O Ricosurf conversou com a jovem promessa do surfe brasileiro, Aysha Ratto. Aos 15 anos de idade, Ratto é local de Geribá, Búzios, a atleta garantiu recentemente sua vaga para representar o Brasil no Isa Games 2023 na categoria Sub-16. Aysha surfa desde os 4 anos de idade e atualmente mantém uma forte rotina de treinamentos. Entre seus títulos mais importantes, campeã estadual do Rio de Janeiro, invicta, nas categorias Sub14,sub16 e Sub18. Confira uma entrevista com a surfista buziana que vem conquistando seu lugar no cenário nacional.
Gerson Filho – Como você começou a surfar?
Aysha Ratto – Tempo de surfe: Desde muito nova tenho contato com o mar, por conta do trabalho dos meus pais, cresci na praia de Geribá e me encantei pela prancha aos 3 para 4 anos.
Gerson Filho -Você conta com algum patrocínio?
Aysha Ratto -Atualmente conto com o Hotel La Borie que vem me ajudando muito e custeando as minhas idas aos campeonatos, uma força é uma motivação incrível, inclusive muito obrigada La Borie e toda equipe! Mas ainda me encontro sem patrocínio de bico. Hoje tenho os principais que são o Udo, Geribá Surf Shop que me acompanha desde o início, Julian Menutti que é meu preparador físico, minha nutricionista Cynthia Howlett a OFS e EGLASS.
Gerson Filho – Quais as expectativas para o ISA Games?
Aysha Ratto – Primeiramente estou realizando um sonho de qualquer atleta amador, queria dizer que também não foi fácil, mas com foco consegui minha vaga, estou com as melhores expectativas possíveis, de representar meu país muito bem, mostrar meu surfe e com toda certeza garantir o título para o Brasil.
Gerson Filho – Qual seu principal objetivo como surfista?
Aysha Ratto – Sem dúvidas representar o Brasil no WSL e conquistar o tão sonhado título mundial feminino, poder viajar o mundo em busca das ondas perfeitas, conhecer pessoas e culturas que acrescentem na minha trajetória do surfe.
Gerson Filho Como funciona sua rotina de treinamentos?
Aysha Ratto – É uma rotina bem pesada que além de eu gostar muito, me apaixonei por ela. Pela manhã eu faço um treino antes do colégio quando o horário é mais flexível. Passo a manhã no colégio. Assim que chego em casa, almoço e vou para a preparação física. À tarde faço outro surf treino.
Gerson Filho – Qual o ponto forte e o que precisa ser trabalhado em seu surfe?
Aysha Ratto – Sem dúvidas meu backside, amo surfar de backside, sinto o meu surf bem fluido e solto. Preciso trabalhar minha força, quero ficar muito forte, Rs.Para isso venho trabalhando muito duro com meu preparador físico Julian e meu treinador Raphael.
Gerson Filho – Você acompanha o Circuito Mundial? Quais surfistas você apontaria como campeões mundiais ( masculino e feminino) em 2023?
Aysha Ratto – Sim, acompanho todas as etapas e minha aposta para os campeões são da Carissa Moore e acredito que o Filipe Toledo conquistará outro também.
Gerson Filho – Quais são os picos em que você treina com mais regularidade?
Aysha Ratto Aqui em Búzios, em Geribá onde é meu quintal e quando vou ao Rio, amo treinar na Barra e no Recreio, são meus lugares preferidos para treinar.
Gerson Filho – Quem são os surfistas que lhe inspiram?
Aysha Ratto – Sem dúvidas a Carissa Moore, tenho ela como inspiração desde nova, acho o surfe dela fluido, com uma linha muito boa e muita força.
Gerson Filho – Qual é a sua manobra preferida?
Aysha Ratto – Minha manobra preferida é o Snap, mas estou arriscando uns aéreos de backside e sem dúvidas quando estiver no pé será minha preferida. Quero muito acertar um aéreo em uma bateria, está bem próximo. Hahaha
– Perfil:
– Nome: Aysha Quintanilha Ratto
– Idade: 15 anos
– Quiver: A queridinha e a minha 5’4 de rabeta squash.Tenho mais uma 5’3 rabeta swallow (maroleira) É uma 5’5 de rabeta round. Udo Bastos sempre acerta nos foguetes!
– Principais títulos:
2020/2021 campeã estadual invicta nas categorias Sub14/Sub16/Sub18
2022
3º lugar na 2º etapa do cbsurf pro em Saquarema
5º lugar 3º etapa do CBSsurf Pro Matinhos-PR
2º lugar sub16 1º etapa Brasileiro Amador Espírito Santo
3º lugar sub18 3º etapa do Brasileiro Amador Rio Grande do Sul
4º lugar sub16 3º etapa Brasileiro Amador Rio Grande do Sul