O waterman brasileiro, Kalani Lattanzi venceu a sexta edição do “Anual Bodysurfing”, competição de surfe de peito, realizado em La Punta, canto esquerdo da Praia de Puerto Escondido, México. O evento foi disputado de 26 a 28 de agosto e Kalani venceu nas duas categorias: body surf e hand surf. De acordo com Kalani ,oO mar estava com ondas em torno de 5 a 6 pés, perfeitos.
“O mar estava em torno de cinco a seis pés, em La Punta. Foi até interessante porque uma atleta não sabia que havia prioridade e a galera ficou amarradona. Foi bem legal, ganhei uma graninha 700 dólares que vão me ajudar a ficar mais tranquilo aqui no México. Feliz da vida e a próxima missão é o campeonato de surfe, ‘Rei de Zicatela’, esporte que eu não sou tão fera, mas vou tentar fazer uma boa participação”, disse.
O evento contou com atletas de vários países, entre eles: Estados Unidos, México, Argentina, El Salvador, Brasil e Uruguai. Essa é a terceira vez que Kalani venceu o evento, as outras foram em 2017 e 2019.
“Esse título representa um título importantíssimo, conquistado em uma onda conhecida mundialmente. Tivemos treze atletas muito bons”, diz.
Sobre os critérios de avaliação, Lattanzi explica que são avaliados o percurso, a fluidez e as manobras e o tamanho da onda. Sobre suas referências no esporte, ele crava o nome do havaiano Mike Stewart como sua principal inspiração.
“Aprendi com o Mike Stewart, ele surfa de bodyboard, pega de peito, e surfa ondas de todos os tipos”. Questionado sobre sua tática, diz ele:
“Cara, minha tática era ir na onda perfeita, e manobrar. Toda onda que eu pegava, tentava fazer uma manobra boa pelo menos. Em algumas eu tentava pegar um tubo também”, afirma.
Quanto as diferenças entre surfar com e sem a pranchinha de hand plane, Kalani conta que handplane ajuda bastante no que diz respeito a velocidade.
“Com a pranchinha você consegue mais flutuação e mais velocidade. Você tira o atrito da água consegue pegar mais velocidade”, explica já planejando a próxima competição:
“O meu próximo desafio aqui no México será competir no Rei de Zicatela, que o Gabriel Sodré é o atual campeão. Depois vai rolar um bodysurf em Maverick´s”, conclui. Vamos aguardar!