O Dream Tour, Circuito que representa a Divisão Principal do Campeonato Brasileiro de Surfe da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf, já tem sua lista de atletas classificados para competirem na disputa realizada pelo segundo ano consecutivo pela Dream Factory, em parceria com a CBSurf. Dos 88 atletas, dois são atletas convidados (wildcards) ao longo das etapas e 21 deles novos participantes, que conquistaram a vaga durante 2023 em competições paralelas, como a Taça Brasil.
O Sudeste será maioria no Dream Tour 2024, com 35 atletas representando a região sendo 27 homens e 8 mulheres. Na sequência o Nordeste tem a segunda maior participação com 32 atletas, sendo 25 homens e 7 mulheres. A região Sul tem 19 classificados, com 11 homens e 8 mulheres. A primeira etapa do Circuito está confirmada pra acontecer entre os dias 28 de maio e 3 de junho, em Porto de Galinhas (PE).
“A diversidade regional no Campeonato Brasileiro de Surfe, o Dream Tour, impulsiona a evolução do esporte. Cada região traz consigo suas próprias condições de ondas, estilos de
surfe e heranças culturais únicas, criando um caldeirão de talento e criatividade. Essa variedade enriquece a experiência tanto para os atletas quanto para os espectadores, ao
mesmo tempo em que desafia os competidores a se adaptarem a uma ampla gama de
condições de surfe. Além disso, ao dar destaque às diferentes comunidades de surf em todo
o país, o Dream Tour ajuda a promover a inclusão e a representatividade no esporte,
inspirando uma nova geração de surfistas a explorar e valorizar a diversidade do litoral
brasileiro”, diz o vice-presidente da CBSurf, Paulo Moura.
Entre os novos nomes da região Sudeste, maioria na competição, estão Sophia Gonçalves, de São Sebastião, Aysha Ratto, de Búzios, Ryan Kainalo, de Ubatuba, Guilherme Lemos, do Rio de Janeiro, Murilo Coura, residente de Maresias e Gustavo Ribeiro, de Itanhaém. Em comum a todos, o sonho de se destacar no principal evento da modalidade no Brasil.
O atleta Ryan Kainalo, representante de Ubatuba, tem apenas 18 anos, mas conta com uma trajetória ascendente de títulos como bicampeão sul-americano Pro Junior, bicampeão do Balito Pro Junior e terceiro colocado na etapa do Rio de Janeiro do Dream Tour 2023. “Sempre morei em São Paulo, com 11 fui para a Ubatuba e tive o incentivo dos meus pais para começar a surfar, depois disso nunca mais parei, foi algo que se tornou natural pra mim. Fiquei com vontade de competir ao ver os atletas brasileiros nas competições mundiais e esse é meu principal objetivo, ser um deles. Acho muito importante estar dentro do Dream Tour, é um circuito que vem crescendo muito e a CBSurf está fazendo um trabalho incrível, o ano mal começou e já estou com vários planos”, conta.
O Nordeste é a segunda maior região em número de participantes, com 32 atletas, entre os novos nomes estão Samuel Joca, de Natal, Ivan Silva e Alan Donato, de Maracaípe, Leonardo de Andrade, de Ilhéus, Lucas Bezerra, de Fortaleza, Adauto Sena, de Baía Formosa e Jonatha Santos, de Alagoas.
Adauto Sena, natural de Baía Formosa, é um dos novos competidos do Dream Tour, com apenas 17 anos. “Venho de uma família humildade, meu pai é pescador e minha mãe trabalha em uma escolinha. Quando tinha mais ou menos 7 anos, o surfista Alan Jhones, meu primo, me levou para surfar e depois disso nunca mais parei. Aos 12 decidi que iria competir e viver do esporte. Estar no Dream Tour, o Circuito dos Sonhos, era o meu objetivo, então treinei muito pra isso. Será uma honra competir com os atletas e com o Alan também, a torcida aqui na vizinhança será muito forte. Meu ídolo é daqui também, o Ítalo Ferreira”, conta Adauto.
O Sul do Brasil terá 19 representantes. Entre os confirmados estão Nathalie Martins, de Pontal do Sul, Gabriely dos Santos e Edson de Prá, de Matinhos, Kiany Hyakutake, Wallace Vasco e Lucas Vicente, de Florianópolis, Gustavo Ramos, de São Francisco do Sul e Lucas Cainan, da Ilha do Mel.
