O carioca Phil Rajzman, bicampeão mundial de longboard, venceu a etapa do Coalition of Surfing Clubs, realizada no Pier de Oceanside, na Califórnia (EUA). O tradicional evento reuniu grandes nomes da modalidade, inclusive atletas da elite mundial do Havaí, Japão e de toda Costa da Califórnia (EUA), e é dividido por idade, para homens e mulheres, e famílias inteiras participam da disputa.
Foram três dias de evento com a participação de atletas profissionais e amadores disputando o Circuito Californiano de Clubes. Rajzman compete pelo Windansea Surf Club, do qual é membro desde 2016, e conquistou a vitória na categoria 30 a 39 anos – Senior Men.
“Sempre é um prazer e diversão garantida participar deste circuito californiano. Eu já havia vencido em 2018 e vão acontecer mais etapas, então, tentarei o bicampeonato. É um evento com total característica do surfe clássico, tanto que é tradicionalmente focado no longboard e é uma excelente referência para o esporte”, explica Rajzman, que deixou Búzios, na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, há quase dois meses, para morar na Califórnia devido as duas etapas finais do WSL Longboard Tour.
Foco no Mundial – Atleta da elite mundial há 25 temporadas, Rajzman tem uma trajetória de títulos conquistados e levou o Brasil ao lugar mais alto do pódio em várias competições. Além dos dois títulos mundiais pela World Surf League, foi duas vezes campeão pan-americano de longboard, entre outras conquistas. “Ao longo desses anos sempre fui muito dedicado e focado. Não é apenas preparação física e técnica, tem também a preparação psicológica para superar a pressão das competições”, afirma.
No início do mês, Rajzman disputou a 2ª etapa do WSL Longboard Tour, em Huntington Beach (Califórnia). Fez boas manobras e mostrou o seu surfe mas, na terceira bateria, por duas vezes, por causa de apenas 1 décimo que precisava na pontuação, não pode avançar de fase. Agora, se prepara para a etapa final, em Malibu, entre os dias 3 e 13 de outubro. “Sigo focado para a última etapa do Mundial, que definirá os Top 8 para a temporada 2023 e valerá o dobro pontos. Acredito no meu potencial e não vou me abalar com os dois resultados das duas primeiras etapas”, ressalta o bicampeão mundial. “Amo competir. É o que me traz alegria. Acredito que tenho muito, ainda, a agregar ao surfe mundial, além do que é um aprendizado eterno, inclusive para desenvolver novos equipamentos”, finaliza Rajzman, que além de atleta, também é shaper e produz suas próprias pranchas. Ele patrocina ainda a nova geração e também é coach.
Resultado Coalition of Surf Clubs – Etapa Oceanside/ Califórnia (14/8)
Categoria Senior Men – 30 a 39
1º Phil Rajzman – WSC
2º Jerry Swearingen – OLSC
3º Steve Newton – OLSC
4º Martin Cabada – LBSC
5º Mark Schneider – WSC
6º Ae Aseltine – HBLC