A jovem surfista do Recreio dos Bandeirantes, Lanay Thompson, 12 anos, cumpriu a primeira etapa do seu planejamento como competidora ao conquistar o título estadual do Rio de Janeiro. Seu foco foi recompensado duplamente: ela foi campeã da sua categoria, a Sub12, e de uma acima, a Sub14 – ambas por antecipação.
Os resultados foram confirmados no início do mês de outubro durante a quarta etapa do Circuito Estadual de Surfe Júnior do Rio de Janeiro 2022, realizada no Arpoador – circuito no qual venceu três, das quatro etapas disputadas. Oficialmente campeã estadual Sub12 e Sub14, ela mostra sua evolução como atleta e já planeja seus próximos passos.
“No passado bati na trave e usamos isso como aprendizado já esse ano com um pouco mais amadurecida. Me dediquei muito e abri mão de muitas coisas, mas valeu a pena! Consegui por antecipação ser campeã estadual sub 12 e 14”, comemora.
Sobre a tática utilizada para vencer as duas categorias ela explica que estava bastante cansada mentalmente, por conta das várias competições em que tem participado, e que nesse momento a experiência de seus pais fez a diferença:
“Meus pais passaram por isso várias vezes em suas vidas como competidores. Eles me ensinam muito e usei a parte psicológica e estratégias para poder administrar e vencer as duas categorias”, afirma ela que tem como próximo objetivo a última etapa do estadual fluminense que rola em novembro, na Barra da Tijuca.
Os resultados não param por aí. A pequena também venceu a última etapa do Brasileiro Amador ( principal competição amadora do Brasil) realizada em Xangri-lá, Rio Grande do Sul. Sua equipe é composta por seu pai, Dionísio Santos e Mainá Thompson ( tricampeã brasileira de longboard profissional).
“Estou muito feliz pois esse resultado é fruto de muito esforço de toda nossa família. Meu pai é meu técnico e minha mãe me ajuda com tudo. Conseguimos a nossa primeira meta e agora vamos seguir trabalhando para conquistar outros títulos”, diz ela com maturidade.
Agora a “Equipe Thomson” segue com seu planejamento que inclui uma surf trip ainda este ano para um local que ainda será escolhido. Entre os objetivos da trip, aprimorar detalhes em seu surfe e táticas de competição:
“Quero muito fazer uma surf trip. Meu pai sempre me filma e será muito importante na minha evolução pois em ondas boas conseguimos aprimorar vários detalhes”, diz ela sempre determinada.