A atleta paranaense Nathalie Martins, é uma das classificadas para o Circuito em 2024, mas sua história é longa na modalidade, já que chegou a disputar o antigo campeonato brasileiro SuperSurf. “Comecei a surfar com 6 anos, de bodyboard, e nunca mais parei. Quando consegui minha primeira pranchinha decidi competir e logo no primeiro campeonato venci e me tornei Campeã Paranaense, na sequência fui Campeã Brasileira Júnior e me classifiquei para o Mundial que na época era no Tahiti, foi tudo muito rápido, nem sabia que o surfe poderia me levar tão longe, mas decidi seguir esse caminho”, conta. “Ano passado participei como wildcard na etapa do Dream Tour, em Stella Maris e foi maravilhoso ver o retorno do Campeonato Brasileiro. Estou muito animada para viver tudo isso novamente, podendo reencontrar atletas e conhecer muita gente nova para disputas de alta qualidade”, finaliza Nathalie.
Além dos novos competidores, atletas de grande peso e que tiveram ótimos resultados no Circuito Brasileiro em 2023, como Tainá Hinckel (SC), Juliana dos Santos (CE), Júlia Duarte (RJ), Peterson Crisanto (PR), Wesley Leite (SP) e Luel Felipe (PE), estão classificados e prontos para mais um ano de competições e evolução na modalidade.
A diversidade geográfica não só evidencia a riqueza de talentos em todo o Brasil, mas também promete uma competição cheia de energia e emoção, onde cada atleta deixará sua marca na história do surfe brasileiro.
O Dream Tour tem a PRIO sendo detentora da cota Apresenta, a Corona como Patrocinadora Master e a Gerdau como Patrocinadora. A Solar Coca-Cola, por meio de suas marcas Crystal, Monster e Powerade, e a Estácio oferecem o Apoio Local.
Para mais informações e atualizações, siga @dreamtoursurf no Instagram e acesse o site oficial da CBSurf. A competição será transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do YouTube, e estará disponível no sportv a partir das quartas de final.
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.
Sobre a CBSurf
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.
Sobre a Dream Factory
Com mais de 22 anos de existência, a Dream Factory está entre as empresas líderes do mercado nacional de entretenimento ao vivo. Inicialmente como produtores de eventos, a empresa nasceu após produzir a volta do Rock in Rio para o Brasil, em 2001. Nos momentos seguintes, foi uma das pioneiras na evolução do setor com a criação e implementação de experiências de marca integradas em projetos de entretenimento ao vivo.
Hoje, a Dream Factory já pode ser considerada o primeiro ecossistema integrado de entretenimento ao vivo com eventos proprietários, serviços e gestão de comunidades. Atuando como uma holding, agrega e potencializa plataformas de entretenimento em diversos territórios temáticos, inspirados no mosaico da cultura brasileira. Entre seus eventos proprietários estão a Maratona do Rio, ArtRio, Sertões, Árvore do Rio e Natal da Lagoa, Glocal, MNFST, Dream Tour, Carnaval de Rua, Mano a Mano e outros.
A Dream Factory apresenta, ainda, em seu guarda-chuva de negócios a Dream Strategy, que oferece consultorias estratégicas para marcas e empresas líderes de mercado; a Dream Experience, agência de brand experience, a Dreamloc, encarregada de logística e infraestrutura; a Dream Venue, responsável pela administração de espaços como a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e a GoDream, que gerencia as vendas de ingressos.
Prazer, PRIO
Somos a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com cinco ativos na Bacia de Campos, temos foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.
Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O&G: queremos extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, buscamos envolver e devolver esse crescimento para a sociedade por meio do incentivo ao esporte, à cultura e à preservação do meio ambiente – ações e projetos que fazem parte do nosso manifesto I PRIO.
Site: https://www.prio3.com.br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/prio3
Instagram: https://www.instagram.com/prio3_/
I ❤ PRIO: https://www.instagram.com/iloveprio
Atendimento à imprensa: prio@ideal.pr
Sobre a Gerdau
Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).
Mais informações para a imprensa:
Esporte&Negócio
www.esporteenegocio.com.br
@esporteenegocio
Chris Volpe – chris.volpe@esporteenegocio.com.br – (13) 99177 1529
Guto Francischini – guto@esporteenegocio.com.br – (11) 98437 6545