Notícias

>

Sophia Medina também recebe convite para competir no Vivo Rio Pro em Saquarema

É a sua primeira participação em etapas do CT Será a primeira vez dos irmãos Medina juntos Ela substituirá a Tyler Wright que se contundiu A etapa brasileira do CT começa dia 22 de junho

Escrito por

Giovanna Rahhal

|

Publicado em:

13/06/2024

|

Atualizado em:

13/06/2024

-

18:21

|

6 min de leitura

6 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Sophia Medina vai competir junto com o irmão no Vivo Rio Pro em Saquarema (Crédito da Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

PRAIA DE ITAÚNA, Saquarema, Rio de Janeiro (Quinta-feira, 13 de junho) – O Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema vai entrar na história, pela primeira participação dos irmãos Gabriel e Sophia Medina em etapas do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT). Sophia foi chamada para substituir a bicampeã mundial Tyler Wright, que contundiu o pé e não poderá competir. Ela ganhou a chance por ser a segunda brasileira mais bem colocada no ranking do Challenger Series esse ano. A primeira é Luana Silva, que já havia recebido um wildcard (convite) junto com a outra surfista olímpica, Tainá Hinckel, convidada por ser a atual campeã sul-americana da World Surf League. O prazo do Vivo Rio Pro começa no dia 22 e será transmitido ao vivo da Praia de Itaúna pelo Sportv e WorldSurfLeague.com.

“É uma sensação inexplicável ter a vaga para competir no CT de Saquarema, ainda mais junto com meu irmão né”, disse Sophia Medina“É um campeonato que assisto desde pequena, todos os meus aniversários até os 12 anos foram lá no Rio de Janeiro, nesse evento. Eu sempre vi a Carissa (Moore), o Gabriel (Medina), indo bem nesses eventos e eu sempre me inspirei muito neles, então nem acredito que vou fazer parte disso. Sempre foi um sonho fazer parte do CT, ainda mais no Brasil, onde eu nasci, fui criada e treino todo dia”.

Com a saída da bicampeã mundial Tyler Wright, três das quatro baterias da primeira fase do Vivo Rio Pro apresentado por Corona, tiveram que ser modificadas. A australiana estava escalada na primeira e a norte-americana Sawyer Lindblad saiu da última para enfrentar a também australiana Molly Picklum e a francesa Johanne Defay no seu lugar. A única bateria que continuou igual foi a segunda, da Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel com a líder do ranking e campeã da etapa brasileira em Saquarema em 2023, Caitlin Simmers.

Sophia Medina já venceu uma etapa do QS na Praia de Itaúna em 2021 (Crédito da Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

Sophia Medina entrou na terceira bateria e já vai estrear enfrentando a atual campeã mundial Caroline Marks e a havaiana Bettylou Sakura Johnson. Luana Silva estava nessa e foi para a última, da costa-ricense Brisa Hennessy e da havaiana Gabriela Bryan. Esta primeira fase não é eliminatória. As vencedoras das quatro baterias avançam direto para as quartas de final, mas as perdedoras têm uma segunda chance de classificação na repescagem, quando as baterias passam a ser somente de duas competidoras.

“É um sonho desde pequena fazer parte desse evento e, sério, nem consigo acreditar ainda que consegui a vaga agora”, reforçou Sophia Medina“Estou muito feliz mesmo, ainda mais por competir com meu irmão. Na real, o meu sonho é entrar no CT e poder competir com ele em todas as etapas. Eu amo estar com ele, eu comecei a surfar por causa dele, então não tem nada mais especial do que isso. Eu vou poder assistir ele e vou ter ele do meu lado com minha família também, então acredito que vai ser bem especial para mim”

Sophia no pódio do primeiro título mundial de Gabriel Medina em 2014 no Havaí (Crédito da Foto: @WSL / Kirstin Scholtz)

Sophia acompanha seu irmão, Gabriel Medina, desde criança e até subiu em vários pódios junto com ele. Os dois competiram juntos pela primeira vez nas mesmas ondas da Praia de Itaúna, na estreia do Challenger Series no Brasil em 2022, quando Gabriel Medina conquistou o primeiro título do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do BrasilSophia iniciou aquele evento derrotando a mesma havaiana Bettylou Sakura Johnson que vai enfrentar agora no Vivo Rio Pro apresentado por Corona. Depois, perdeu para Summer Macedo e a japonesa Amuro Tsuzuki na segunda fase e terminou em 17.o lugar.

Sophia Medina já conseguiu um dos títulos que o seu irmão conquistou, o de campeã sul-americana da World Surf League com apenas 16 anos de idade na temporada 2021/2022, encerrada na mesma Praia Mole de Florianópolis (SC), onde o Gabriel com 15 anos festejou a sua primeira vitória no Circuito Mundial, em uma etapa do Qualifying Series. 10 anos antes da SophiaGabriel Medina ganhou dois troféus de campeão da WSL South America, em 2011 e 2013.

Gabriel Medina vencendo a etapa do Challenger em Saquarema em 2022 (Crédito da Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

O tricampeão mundial agora tenta entrar no grupo dos top-5 do ranking, que vão disputar os títulos mundiais da temporada no Lexus WSL Finals, em setembro em Trestles, na Califórnia, Estados Unidos. Com o terceiro lugar conseguido nas duas últimas etapas, no Taiti e em El Salvador, Gabriel Medina já subiu para a sexta posição no ranking, na porta de entrada dos top-5.

Depois do Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema, só tem mais uma etapa nas Ilhas Fiji para definir os 5 homens e 5 mulheres que irão disputar os títulos mundiais em Trestles. Antes, Gabriel Medina ainda tem os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em julho no Taiti e ele é um dos favoritos na briga por medalhas nos tubos de Teahupo´o.

Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema será realizado com os patrocínios da Vivo, Corona, Red Bull, Banco do Brasil, Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Saquarema, Natura Kaiak, Mãe Terra, Florence, EY, SHISEIDO, YETI, Bonsoy, Eventbrite, Surfline, True Surf e será transmitido ao vivo pelo SportvGloboplayWorldSurfleague.com e Aplicativo da WSL.

Cartaz do Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema (Crédito da Foto: Divulgação World Surf League)

PRIMEIRA FASE DO VIVO RIO PRO EM SAQUAREMA:

CATEGORIA FEMININA – 1.a=Quartas de Final /  2.a e 3.a=Repescagem:
1.a: Molly Picklum (AUS), Johanne Defay (FRA), Sawyer Lindblad (EUA)
2.a: Caitlin Simmers (EUA), Tatiana Weston-Webb (BRA), Tainá Hinckel (BRA)
3.a: Caroline Marks (EUA), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Sophia Medina (BRA)
4.a: Brisa Hennessy (CRC), Gabriela Bryan (HAV), Luana Silva (BRA)

CATEGORIA MASCULINA – 1.o=Oitavas de Final /  2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: Ethan Ewing (AUS), Cole Houshmand (EUA), Connor O´Leary (JPN)
2.a: Griffin Colapinto (EUA), Kanoa Igarashi (JPN), Seth Moniz (HAV)
3.a: Jack Robinson (AUS), Ryan Callinan (AUS), Samuel Pupo (BRA)
4.a: John John Florence (HAV), Ramzi Boukhiam (MAR), João Chianca (BRA)
5.a: Jordy Smith (AFR), Barron Mamiya (HAV), Imaikalani deVault (HAV)
6.a: Gabriel Medina (BRA), Rio Waida (IDN), Leonardo Fioravanti (ITA)
7.a: Italo Ferreira (BRA), Crosby Colapinto (EUA), Liam O´Brien (AUS)
8.a: Yago Dora (BRA), Jake Marshall (EUA), Matthew McGillivray (AFR)

RANKING DA WORLD SURF LEAGUE – 7 etapas:

TOP-20 DA CATEGORIA MASCULINA:
1.o- John John Florence (HAV) – 41.465 pontos
2.o- Jack Robinson (AUS) – 30.725
3.o- Griffin Colapinto (EUA) – 30.515
4.o- Ethan Ewing (AUS) – 27.250
5.o- Jordy Smith (AFR) – 24.790
6.o- Gabriel Medina (BRA) – 24.235
7.o- Italo Ferreira (BRA) – 24.045
8.o- Yago Dora (BRA) – 23.835
9.o- Jake Marshall (EUA) – 22.770
10.o- Crosby Colapinto (EUA) – 22.120
11.o- Rio Waida (IDN) – 21.055
12.o- Barron Mamiya (HAV) – 20.630
13.o- Cole Houshmand (EUA) – 20.630
14.o- Kanoa Igarashi (JPN) – 20.420
15.o- Ryan Callinan (AUS) – 20.130
16.o- Ramzi Boukhiam (MAR) – 20.130
17.o- Matthew McGillivray (AFR) – 19.480
18.o- Liam O´Brien (AUS) – 17.365
19.o- Leonardo Fioravanti (ITA) – 16.800
20.o- Imaikalani deVault (HAV) – 16.800

TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA:
1.a- Caitlin Simmers (EUA) – 38.185 pontos
2.a- Caroline Marks (EUA) – 37.745
3.a- Brisa Hennessy (CRC) – 36.885
4.a- Molly Picklum (AUS) – 34.645
5.a- Johanne Defay (FRA) – 34.645
6.a- Gabriela Bryan (HAV) – 32.510
7.a- Bettylou Sakura Johnson (HAV) – 29.935
8.a- Tatiana Weston-Webb (BRA) – 29.015
9.a- Tyler Wright (AUS) – 26.460
10.a- Sawyer Lindblad (EUA) – 25.120

João Carvalho
WSL Latin America Media Manager
55 (48) 999-882-986
jcarvalho@worldsurfleague.com
Gabriel Gontijo
WSL Latin America Communications
55 (48) 996-358-925
ggontijo@worldsurfleague.com

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Apresentação será na véspera do início da etapa e toda a renda líquida do show será doada ao Fundo Social de São Sebastião

Tendência global fortalece a preparação de atletas e amplia o acesso ao esporte

Isaac Benayon Sabbá, o terceiro dos sete filhos do casal de marroquinos Primo e Fortunata Sabbá, nasceu em Belém do Pará, em

Rapper e compositor brasileiro será uma das atrações de evento que promete ser o maior de surfe já realizado no estado de São Paulo

Lorenzo Abreu brilha entre jovens talentos do surfe brasileiro. Aos 10 anos, ele já acumula títulos importantes. Com treinos intensos e apoio jovem surfista busca se consolidar no cenário nacional e internacional.

  Na distante noite de 1978, a casa de Caetano e de Dedé Gadelha se abriu para receber seus convidados, entre eles

Após a etapa do Uruguai, atleta encara a segunda do QS pelo ranking sul-americano da WSL , Essa será a 4ª participação do carioca na competição, que acontecerá de 12 a 20/4, na Praia de Itaúna, Região dos Lagos (RJ)

Prefeitura de Aquiraz e FTrade Apresentam: Circuito Aquiraz de Bodyboarding 2025 Contagem regressiva para o início do principal certame municipal da modalidade no Estado do Ceará

O maior circuito de surf da América Latina segue em ritmo acelerado, promovendo novos talentos e fortalecendo a cena competitiva do surf sul-americano

Maior evento de cultura surfe à beira mar da América do Sul acontecerá de 12 a 20 de abril, na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

Competição em Santa Catarina marca o fim da temporada 2024/25 da WSL América do Sul

Praia do Futuro recebe primeira etapa do certame estadual de bodyboarding 2025

Atleta estará com uma equipe para gravar cenas para o documentário que abordará a sua volta às competições mundiais, sua superação após o tratamento de câncer

Cidade é a única do mundo a receber todas as etapas do Circuito Mundial de Surfe

Prova com piscina de ondas artificiais é inédita no Oriente Médio e marca um novo ciclo da modalidade na emissora carioca, que aproveita evolução midiática ano após ano no país

4ª edição do evento terá show de surfe, aulas de yoga, funcional e lançamento de curta-metragem sobre surfe feminino em Santos, litoral de São Paulo

Últimas notícias

Apresentação será na véspera do início da etapa e toda a renda líquida do show será doada ao Fundo Social de São Sebastião

Tendência global fortalece a preparação de atletas e amplia o acesso ao esporte

Isaac Benayon Sabbá, o terceiro dos sete filhos do casal de marroquinos Primo e Fortunata

Rapper e compositor brasileiro será uma das atrações de evento que promete ser o maior de surfe já realizado no estado de São Paulo

Lorenzo Abreu brilha entre jovens talentos do surfe brasileiro. Aos 10 anos, ele já acumula títulos importantes. Com treinos intensos e apoio jovem surfista busca se consolidar no cenário nacional e internacional.

  Na distante noite de 1978, a casa de Caetano e de Dedé Gadelha se

Após a etapa do Uruguai, atleta encara a segunda do QS pelo ranking sul-americano da WSL , Essa será a 4ª participação do carioca na competição, que acontecerá de 12 a 20/4, na Praia de Itaúna, Região dos Lagos (RJ)

Prefeitura de Aquiraz e FTrade Apresentam: Circuito Aquiraz de Bodyboarding 2025 Contagem regressiva para o início do principal certame municipal da modalidade no Estado do Ceará

O maior circuito de surf da América Latina segue em ritmo acelerado, promovendo novos talentos e fortalecendo a cena competitiva do surf sul-americano

Maior evento de cultura surfe à beira mar da América do Sul acontecerá de 12 a 20 de abril, na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

Competição em Santa Catarina marca o fim da temporada 2024/25 da WSL América do Sul

Praia do Futuro recebe primeira etapa do certame estadual de bodyboarding 2025

Atleta estará com uma equipe para gravar cenas para o documentário que abordará a sua volta às competições mundiais, sua superação após o tratamento de câncer

Cidade é a única do mundo a receber todas as etapas do Circuito Mundial de Surfe

Prova com piscina de ondas artificiais é inédita no Oriente Médio e marca um novo ciclo da modalidade na emissora carioca, que aproveita evolução midiática ano após ano no país

4ª edição do evento terá show de surfe, aulas de yoga, funcional e lançamento de curta-metragem sobre surfe feminino em Santos, litoral de São Paulo

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula