Notícias

>

Pena Paracuru Surf Festival 2024 Altas ondas, show de surf e recorde de notas excelentes na abertura dos circuitos CBSurf Longboard e CBSurf SUP Surf

Entre os dias 14 e 17 de março a Praia do Ronco do Mar, localizada no município de Paracuru-CE, serviu de palco para um dos maiores shows de surf já visto na história da Confederação Brasileira de Surf durante o CBSurf Longboard e CBSurf SUP Surf 2024.

Escrito por

George Noronha

|

Publicado em:

18/03/2024

|

Atualizado em:

18/03/2024

-

15:05

|

10 min de leitura

10 min de leitura

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

CBSurf Longboard 2024

 Na categoria Profissional Masculino o grande campeão foi o paulista Jefson Silva. O principal confronto da categoria foi um duelo entre a experiência do paulista e a ousadia da novíssima geração do longboard brasileiro, representada pelo surfista local de Jericoacoara-CE, João Pedro. Apesar da boa atuação do cearense durante todo o evento, a experiência falou mais alto e Jefson acabou por conquistar o título da etapa e a liderança do circuito.

“Esse evento foi muito especial pra mim. Acho que foi o melhor evento que já participei no Brasil. Altas ondas todos os dias, mar perfeito, ondas extensas, tudo o que a gente ama… Na primeira bateria eu consegui a classificação nos últimos segundos. Mas, no decorrer do evento fui crescendo e conseguindo mostrar meu surf… Estou muito feliz com esse resultado e agora o foco é a preparação para os próximos eventos. Espero que essa etapa continue aqui no Paracuru e nessa mesma época enquanto eu estiver competindo”, declarou Jefson.

Apesar do resultado, inclusive com uma onda de 8,0 pontos na sua última apresentação, o cearense João Pedro comemorou bastante o resultado e segue firme como o vice-líder do circuito. Dividindo a terceira colocação tivemos o cearense Robson Silva, que também surfou muito durante todo o evento fazendo apresentações dignas dos melhores longboarders do mundo, e o atual Campeão Brasileiro Rodrigo Sphaier-RJ.

Jefson Silva e João Pedro – PENA PARACURU SURF FESTIVAL 2024 – Longboard & SUP Surf – FOTO LIMA JR

 Entre as mulheres o grande destaque ficou por conta da excelente atuação de Atalanta Batista-PE, que chegou no Paracuru para defender o título da etapa e do circuito e volta para Pernambuco com o troféu de campeã e a liderança do circuito. Na segunda colocação ficou a paulista Kate Brandi, que fez boas apresentações durante todo o evento, mas não conseguiu repetir suas melhores atuações na grande final e acabou terminando na segunda colocação. Na terceira colocação ficaram a cearense de Jericoacoara, Jamile Araújo e, a paulista Monique Pontes. Com o resultado, Atalanta comemora mais um título, a liderança do circuito, e o recorde pessoal de ter vencido os últimos quatro eventos aos quais disputou:

“Eu estou muito feliz com mais esse resultado, que é fruto de muita dedicação e abdicação. Gostaria de agradecer a todos que acreditam no meu trabalho e de alguma forma me apoiam, desde meus patrocinadores, meu filho Daniel que está aqui comigo, minha família e todos que torcem e vibram com minhas vitórias”, afirmou a atleta.

Perguntada sobre o segredo de tanta consistência, Atalanta respondeu:

“Os seus resultados são frutos de suas escolhas. Eu me dedico muito aos treinos e ao trabalho como professora de surf e faço tudo para estar sempre na minha melhor forma. Minha alimentação é regrada e até minha vida fora d’água é sempre direcionada ao meu foco como atleta. Acredito que equilíbrio é tudo e se você quer mesmo alguma coisa, tem de se esforçar muito para conquistar”, revelou a campeã.

Jefson Silva e Atalanta Batista PENA PARACURU SURF FESTIVAL 2024 – Longboard & SUP Surf – FOTO LIMA JR

NOVA GERAÇÃO: LONGBOARD NACIONAL EM FRANCO CRESCIMENTO

Mas, não foram apenas os profissionais que deram show de performance na etapa de abertura do CBSurf Longboard 2024, o circuito brasileiro da modalidade. Desde as semifinais da categoria Sub 18 Masculino já dava pra ver o nível de comprometimento, talento e técnica da novíssima geração do longboard brasileiro. E dizer novíssima não é exagero e nem tampouco força de expressão. A começar por Raone Caleb, que com apenas 10 anos de idade encarou atletas com quase o dobro de sua idade em uma Final eletrizante em que ele chegou a liderar, para conquistar uma honrosa quarta colocação na bateria mais importante da categoria. Raone é um exemplo claro do que podemos esperar para o longboard brasileiro e mundial nos próximos anos. Na terceira colocação tivemos mais um talento da novíssima geração, o atleta local do Iguape, Eduardo “Dudu” Caponera, mais uma jovem promessa que não se intimidou com a presença de grandes nomes da modalidade e finalizou a competição na terceira colocação, dando mais uma amostra de que em muito breve teremos atletas de nível internacional capazes de enfrentar de igual pra igual qualquer nome do circuito mundial. E a disputa pelo lugar mais alto do pódio foi um duelo entre dois amigos que já se enfrentaram, inclusive no mesmo palco das ondas do Ronco do Mar, com o pernambucano Daniel Batista levando a melhor, superando o cearense Robson Silva, que terminou na segunda colocação. Filho de Atalanta Batista, o atleta tem DNA de campeão e mostrou muita confiança e técnica para superar o cearense que o havia vencido no ano passado:

“Estou muito feliz em ter ganho essa etapa. Foi muito desafiador, principalmente por enfrentar o Robinho, que perdi pra ele no ano passado. A bateria (Final) foi bem difícil! Tiveram momentos em que não vinha a série e tive de ficar mais embaixo… mas, no final a série veio e deu tudo certo… Quero agradecer a Deus, meus apoiadores e patrocinadores e a minha mãe, porque só a gente sabe a nossa luta pra estarmos aqui”, declarou o campeão.

Entre as mulheres a grande campeã da categoria Sub 18 foi Jamille Araújo. Exibindo uma técnica apurada, pautada na elegância e no estilo, a local de Jericoacoara superou as adversárias para conquistar o lugar mais alto do pódio. Com o resultado Jamile larga na frente do certame nacional. Na segunda colocação ficou a potiguar Angelina Robles-RN, com Katellyn Oliveira-SP e Sol Tostes-CE completando o pódio na terceira e quarta colocações, respectivamente.

Daniel Batista – PENA PARACURU SURF FESTIVAL 2024 – Longboard & SUP Surf – FOTO LIMA JR.

VETERANOS DÃO SHOW

E se a novíssima geração deu show, os veteranos não ficaram para trás mostrando que ainda têm muita lenha para queimar. Na Master Masculino 35+ o grande destaque ficou por conta da excelente atuação do surfista local de Ubatuba, Fábio Alves. O campeão fez um ótimo evento cravando notas no critério de excelente em todos os dias em que competiu, mostrando que se mantém em grande forma. Em segundo ficou o saquaremense Jeferson Silva-RJ, que nesse ano está competindo apenas nessa categoria. Em terceiro ficou Rodrigo Araújo e em quarto, Jonas Lima-SP.

Na Grand Kahuna Masculino 50+ tivemos mais um show de performance com os atletas dando uma verdadeira aula de fair play, se revesando no pico ao melhor estilo ‘que vença o melhor’. E o grande campeão foi Marcos Silva-SP, que estreou na categoria com uma vitória contundente:

“Essa Final foi uma das melhores experiências que já tive em um campeonato. Nessa categoria a gente quer aproveitar, se divertir, estar com os amigos… a gente não sabe do dia de amanhã… lá no outside a gente ficava se comunicando, cada um pegando sua onda, sem marcação excessiva, enfim, foi muito legal”, declarou o campeão.

Na segunda colocação ficou Johnson Jaques-PB, que no último minuto tirou o troféu de vice-campeão das mãos do paulista Daniks Fisher, que acabou na terceira colocação. Em quarto ficou o cearense local da Barra do Ceará, Paulo Pacheco.

Fabio Alves PENA PARACURU SURF FESTIVAL 2024 – Longboard & SUP Surf – FOTO LIMA JR

CBSurf SUP Surf

Entre os competidores do SUP Surf o grande campeão da categoria Masculino Profissional foi Wellington Reis-SP, que precisou de muita determinação para superar o também paulista tetracampeão mundial da modalidade, Luiz Diniz, que logo no início da Final cravou um 9,33 pontos, colocando muita pressão em Wellington. Contudo, aos poucos Wellington foi diminuindo a vantagem de Diniz conseguindo uma virada espetacular somando duas ondas na casa dos oito pontos. Apesar do high score, Diniz não conseguiu uma segunda nota e mesmo com a maior nota da bateria terminou na segunda colocação.

“Eu estou felizão!!! Esse evento vai ficar na minha memória pra sempre. Mar liso e perfeito todos os dias, fundo de coral, ondas longas e alinhadas… esse lugar aqui é maravilhoso. Quero voltar sempre… Desde o começo (do evento) eu estava em uma vibe muito boa. Estava muito tranquilo e é isso! Agradeço a todos que me apoiaram e torceram por mim!”, falou Wellington Reis após a conquista do título.

Na segunda colocação ficou Luiz Diniz-SP, com Marco Kertichka-SC e Bruno Medeiros-ES dividindo a terceira colocação.

Entre as mulheres, a grande campeã da Categoria SUP Surf Profissional foi a também paulista Aline Adisaka, que dominou a final do início ao fim contra sua amiga e conterrânea Gabi Stamfater, para comemorar mais um título para sua extensa coleção. Ela que é tetracampeã brasileira de SUP esteve muito ativa durante toda a bateria final e não deu chances para que Gabi, que também surfou muito durante todo o evento, tivesse chance de ameaçar o seu resultado. As cearenses Kilvia Cardoso e Carol Barcellos terminaram empatadas na terceira colocação.

Com a vitória, Aline inicia mais um ano com o pé direito, pavimentando o caminho para a conquista do pentacampeonato nacional:

“Quero agradecer ao meu time, às minhas amigas Carol Barcellos, Maga, Sil (Silvana Lima), aos meu patrocinadores e a todos que me apoiam… A vida de um atleta é cheia de altos e baixos. Às vezes a onda vem, mas outras vezes não… E dessa vez deu tudo certo, graças a Deus… E poder pegar essa onda aqui, de SUP, com quase ninguém é um sonho e um privilégio… Não posso deixar de agradecer também à CBSurf por nos proporcionar tudo isso, pois essa é a maior estrutura de um circuito nacional em todo mundo e poder fazer parte disso é como eu já disse, um verdadeiro sonho”, afirmou a campeã.

Entre os Masters da SUP Surf 35+ Masculino o grande campeão foi Adriano Trinca Ferro-SC, com Júnior Manteiga-PB em segundo, Michel Jonas-SP em terceiro e Rodrigo Ramos-SP completando o pódio na quarta colocação.

Wellington Reis e Aline Adisaka PENA PARACURU SURF FESTIVAL 2024 – Longboard & SUP Surf – FOTO LIMA JR

O LUGAR CERTO NO MOMENTO EXATO

Para Amélio Júnior, Presidente da Federação do Surf do Estado do Ceará, o evento confirmou o que ele já esperava, que seria com altas ondas, como explicou em entrevista:

“No fim do ano passado eu cheguei para o Geraldo Cavalcante (Diretor de Relações Institucionais da CBSurf) e lancei a proposta para ao invés de fecharmos o circuito no Ceará, que fizéssemos a abertura, pois, seria bem na melhor época da temporada de ondas e ele comprou nossa ideia fazendo um grande esforço para viabilizar essa mudança. E está aí o resultado: um evento como poucas vezes já se viu, com excelentes ondas, proporcionando que os atletas pudessem mostrar todo o talento e a técnica do surfista brasileiro, e o público testemunhasse um show de surf do mais alto nível… Agora, vamos para a continuidade do Pena Paracuru Surf Festival com a abertura do Circuito Taça Brasil, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Nacional, com a certeza de mais um show de surf nas ondas da Praia do Ronco do Mar”, afirmou o dirigente.

TAÇA BRASIL: DISPUTAS COMEÇAM NESTA SEGUNDA-FEIRA (18)

Agora, todos os holofotes se voltam para a etapa de abertura do Circuito Taça Brasil, a Divisão de Acesso à Elite do Surf Brasileiro que rola entre os dias 18 e 24 de março e ao final do certame irá promover ao Dream Tour os 16 melhores surfistas da categoria masculino, e as 8 melhores da categoria feminino. Nada menos que 339 atletas estão inscritos nessa etapa que inaugura um novo formato para a competição, com o status 10.000, sendo 192 homens e 47 mulheres. A premiação será de R$ 200.000 (duzentos mil reais) divididos entre homens e mulheres de acordo com o Livro de Regras.

Adriano Trinca Ferro PENA PARACURU SURF FESTIVAL 2024 – Longboard & SUP Surf – FOTO LIMA JR

MAIORES INFORMAÇÕES:

Amélio Jr.: 85 99986.8538

Contato do Tour Manager: alextourmanager@cbsurf.org.br

cbsurf.org.br

DICAS DE HOSPEDAGEM

Casa na Lagoa (85 987930725);

Vento Brasil (85 999813797);

Rei do Escargot (85 988903303);

Pousada Aliktor (85 989250167);

Sol e Lua: (85 996203155).

RESULTADOS

LONGBOARD MASCULINO PRO

1o Jefson Silva-SP

2o João Pedro-CE

3o Robson Silva-CE

3o Rodrigo Sphaier-RJ

LONGBOARD FEMININO PRO

1a Atalanta Batista-PE

2a Kate Brandi-SP

3a Jamile Araújo-CE

3a Monique Pontes-SP

LONGBOARD MASCULINO SUB 18

1o Daniel Batista-PE

2o Robson Silva-CE

3o Eduardo Caponera-CE

4o Raone Caleb

LONGBOARD FEMININO SUB 18

1a Jamille Araújo-CE

2a Angelina Robles-RN

3a Katellyn Oliveira-SP

4a Sol Tostes-CE

LONGBOARD MASTER MASCULINO 35+

1o Fábio Alves-Al

2o Jeferson Silva-RJ

3o Rodrigo Araújo-RN

4o Jonas Lima-SP

LONGBOARD GRAND KAHUNA MASCULINO 50+

1o Marcos Silva-SP

2o Johnson Jacques-PB

3o Daniks Fisher-SP

4o Paulo Pacheco-CE

SUP SURF MASCULINO PRO

1o Wellington Reis-SP

2o Luiz Diniz-SP

3o Marco Kertichka-SC

3o Bruno Medeiros-ES

SUP SURF FEMININO PRO

1a Aline Adisaka-SP

2a Gabi Sztamfater-SP

3a Kilvia Cardoso-CE

3a Carol Barcellos-CE

SUP SURF MASTER MASCULINO 35+

1o Adriano Trinca Ferro-SC

2o Júnior Manteiga-PB

3o Michel Jonas-SP

4o Rodrigo Ramos-SP

Por George Noronha

JP-Mtb.: 2808-CE

O Pena Paracuru Surf Festival 2024 é uma realização da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf em conjunto com a Federação de Surf do Estado do Ceará. Conta com os Patrocínios de Pena, Prefeitura de Paracuru e Governo do Estado do Ceará através da Sesporte. Apoio: Casa na Lagoa, Vento Brasil, Rei do Escargot, AlikTor, Mahalo Poke, Mix Beach, Collection Surfboards, D’Cofibras, Conecty Fibra!, Surfland Brasil, Fu-Wax, RD Multimarcas, Kionda, IBESF, Revista Beach Show e Cearasurf.

Sobre a CBSurf   

Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.

A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico emtodoomundo.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp




Deixar um comentário

Você vai se interessar também

Iniciativa "Nets for Change" vai remover redes abandonadas no oceano e as reutilizar para compor cestas de basquete em quadras comunitárias de São Paulo

Edgard Groggia perde a bateria contra o wildcard Rickson Falcão após interferência e fica de fora da briga pelo título e Taina Hinckel elimina Silvana Lima da disputa e Laura Raupp segue viva na competição depois de vencer a wildcard Maria Eduarda.

