Após três anos fora da elite, Rajzman mira retorno ao circuito principal, do qual fez parte por 25 anos

Phil Rajzman embarca para Filipinas neste domingo (Crédito Mario Nardy)
O tricampeão mundial de longboard Phil Rajzman — primeiro brasileiro a conquistar um título mundial de surfe — está confirmado para o La Union International Pro Tour Longboard, etapa LQS 1000 da World Surf League. A competição acontece de 20 a 24 de janeiro, na praia de Urbiztondo, em San Juan, La Union, nas Filipinas, e reúne alguns dos melhores longboarders do mundo.
O La Union International Pro abre a temporada da modalidade e é a primeira etapa classificatória (Qualifying Series valendo 1.000 pontos) de 2026 para o WSL Longboard Tour. O evento atrai atletas de países como Austrália, Brasil, Japão, Indonésia, Estados Unidos e Filipinas e oferece quatro vagas diretas para a elite do circuito mundial (duas para homens e duas para mulheres). Caso os dois primeiros colocados já estejam classificados pelo ranking de 2025, as vagas são repassadas, sucessivamente, até contemplar os dois melhores atletas ainda não classificados.
Rajzman competirá com quatro pranchas inéditas, desenvolvidas por ele especialmente para o evento, levando em consideração as características das ondas locais e as possibilidades de swell. O objetivo é claro: garantir uma das vagas para a primeira divisão do circuito mundial, após três anos fora da elite — categoria da qual fez parte por 25 temporadas.
Atualmente morando no Havaí, Phil Rajzman viaja regularmente ao Brasil para dar continuidade à quimioterapia, tratamento que já dura dois anos e termina em outubro (em 2023 foi diagnosticado com Linfoma de Não-Hodgkin). Mesmo em meio a um delicado processo de recuperação, o carioca demonstra confiança e mentalidade vencedora. “Costumo dizer que, se não for para entrar com expectativa de vitória, é melhor nem competir. Sempre tive essa mentalidade. Mesmo agora, em meio a um tratamento e com cerca de 60% da minha capacidade física, sigo acreditando”, afirma o atleta.
Rajzman busca retornar ao circuito mundial para voltar a representar o Brasil. “Não é apenas pela minha carreira, mas também como exemplo para pessoas que, muitas vezes, se entregam diante dos problemas. Tenho cada vez mais convicção de que meu potencial ainda é muito grande para me tornar campeão mundial mais uma vez, depois de todo esse processo de cura do câncer.”
Para isso, o tricampeão mantém uma rotina rigorosa de treinos diários, alimentação equilibrada, descanso adequado e uso de equipamentos de alta performance. “No mar, me sinto conectado com Deus”, resume.
Esta será a primeira vez de Rajzman nas Filipinas, que será o 34º país que ele conhece por meio do surfe. Ele chega a San Juan neste domingo, 18, para se ambientar à região conhecer as condições do mar.
“É difícil imaginar uma profissão que pudesse me proporcionar tanta bagagem cultural e tantas oportunidades de conhecer o mundo. Tudo isso foi fundamental para eu me tornar a pessoa que sou hoje, e serei sempre grato ao surfe”, destaca.

Rajzman em treino no Havaí com as novas pranchas
Crédito: @simplyserene546
Pranchas de competição
Para o evento, Phil Rajzman leva quatro pranchas produzidas no Brasil:
- Três modelos Purple Monkey, com pequenas variações entre si
- Uma Blue Monkey, prancha clássica indicada para ondas muito pequenas
“A Purple Monkey maior é um pouco mais larga, oferecendo mais flutuação para condições intermediárias. As outras duas são ideais para ondas medianas, padrão nas Filipinas. É uma prancha extremamente versátil, com 50% de estilo clássico e 50% progressivo. Consigo fazer desde hang ten até manobras aéreas com o mesmo equipamento”, explica. “É um modelo que venho desenvolvendo intensamente nos últimos anos e com o qual conquistei o título do Saquarema Surf Festival.”, finaliza.
Sobre Phil Rajzman – Carioca, 43 anos, tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman foi campeão mundial pela World Surf League em 2007 e 2016 e pela Oxbow Pro em 2004. O surfe está em seu DNA: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Além de atleta, Phil é empresário, desenvolve suas próprias pranchas, já apresentou programa de TV, participou dos filmes Surf Adventures 1 – O Filme e Surf Adventures 2 – A Busca Continua, lidera projetos sociais e é padrinho do Surf no Alemão, no Rio de Janeiro. Desde muito jovem foi apontado como uma das maiores promessas do surfe nacional. Aos 14 anos, subiu ao pódio em uma competição de longboard em Saquarema; aos 15, levado por Rico de Souza, disputou seu primeiro evento internacional no Havaí, impressionando nas ondas grandes. Ao longo da carreira, acumulou títulos como bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro. Em 2007, tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, no longboard.
Phil Rajzman é patrocinado pela @philrajzmansurfboards e @philrajzman_surf_experiences, com apoio da @powerlightsurfboards.
Mais informações:
- Instagram e Facebook: @philrajzman
- Canal no YouTube: Phil Good
- Site oficial: Clique Aqui



