Na quarta-feira, 16 de novembro, o ‘Pioneiros Surfe Clube’, instiuição criada para promover confraternizações, eventos esportivos e culturais, ações ecológicas e sociais, homenageou o surfista carioca Marquinho Silva.
O Pioneiros Surfe Clube foi fundada por um grupo de amigos e surfistas de alma, dentre eles o saudoso Adelino “Lilico” Gonçalves, carioca que chegou em Santos na década de 60. Lilico fincou suas raízes no Quebra Mar, e logo em seguida, no ano de 1968, lançou as pranchas ORCA junto com seu amigo Edinho.
Em 1972 o Adelino batizou seu primo carioca Marquinho Silva, surfista profissional dos anos 90 e CEO da agência Indo Dreams, especializada em pacotes para Indonésia. Marquinho costumava passar férias em Santos e teve Adelino como referência nos esportes radicais e como cidadão do bem.
Carioca nascido em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Marquinho foi convidado pelo presidente dos Pioneiros, Ronaldo Gui, para junto com a família colocar o nome do Adelino Gonçalves no hall dos homenageados dos Pioneiros, em frente à estátua do Osmar Gonçalves e ser presenteado e homenageado pelo presidente com uma famosa bermuda, que foi batizada pelo lendário Greg “Da Bull” Noll.