Por volta de 1880, em plena Conquista do Oeste, Mariah Gibbon montou em carroças e atravessou pela Oregon Trail até a cidade

Matheus Santos e Luana Soares se destacam no Longboard Ubatuba Festival e lideram o ranking paulista após vencerem na Praia do Sapê

Atual campeão mundial de duplas, surfista está a caminho de Portugal e inicia preparação para o Nazaré Big Wave Challenge

A atleta Itajaiense conquistou o primeiro lugar na categoria sub-16

Evento contou com atividades práticas e aulas com temáticas socioambientais para comunidades do local

Em seu retorno às competições, após um tratamento contra o câncer, o tricampeão mundial de longboard disputou com muita garra e venceu três baterias nesta terça-feira, em Itacoatiara (RJ)

Encerramento do Circuito Brasileiro de Surfe acontecerá entre os dias 26 de novembro a 2 de dezembro

Congresso Carioca de Surf acontece entre 31/10 e 3/11 na Praia da Macumba, Rio de Janeiro. Evento promove debates, clínicas e cursos com melhor da cena do surfe

Cometa "2023 A3 Tsuchinshan-Atlas" cruzou o céu do Brasil um ano após foto icônica registrada pelo fotógrafo Marcelo Maragni; dupla repetiu feito com outro fenômeno celeste

136 atletas de todo o Brasil disputarão 200 mil reais em premiações e o acesso ao Dream Tour 2025 no CBSurf Francês Surf Festival 2024

Circuito Surf Kids Geração Futuro fecha sua segunda etapa com a premiação dos campeões.

021 Club volta às atividades totalmente reformulada e com equipamentos de ponta.

Julia Duarte e Nacho Gundesen receberam convites como wildcards e irão competir na etapa que classifica surfistas para elite do surfe mundial

O Paradise Surf Games 2024 trouxe uma série de atividades que uniram surfistas locais e frequentadores do Longboard Paradise, com um clima de cooperação e competitividade amigável

Últimas notícias

Iniciativa "Nets for Change" vai remover redes abandonadas no oceano e as reutilizar para compor cestas de basquete em quadras comunitárias de São Paulo

Edgard Groggia perde a bateria contra o wildcard Rickson Falcão após interferência e fica de fora da briga pelo título e Taina Hinckel elimina Silvana Lima da disputa e Laura Raupp segue viva na competição depois de vencer a wildcard Maria Eduarda.

Por volta de 1880, em plena Conquista do Oeste, Mariah Gibbon montou em carroças e

Matheus Santos e Luana Soares se destacam no Longboard Ubatuba Festival e lideram o ranking paulista após vencerem na Praia do Sapê

Atual campeão mundial de duplas, surfista está a caminho de Portugal e inicia preparação para o Nazaré Big Wave Challenge

A atleta Itajaiense conquistou o primeiro lugar na categoria sub-16

Evento contou com atividades práticas e aulas com temáticas socioambientais para comunidades do local

Em seu retorno às competições, após um tratamento contra o câncer, o tricampeão mundial de longboard disputou com muita garra e venceu três baterias nesta terça-feira, em Itacoatiara (RJ)

Encerramento do Circuito Brasileiro de Surfe acontecerá entre os dias 26 de novembro a 2 de dezembro

Congresso Carioca de Surf acontece entre 31/10 e 3/11 na Praia da Macumba, Rio de Janeiro. Evento promove debates, clínicas e cursos com melhor da cena do surfe

Cometa "2023 A3 Tsuchinshan-Atlas" cruzou o céu do Brasil um ano após foto icônica registrada pelo fotógrafo Marcelo Maragni; dupla repetiu feito com outro fenômeno celeste

136 atletas de todo o Brasil disputarão 200 mil reais em premiações e o acesso ao Dream Tour 2025 no CBSurf Francês Surf Festival 2024

Circuito Surf Kids Geração Futuro fecha sua segunda etapa com a premiação dos campeões.

021 Club volta às atividades totalmente reformulada e com equipamentos de ponta.

Julia Duarte e Nacho Gundesen receberam convites como wildcards e irão competir na etapa que classifica surfistas para elite do surfe mundial

O Paradise Surf Games 2024 trouxe uma série de atividades que uniram surfistas locais e frequentadores do Longboard Paradise, com um clima de cooperação e competitividade amigável

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Agende sua aula