Um congresso carioca, com abrangência nacional. Essa é a melhor definição para o 1º Congresso Carioca, realizado de 14 a 19 de junho, no Surfe Clube Longboard Paradise, Praia da Macumba, Rio de Janeiro.
A missão de congregar pessoas que compunham de um interesse em comum, uma das premissas de um congresso, foi aplicada durante os seis dias de congresso que contou com diversos temas entre eles: ecologia, bodyboarding, surfe feminino, palestras com renomados profissionais de diversas áreas, surfe competição, tow-in, entre outros assuntos.
O fato de ser um congresso carioca, não tirou abrangência em debates e debateres com abrangência nacional. A começar por Alemão de Maresias, mediador dos painéis “Big Surf” e “Tow In”. Radicado há sete anos no Rio de Janeiro, o big rider, atualmente considerado como o melhor piloto de jet-ski em condições extremas do mundo, Alemão soube conduzir os debates na direção de importantes temas como parceria, liderança, segurança, entre outros assuntos.
“Estou muito feliz em ter participado do congresso. Eu não me considero uma apresentador, e esse foi um teste bem legal. Me senti bem à vontade com os temas e pra mim foi um prazer conversar com amigos e com pessoas que se interessam pelo surfe em ondas grandes e pelo tow-in”, comemorou Alemão.
O painel competidores contou com Alexandre Almeida o “Dadazinho”, Gabriel Pastori, Samuel Igo e Cauã Costa. Os atletas falaram sobre seu início no esporte e mais uma vez a diversidade mostrou-se presente. Com origem nordestina, Samuca e Cauã falaram de suas carreiras e dificuldades de quem migra para um grande centro em busca de um sonho.
Dadazinho lembrou da época em que morava na Cidade de Deus, comunidade na Zona Oeste carioca, já Cauã, que sagrou-se campeão sul-americano Pro Junior em 2022, contou como sua família veio para a cidade do Rio e montou sua base. Para Alexandre Almeida, essa foi uma oportunidade de reencontrar amigos, e claro, de contar boas histórias.
“Queria agradecer a todos que tiveram essa ideia. Temos grandes nomes do nosso esporte no congresso e tem sido muito gratificante trocar informações, relembrar dos tempos das competições e discutir sobre temas atuais do surfe”, afirmou.
No painel Big Surf, liderado por Alemão de Maresias, parte da nata do esporte mundial esteve presente: Rodrigo Resende ( campeão mundial de tow in), Michaella Fregonese big rider com vários títulos, Eric de Souza (big rider e ex-surfista profissional), Stephan Figueiredo ( big rider e ex-surfista profissional), Gabriel Sodré ( vencedor do Rei de Zicatela, em Puerto Escondido).
“Acho que no big surfe é tudo igual e acho que eu poderia participar entre os homens. Eu tenho visto algumas meninas pilotando, e eu mesmo estou começando. É muito gratificante viver isso tudo mas ainda estamos bem no início”, disse Michaella.
Os idealizadores do evento já confirmaram o evento para 2023 e de acordo com Luiz Azevedo, a ideia é ter mais abrangência:
“Ano que vem vamos fazer de tudo para melhorarmos em todos os aspectos. Esse evento foi um sucesso pois realmente fez o que se propôs, promoveu o debate em torno de assuntos pertinentes ao nosso esporte”, disse.
1ºCongresso Carioca de Surf
1º CONGRESSO CARIOCA DE SURFE
Onde: Longboard Paradise – Praia da Macumba, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.
Quando: 14 a 19 de junho.
Apresentação: Guaraviton e Longboard Paradise
Apoio: Teccel, Insane, Noix Natural, Chamaleon, Wetworks, Sobrasa, Sensei cogumelos, Martins Ferreira, South, Cia Duarte, Ricosurf.com.br
Apoio de Mídia: www.ricosurf.com.br
Assessoria de imprensa: Agir Comunicação
Mais informações Instagram: @congressocariocadesurfe
Realização: CADES / GF Promoções.