Rio de Janeiro.

Com onda surfada na Barrinha, em Saquarema, atleta conseguiu a vitória na principal categoria da noite: Ocyan Onda do Ano Masculino. No feminino, Michaela Fregonese foi a campeã com onda também da Barrinha.

Grandes ondas do litoral do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo lideram as indicações. Atletas como Lucas Chumbo e Michelle Des Bouillons, destaques mundiais em ondas gigantes, são finalistas na competição. Cerimônia de premiação acontece no Rio de Janeiro só para convidados

World Surf League anuncia os convites para Filipe Toledo e João Chianca disputarem o CT 2025, Kelly Slater é confirmado nas etapas do CT 2024 no Tahiti e em Fiji !

Porto de Galinhas recebe a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf em maio, com premiação igualitária para homens e mulheres

O paulista e o carioca carimbaram seus passaportes para a Europa, antes da grande final do Semillero Olas Pro Tour 2024 no Rio de Janeiro, onde serão definidos os campeões do circuito nas categorias Sub 18 Masculino e Feminino e Sub 16 Feminino. Outros brasileiros também conquistaram pódios na sexta etapa.

Encerrou-se neste domingo (14) o Maresia Pro Taíba 2024, evento válido como etapa de abertura do Circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Nacional, que teve início na quinta-feira (11).

Segundo dia do Maresia Pro Taíba, foi marcado pela estreia dos pré-classificados do certame estadual e da Taça Brasil e por grandes perfomances de alguns dos maiores astros do surf brasileiro.

Teve inicio da primeira etapa do circuito Cearense de Surf Profissional e segunda etapa do CBSurf Taça Brasil, a divisão de acesso à Elite do Surf Nacional, que aconteceu até domingo (14).

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula