Notícias

>

Seletiva nacional começa em Intermares

Onze estados presentes no CBSurf Cabedelo Parasurf 2024 que vai formar a seleção brasileira de parasurf

Escrito por

Alexandre Gondim

|

Publicado em:

14/08/2024

|

Atualizado em:

14/08/2024

-

17:14

|

5 min de leitura

5 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Praia de Intermares, pico tradicional de surfe. Foto: Damangar/CBSurf

Surfistas que entregam mais do que performances, ensinam que os desafios da vida são para serem vencidos, transformando uma competição em um desfile de histórias de superação, amor a vida e as ondas. Assim é o Parasurf, modalidade que abriga atletas paralímpicos estará representada pelos melhores competidores brasileiros na praia de Intermares, em Cabedelo, cidade vizinha a capital paraibana.  Para a disputa da seletiva brasileira que irá selecionar o time brasileiro que irá representar o Brasil na 9ª edição do ISA World Para Surfing Championship (WPSC) que retornará a Huntington Beach, Califórnia, de 3 a 9 de novembro de 2024.

O CBSurf Cabedelo Parasurf 2024, realizada pela Confederação Brasileira de Surf em parceria com a Federação Paraibana de Surf. Montou uma estrutura com total acessibilidade para os atletas e o público participarem de um evento que é exemplo para o mundo todo.

Serão 53 surfistas, 41 homens e 12 mulheres, de onze estados diferente, estarão de 8 e 11 de agosto na praia paraibana, disputando uma vaga em cada categoria para a seleção brasileira. O Rio de Janeiro é o estado que chega com mais representantes, são 10, 7 na masculina e 3 na feminina. Também estão representados em Intermares: SãoPaulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Alagoas e Paraíba, que tem quatro surfistas competindo na categoria masculina com o privilégio de estarem surfando em casa.

Roberto e Otavio Pino. Foto: Lima jr/CBSurf

O bicampeão mundial Roberto Pino (PE) estará em Cabedelo e trouxe seus dois filhos Otavio e Lara para competir também. A família Pino não compete só na parasurf participa também da master, onde já conseguiu bons resultados. Mas é na categoria onde ele se consagrou que ele não deixa o amor de pai prevalecer. Na disputa pelas ondas Beto não perde fácil. A carioca Monique Oliveira também chega com a experiência de uma campeã brasileira e promete um momento emocionante como foi no evento de 2023.

Grandes eventos só são possíveis com o apoio importantes, como no CBSurf Cabedelo Parasurf 2024 através de Fabio Araujo, secretário Nacional de Paradesporto e de André Fufuca, ministro do esporte do Brasil.

As categorias são divididas assim:

  • PS – Stand 1 Masculino / Feminino

Para surfista que surfam ondas em pé com uma deficiência na parte superior do corpo ou baixa estatura

  • PS – Stand 2 Masculino / Feminino:

Para surfista que que surfe em pé e tenha amputação, atrofia ou deficiência congênita ou equivalente abaixo do joelho, ou diferença no comprimento das pernas

  • PS – Stand 3 Masculino / Feminino:

Para surfista que surfe em pé e tenha amputação acima do joelho ou amputações em ambas as extremidades inferiores, ou deficiência congênita ou equivalente.

  • PS – Prone 1 Masculino/ Feminino:

Para surfista que surfa a onda em uma posição de bruços que NÃO requer assistência para remar em uma onda e voltar para a prancha com segurança.

  • PS – Prone 2 Masculino / Feminino:

para surfista que surfa a onda em uma posição de bruços que REQUER assistência na água, remando em uma onda e voltando para a prancha com segurança.

  • PS – Kneel Masculino / Feminino:

Para surfista que surfa uma onda ajoelhado ou sentado sem posição de remo, com amputação acima do joelho ou amputações de membros inferiores ou deficiência equivalente congênita.

  • PS – Sit Masculino / Feminino:

Para surfista que surfa na onda em uma posição sentada que NÃO requer assistência para remar em uma onda e voltar para a prancha com segurança.

  • PS – Visual I 1 Masculino / Feminino:

Para surfista que pega uma onda em pé com classificação IBSA Nível B1.

  • PS – Visual I 2 Masculino / Feminino:

Para surfista que pega uma onda em pé com classificação IBSA Nível B2 e Nível B3

  • PS – Surdo Masculino / Feminino
  • PS – Down: Masculino / Feminino
  • PS – Autista Masculino / Feminino

                             

A abertura do evento será nessa sexta-feira, as 09:00 h, será transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY e no site cbsurf.org.br

Realização: Confederação Brasiliera de Surf em parceria com a Federação Paraibana de Surf

Patrocínio:  Cabedelo Governo Municipal, Jisk , Uninassau e Baía Formosa Parque

Apoio: Secretaria Nacional de Paradesporto – SNPAR , Rodas da Liberdade, Edgo Surfboards ,   Fu-Wax , Surfland Brasil , Açai Araxá,  Skatebalance, Dermage, ASC – Associação de Surf de Cabedelo

 

Sobre a CBSurf

Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf.

A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf.

Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro.

A CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro.

Imagens no link: 

https://drive.google.com/drive/folders/1gTh6fs8xhqTgiyPEfnmjz53JWlJpqaj1?usp=sharing

Fotos: Alexandre Gondim e Lima Jr

Assessor de Imprensa: Alexandre Gondim: (81) 999512006 – imagensgondim@gmail.com

————————————————
Siga o nosso Instagram:   @cbsurfoficial
Inscreva-se em nosso canal do YouTube: CBSurfPLAY
Siga o nosso TikTok: @cbsurfoficial
Siga a gente no Twitter (X): cbsurf_oficial
Confira o calendário CBSurf 2024 atualizado: CALENDÁRIO
————————————————

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Amigos desde pequenos, talentos indiscutíveis da nova geração Brazilian Storm no Circuito Mundial de Surfe da WSL, a dupla João Chianca e

Oito estados do Nordeste ao Sul do país vão sediar os 11 campeonatos já confirmados e outros ainda poderão ser incluídos durante a temporada

Terminou no sábado (29) a etapa brasileira do circuito latino-americano Olasprotour.

Início da etapa brasileira do Olasprotour, circuito latino-americano que premia a garotada da Sub 14 à Sub 18 com premiação em dólar, além dos profissionais da categoria Longboard.

Terceira etapa do Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club 2025

Tricampeão mundial recebe wildcard para a temporada 2026 do CT da WSL

Empresa do tricampeão mundial de longboard apoia eventos que acontecem no RJ, em novembro, e segue incentivando novos talentos e a modalidade

Campeão olímpico e mundial de surfe é patrono de projeto social que leva educação, sustentabilidade e esporte a crianças de Baía Formosa e já gerou mais de 21 mil atendimentos com atividades diversas.

Filme revela como atletas de ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, levam o mar e o surfe mais do que esporte, mas ferramenta de equilíbrio físico e saúde mental

Entre amigos, boas ondas e cultura local, Rico vive uma surf trip espetacular, repleta de histórias e show de surf

Scooby vai ao Aloha Podcast e participa de um bate-papo descontraído e recheado de historias

O artista plástico Bruno Rodrigues trabalhou o protagonismo do surfe e do Brasil, no evento que vai acontecer entre 11 e 19 de outubro

Presidente da WSL para a América Latina revela os bastidores da principal liga de surfe do mundo e o poder do Brasil nas ondas

Mutirão de limpeza na Praia da Macumba, no dia da limpeza mundial "Clean Up the World", reforça o espírito do projeto Restinga Viva e a importância de preservar a Área de vegetação nativa.

Carioca da Praia da Macumba garante 5º lugar na etapa australiana, sobe para 4ª posição no ranking e mantém vivo o sonho de disputar o Finals em El Salvador

Últimas notícias

Amigos desde pequenos, talentos indiscutíveis da nova geração Brazilian Storm no Circuito Mundial de Surfe

Oito estados do Nordeste ao Sul do país vão sediar os 11 campeonatos já confirmados e outros ainda poderão ser incluídos durante a temporada

Terminou no sábado (29) a etapa brasileira do circuito latino-americano Olasprotour.

Início da etapa brasileira do Olasprotour, circuito latino-americano que premia a garotada da Sub 14 à Sub 18 com premiação em dólar, além dos profissionais da categoria Longboard.

Terceira etapa do Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club 2025

Tricampeão mundial recebe wildcard para a temporada 2026 do CT da WSL

Empresa do tricampeão mundial de longboard apoia eventos que acontecem no RJ, em novembro, e segue incentivando novos talentos e a modalidade

Campeão olímpico e mundial de surfe é patrono de projeto social que leva educação, sustentabilidade e esporte a crianças de Baía Formosa e já gerou mais de 21 mil atendimentos com atividades diversas.

Filme revela como atletas de ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, levam o mar e o surfe mais do que esporte, mas ferramenta de equilíbrio físico e saúde mental

Entre amigos, boas ondas e cultura local, Rico vive uma surf trip espetacular, repleta de histórias e show de surf

Scooby vai ao Aloha Podcast e participa de um bate-papo descontraído e recheado de historias

O artista plástico Bruno Rodrigues trabalhou o protagonismo do surfe e do Brasil, no evento que vai acontecer entre 11 e 19 de outubro

Presidente da WSL para a América Latina revela os bastidores da principal liga de surfe do mundo e o poder do Brasil nas ondas

Mutirão de limpeza na Praia da Macumba, no dia da limpeza mundial "Clean Up the World", reforça o espírito do projeto Restinga Viva e a importância de preservar a Área de vegetação nativa.

Carioca da Praia da Macumba garante 5º lugar na etapa australiana, sobe para 4ª posição no ranking e mantém vivo o sonho de disputar o Finals em El Salvador

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula